Serão pelo menos 6 os casos conhecidos de cidadãos infetados pelo Covid-19 residentes na freguesia de Póvoa e Meadas, segundo conseguiu apurar o NCV junto de diversas fontes. Tratar-se-á naturalmente, acredita-se, de “casos importados” por parte de residentes na freguesia que trabalham na sede de concelho, onde grassa uma situação pandémica cada vez mais grave.
População em geral está recolhida em casa
A população reagiu positivamente e está na generalidade a cumprir escrupulosamente o dever cívico de confinamento. No comércio apenas o supermercado local, a mercearia de Maria João Carrilho e a padaria estão a funcionar garantindo os produtos básicos de alimentação à população; dos 3 cafés (Bairro Novo, Jardim e Oásis) apenas o último abre nalguns espaços horários mas exclusivamente para funcionar como agente dos jogos sociais da Misericórdia de Lisboa.
Preocupação com o Lar da Terceira Idade
Neste enquadramento, a Junta de Freguesia emitiu uma mensagem de “ponto da situação” onde fala em comunicado de “momento difícil” e diz está a “acompanhar permanentemente a situação, tal como é também nossa obrigação”. E apela “a que nos ajudemos enquanto comunidade, mostrando solidariedade junto de quem nesta altura delicada da vida, mais precisa”.
A grande preocupação generalizada entre a população refere-se ao Lar da Terceira Idade local onde residem muitos familiares e amigos seus e onde até agora felizmente não entrou o flagelo do Covid-19.
“O que mais importa (...) são as pessoas e a sua saúde!”
Para a Junta de Freguesia, “mais do que qualquer obra física, o que mais importa neste momento é a obra social, são as pessoas e a sua saúde!”. “Temos de estar todos preocupados” mas “vamos manter a tranquilidade possível”.
Por isso adianta novamente “uma palavra solidária de ânimo, conforto e esperança para todo(a)s aquele(a)s que se encontram em recuperação desta pandemia, desejando-lhes rápidas e francas melhoras, bem como para todo(a) aquele(a)s que se encontram em isolamento. Estamos convosco nesta luta e crentes que “Vai Ficar Tudo Bem!”.
Redobrar cuidados com responsabilidade
A terminar a sua comunicação de ontem, a Junta presidida por António Simão renova os seus apelos para que a população adote “comportamentos responsáveis”, redobrando “os cuidados” e “respeitando as medidas de prevenção da Covid-19, como o uso da máscara, a higienização das mãos, a etiqueta respiratória e o distanciamento físico”.
“Evite os ajuntamentos. Proteja-se. Cuide de si, cuide de todos!”, remata a Junta. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário