27 de fevereiro de 2021

CIMAA reuniu Conselho Estratégico e prepara para Março a Estratégia de Desenvolvimento Intermunicipal do Alto Alentejo 2030

A CIMAA reuniu na passada segunda-feira dia 22 de Fevereiro, o seu Conselho Estratégico, órgão consultivo da Comunidade Intermunicipal, abordando vários eixos fundamentais para o desenvolvimento do Alto Alentejo.
Estiveram presentes na reunião entidades “stakeholders” do território, de várias áreas, com as quais foram partilhadas informações e recolhidos contributos.
A CIMAA salientou que está empenhada no complexo processo de vacinação e no apoio às comunidades, mas que o indispensável combate à pandemia não lhe tira ambição de futuro, reafirmando junto destas entidades o seu compromisso com o investimento e desenvolvimento estratégico do Alto Alentejo.
Coordenação no combate à pandemia
No que concerne ao combate à pandemia, a CIMAA salientou a coordenação de respostas entre os 15 autarcas do Alto Alentejo e as autoridades de Saúde, Segurança Social e Proteção Civil, da qual é exemplo a criação e organização de estruturas municipais de suporte às próximas etapas do Plano Nacional de Vacinação para imunização à Covid-19.
Estratégia de Desenvolvimento Intermunicipal Alentejo 2030
Frisou-se que está neste momento em preparação a concretização da estratégia para o desenvolvimento do território, em discussão com os municípios e diversas entidades, prevendo-se para Março a apresentação da versão final da Estratégia de Desenvolvimento Intermunicipal para o Alto Alentejo 2030. Esta estratégia apontará como pilares de desenvolvimento a governação estratégica, a eficiência do território na ótica das “smart cities”, a educação, formação e qualificação, a atratividade de investimento e desenvolvimento competitivo das nossas atividades económicas, a sustentabilidade e valorização dos recursos endógenos, a qualificação do território e o seu repovoamento.
Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial
Informou-se ainda, no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT), que a sua taxa de execução é superior a 50 %. Aqui se inclui o Programa de Apoio à Produção Nacional e o Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego, responsáveis pela criação de dezenas de empregos em quase 40 empresas.
Concessão de transportes públicos ainda este ano
Nos transportes, enquanto Autoridade do Serviço Público de Transportes no território, a CIMAA informou que foi lançado o Concurso Público para a Concessão do Serviço Público de Transporte de Passageiros no Alto Alentejo. Espera-se que a nova concessão possa ser concretizada até final do presente ano civil.
Brigadas de Sapadores Florestais
Na proteção contra riscos de incêndio, foi partilhado a informação que, desde a sua criação, em 2018, as Brigadas de Sapadores Florestais da CIMAA já realizaram ações de silvicultura preventiva para gestão de combustível florestal em mais de 500 hectares, sobretudo ao nível da rede primária de defesa da floresta contra incêndios, intervencionando-se a esse respeito 300 hectares. Foram, também, adquiridos equipamentos para prevenção e combate aos incêndios e proteção das populações, num investimento total superior a 1 milhão e 200 mil euros.
“A CIMAA e os seus 15 Municípios continuam assim mobilizados, unidos e solidários no combate à pandemia, preparando o futuro nos vários eixos estratégicos e por isso fundamentais para o desenvolvimento do Alto Alentejo”, conclui uma nota de imprensa sobre a reunião. © NCV

Sem comentários: