26 de fevereiro de 2021

COMPETE 2020 abre candidaturas ao Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva

O Gabinete de Crise da Câmara Municipal de Castelo de Vide informou o empresariado local que a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), uma estrutura na Administração Central do Estado, vai abrir candidaturas (ver AQUI) através de um Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva (SI Inovação Produtiva). Para mais informações consulte AQUI a página do IAPMEI.
Nesta primeira fase, pretendem-se informar as empresas interessadas que podem fazer o registo do pedido de auxílio para projetos de investimento (de transformação industrial) com vista à apresentação de candidatura ao SI Inovação Produtiva. São elegíveis empresas (PME e grandes empresas) de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, não sendo apoiados projetos de investimento de mera expansão ou de modernização.
Promover a inovação empresarial
O SI Inovação Produtiva visa promover a inovação empresarial, nos seguintes domínios:
a) Produção de novos bens e serviços ou melhorias significativas da produção atual através da transferência e aplicação de conhecimento;
b) Adoção de novos ou significativamente melhorados processos ou métodos de fabrico, de logística e distribuição, bem como métodos organizacionais (para Não PME só serão apoiadas as áreas de processos ou métodos de fabrico).
Quatro tipologias
Consideram-se enquadráveis os investimentos de natureza inovadora que se traduzam na produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis e com elevado nível de incorporação nacional as seguintes tipologias: i) a criação de um novo estabelecimento; e ii) o aumento da capacidade de um estabelecimento já existente; iii) a diversificação da produção de um estabelecimento para produtos não produzidos anteriormente no estabelecimento; e iv) a alteração fundamental do processo global de produção de um estabelecimento existente.
As empresas que apresentarem uma candidatura sem recorrer a um empréstimo bancário, podem beneficiar de uma majoração de 5%, sendo que os incentivos podem variar entre 15% e 75%. © NCV

Sem comentários: