26 de fevereiro de 2021

STAL-Portalegre discute no dia 1 de Março o suplemento de penosidade e insalubridade com a Câmara Municipal de Castelo de Vide

Dirigentes sindicais da Direcção Regional de Portalegre do STAL vão reunir no próximo dia 1 de Março (segunda-feira) com a Câmara Municipal de Castelo de Vide sobre a aplicação local do chamado “suplemento de penosidade e insalubridade” aprovado e incluído no Orçamento do Estado para 2021.
O STAL - Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local solicitou reuniões com todas as autarquias do distrito de Portalegre para negociar a aplicação do suplemento de penosidade e insalubridade no sentido de exigir “o reconhecimento de que todos os trabalhadores abrangidos desenvolvem funções correspondentes ao nível máximo de penosidade e insalubridade, 15% da remuneração base diária, nunca inferior a 4,99€ por dia”.
Trabalhadores da higiene urbana, saneamento e cemitérios
Este suplemento não corresponde, no entanto, completamente às reivindicações do STAL porque exclui o risco e a atribuição de outros direitos, tais como mais dias de férias, a redução do horário de trabalho e da idade legal da reforma. Por este motivo, a aplicação deste suplemento fica restrita a 3 grupos de trabalhadores: higiene urbana, saneamento e cemitérios.
Neste momento, o STAL já negociou a aplicação do suplemento nas Juntas de Freguesia de Galveias, Alpalhão, Avis, Aldeia Velha, Alcórrego, Ervedal e Figueira e Barros e ainda no Município de Monforte. © NCV

Sem comentários: