15 de março de 2021

Gabinete Técnico Florestal da CIMAA continua a trabalhar em 2021 na prevenção e proteção contra risco de incêndios

Fotos © CIMAA/NCV
Foto © CIMAA/NCV
O GTFI - Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) prestou contas públicas da sua atuação e continua em 2021 o seu trabalho de prevenção e proteção contra riscos de incêndios no território, com a execução de duas candidaturas e a realização de trabalhos por parte das Brigadas de Sapadores Florestais.
Proteção contra riscos de incêndios
Assim, no âmbito da candidatura ‘Proteção Contra Riscos de Incêndios no Alto Alentejo’ foram adquiridas 61 motorroçadoras e entregues três estilhaçadores nos municípios de Avis, Portalegre e Campo Maior. Foi igualmente distribuído nos municípios de Castelo de Vide, Crato, Gavião, Marvão e Portalegre um conjunto de 12 kits de primeira intervenção. Estes kits são uma ferramenta de resposta rápida, permitindo controlar incêndios nascentes em espaço rural, bem como assegurar a proteção aos aglomerados populacionais, sendo uma importante ferramenta no apoio ao combate a incêndios em diferentes situações.
Foram também entregues pela CIMAA nos últimos meses, nos municípios de Arronches, Nisa e Ponte de Sôr, 3 cisternas de transporte de água com capacidade para 6000 litros. Equipadas com kit de motobomba para apoio ao combate a incêndios rurais, constituindo-se também como um equipamento fundamental no abastecimento de veículos ligeiros de combate a incêndio em locais estratégicos de difícil acesso.
“Erradicação de espécies exóticas invasoras”
Relativamente à candidatura ‘Prevenção, controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras’ estão a decorrer intervenções, em áreas integradas na Rede Natura 2000 e em áreas protegidas de alcance nacional, desde logo no Sítio de Importância Comunitária de São Mamede e no Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM), com o objetivo de reforçar a vitalidade ecológica dos vários habitats, em manchas florestais existentes nos concelhos de Castelo de Vide, Marvão e Portalegre, numa área de intervenção de cerca de 100 hectares.
Brigadas de Sapadores Florestais
Desde a sua criação, em 2018, as Brigadas de Sapadores Florestais da CIMAA já realizaram ações de silvicultura preventiva para gestão de combustível florestal em mais de 500 hectares, destacando-se a rede primária de defesa da floresta contra incêndios, onde foram intervencionados 300 hectares.
Acrescem, já em 2021, as ações de fogo controlado no Parque Natural da Serra de São Mamede, realizadas pelas Brigadas de Sapadores Florestais da CIMAA em articulação com o ICNF; e os trabalhos de silvicultura preventiva na rede primária de faixas de gestão de combustível, para diminuir no terreno a carga de material vegetal e lenhoso acumulado, concretizados nos concelhos de Gavião, Portalegre e Nisa. © NCV

Sem comentários: