4 de março de 2021

Sapadores Florestais da CIMAA realizaram ações de fogo controlado e trabalhos de prevenção na floresta

Fotos © Catarina Grilo/NCV
Decorreram durante os meses de janeiro e Fevereiro várias ações de fogo controlado em povoamentos de pinheiro bravo no Parque Natural da Serra de São Mamede. Estas ações, realizadas pelas Brigadas de Sapadores Florestais da CIMAA em articulação com o ICNF, tiveram como principal objetivo a redução da carga de combustível disponível e o aumento da resiliência em caso de incêndio.
Para além da Brigadas de Sapadores Florestais da CIMAA, estiveram envolvidas a equipa do Corpo Nacional de Agentes Florestais do ICNF, elementos do núcleo Regional da AGIF, elementos da UEPS (GNR), FEPC (ANPC) e elementos do Comando do CB de Ponte de Sor.
Execução de faixas de gestão de combustível
Fotos © CIMAA/NCV
Por outro lado, as Brigadas de Sapadores Florestais da CIMAA prosseguem os trabalhos na rede primária de defesa da floresta contra incêndios. A execução de faixas de gestão de combustível, permite criar descontinuidades e facilitar a intervenção no combate, reduzir os efeitos da passagem do fogo, protegendo de forma passiva as vias de comunicação, infraestruturas e equipamentos sociais, zonas edificadas e povoamentos florestais, assim como isolamento de potenciais focos de ignição.
As duas brigadas florestais da CIMAA são constituídas por 30 sapadores florestais apoiados por seis viaturas todo o terreno e um trator florestal, trabalham durante todo o ano em meio rural com o objetivo de reduzir o risco de incêndio e tornar o território do Alto Alentejo mais resiliente a incêndios florestais. © NCV

Sem comentários: