6 de maio de 2021

Atelier Afonso Carvalho (Lisboa) vai elaborar projeto museográfico do Centro de Interpretação Garcia de Orta

A elaboração do projeto museográfico para o Centro de Interpretação Garcia de Orta em Castelo de Vide vai ser entregue por ajuste direto ao atelier Afonso Carvalho, com sede em Lisboa, na sequência de um despacho do Presidente da Câmara Municipal de 3 de Maio corrente que determinou a abertura do correspondente procedimento com consulta a esta única entidade.
O mesmo documento fixa em 17 600 euros (mais IVA) o valor-base, “tendo em conta o custo resultante de consulta de mercado e que a entidade adjudicante estipulou como valor máximo que aceita pagar”.
Este despacho aprova ainda as peças do procedimento bem como a dispensa da nomeação do júri e designa para “gestor do contrato” a técnica superior Ângela do Carmo Santana Maximiano. Na mesma data foi emitido o necessário parecer prévio vinculativo favorável à contratação da prestação destes serviços.
Ausência de “recursos próprios” do Município
O Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, apoiado em “informação dos Serviços Financeiros”, sublinha que a “elaboração do projeto museográfico do Centro de Interpretação Garcia de Orta, pela sua especificidade, exige uma equipa técnica multidisciplinar, nomeadamente com técnicos de várias especialidades entre as quais designers, para além de meios informáticos e de desenho que os serviços técnicos municipais não dispõem e que inviabilizariam a execução de tal procedimento, pelo que fica deste modo justificada a impossibilidade de satisfação das necessidades por via de recursos próprios do Município”.
“Por uma arquitetura sustentável”
Sob o lema “por uma arquitetura sustentável”, o atelier Afonso Carvalho assenta numa equipa permanente de 3 arquitetos e 2 colaboradores e apresenta-se como “um gabinete de arquitetura orientado para o estudo e desenvolvimento de projectos de edifícios com baixo impacto ambiental e reduzido consumo energético (ZeroNetEnergy Buildings)”. “Através da marca accert.pt o atelier presta serviços de assessoria para a Certificação Ambiental de Edifícios e projectos no quadro dos sistemas BREEAM (Internacional), SBTools-PT, LiderA e SCE”. © NCV

Sem comentários: