23 de maio de 2021

Câmara Municipal vai custear mais de 120 mil euros de obras de conservação e restauro da Igreja Matriz

Fotos © D.R./NCV
A Igreja Matriz de Santa Maria da Devesa, em Castelo de Vide, vai ser alvo este Verão de “obras de conservação que visam restaurar a estrutura exterior e a pintura”. 
Segundo a informação do Presidente da Câmara Municipal, esta obra implica um investimento superior a 120 000 euros, e o investimento municipal será feito no quadro de um protocolo de cooperação estabelecido entre o Município e a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Santa Maria da Devesa.
Acordo tripartido para reabilitar capela de S, Miguel
Por outro lado, com vista à reabilitação da capela de São Miguel (ver mais notícias AQUI), localizada na proximidade da Sra da Penha, o autarca anunciou que será oportunamente efetuado um acordo tripartido com a Direção Regional da Cultura do Alentejo, a qual já procedeu à visita técnica do local decorrendo as negociações com o município para se encontrar a melhor solução deste imóvel religioso.
Estado de degradação exterior transmite imagem negativa
“Esta Igreja, pela sua escala, simbolismo e localização, assume um relevo absolutamente extraordinário no tecido urbano. É um monumento único e admirável, que marca quem nos visita e a própria comunidade”, refere António Pita.
“Não há muitos anos foi intervencionada, porém, o estado de degradação exterior que hoje apresenta (ver fotos) transmite uma imagem negativa não só do templo mas da própria vila, facto que merece a nossa preocupação coletiva”. © NCV

Sem comentários: