24 de outubro de 2021

Congeminada em Cáceres uma grande rota turística judaica transfronteiriça que ligará aquela cidade a Marvão e Castelo de Vide

Fotos © D.R./NCV
Denomina-se Projeto Kamino e poderá vir a ser uma “grande rota turística transfronteiriça” dedicada ao último caminho dos judeus expulsos de Espanha (1492) que ligará Cáceres a Marvão e Castelo de Vide.
Esse foi o compromisso assumido em reunião havida na manhã da passada sexta-feira em Cáceres, em que participaram o alcalde de Cáceres, Luis Salaya, e o vereador local do Turismo, Jorge Villar, António Pita, Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, Felicidade Tavares, técnica superior de turismo da Câmara Municipal de Marvão, Marta Puig, diretora da Rede de Judiarias de Espanha (Tierras de Sefarad) e ainda Walter Wasacier, da organização “Fala-me de Sefarad” e ex-responsável da El Al em Portugal. 
“De Sefarad para o novo Mundo”
“De Sefarad para o novo Mundo” pretende ser um projeto turístico piloto, de recriação histórica e simbólica do percurso que os judeus fizeram aquando da sua expulsão de Espanha, pelos Reis Católicos, em 1492.
De acordo com fonte do Município de Marvão, será uma rota com cerca de 160 kms de distância para percorrer a pé ou de bicicleta, em etapas de 20/25 km, com diferentes experiências e atividades, em cada um dos locais de passagem deste itinerário, que poderá aproveitar o traçado já marcado e sinalizado entre Cáceres e Alcántara (Via da Estrela).
Envolver os restantes Municípios
Para além da garantia de adesão do Município de Cáceres, o saldo deste primeiro encontro de trabalho saldou-se por um “compromisso de trabalharmos da definição deste projeto em conjunto nos próximos meses, com os restantes municípios envolvidos” (Arroyo de la Luz, Brozas, Membrio, Alcántara e Valencia de Alcántara), segundo adiantou o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide.
“Esta rota de longa duração pretende evocar simbolicamente aquele momento decisivo e inesquecível da história da Península Ibérica quando os judeus foram expulsos de Espanha pelos Reis Católicos (1492), havendo registo que só na nossa fronteira passaram mais de 4 mil judeus, os quais posteriormente fizeram a diáspora distribuindo-se por novos mundos”, sublinhou o autarca castelovidense.
Herança judaica e legados sefarditas
Foto © D.R./NCV
Este projeto “ligará através de rotas o caminho que fizeram na sua saída forçada os judeus de Espanha para Portugal e recorrerá importantes judiaras de ambos os países. Um dos seus percursos principais passará por Cáceres”, destacou Luís Salaya à imprensa regional do seu país.
“Vai-nos unir não apenas com as localidades espanholas que percorre este caminho que já seguiram os sefarditas mas também com Marvão e Castelo de Vide” (...) “através de um caminho que fala de património, natureza e cultura e que fala sobretudo da nossa herança judaica e de legados sefarditas que unem Espanha e Portugal”.
“Um mercado especializado (…) de uma grande rentabilidade”
Assim “contribuiremos para um maior conhecimento da cultura judaica na Península, além de um expectável desenvolvimento local; somos cidades que compartilham esse importante património judaico, um produto que é especializado e que tem muito futuro pelo que há necessidade de preservar tudo quanto este legado supõe”.
“Um património que tem um mercado muito especializado, e que tem além disso uma grande rentabilidade por serem turistas com grande poder aquisitivo e estarem especialmente interessados nesse legado, nessa cultura e tradição”, sublinhou ainda Luís Salaya. 
Apresentação junto à Ponte Quinhentista e Torre da Portagem?
Finalmente, de acordo com a Câmara Municipal de Marvão, foi lançada a ideia de que a apresentação deste projeto ibérico se faça junto às emblemáticas Ponte Quinhentista e Torre da Portagem, por onde milhares de judeus entraram no nosso País, após a sua expulsão de Espanha. "Um ato simbólico que se pretende promover assim que este produto turístico diferenciador estiver desenvolvido, com a presença dos Embaixadores de Israel em Espanha e Portugal", adianta a mesma fonte.
Encontro de Redes de Judiarias de Portugal e Espanha
Este desenvolvimento surge na sequência dos trabalhos do Encontro de Redes de Judiarias de Portugal e Espanha, nos passados dias 23 e 24 de Julho em Castelo de Vide, em torno de “Estratégias Concertadas para promover o Território Ibérico no Pós-Pandemia” (ver notícias AQUI). © NCV

Sem comentários: