18 de novembro de 2021

Queimada em São Silvestre obrigou a intervenção dos Bombeiros na 3ª-feira

Fotos © AHBMCV/NCV
Os bombeiros de Castelo de Vide foram novamente chamados a intervir na passada terça-feira pelas 19:30 horas para extinção de queimada no sítio de São Silvestre, Freguesia de Santiago Maior, em Castelo de Vide, estando referenciada para aquele local apenas a execução de uma queima de amontoados/sobrantes.
Para este teatro de operações (TO) foram deslocados 3 bombeiros, apoiados por 1 veículo operacional acompanhados pela GNR de Castelo de Vide, tendo os trabalhos ficado concluídos cerca das 20,39 horas.
Depois de um outro evento similar ocorrido ao início da manhã do passado Domingo (ver notícia AQUI) a Associação Humanitária dos Bombeiros de Castelo de Vide voltou a aproveitar para esclarecer as diferenças entre “Queima e “queimada”.
Diferenças entre “queima” e “queimada”
Clicar na imagem para ampliar
“Queima de amontoados” o uso do fogo para eliminar sobrantes de exploração ou de gestão de vegetação, florestais ou agrícolas, totalmente cortados e depois de amontoados num espaço limitado que não ultrapasse 4 metros quadrados e uma altura de 1,3 metros.
“Queimada” o uso do fogo para renovação de pastagens, eliminação de restolho e eliminação de sobrantes de exploração ou de gestão de vegetação, florestais ou agrícolas, cortados, mas não amontoados.
Relembramos também, no caso especifico das Queimadas, que a sua realização
-- só é permitida mediante autorização do município, tendo em conta a proposta de realização da queimada, o enquadramento meteorológico e operacional, bem como a data e local onde a mesma é proposta;
- só pode ser efetuada com acompanhamento de técnico credenciado em fogo controlado ou, na sua ausência, de equipa de bombeiros, equipa de sapadores florestais ou de agentes do corpo nacional de agentes florestais, da força especial de proteção civil, da força de sapadores bombeiros florestais ou da unidade especial de proteção e socorro;
A sua realização sem autorização e sem o acompanhamento definido deve ser considerada uso de fogo intencional.
Quer na queima de amontoados quer nas queimadas, o seu acompanhamento por parte do executante deve ser permanente até à sua extinção, recomendamos que as mesmas estejam extintas até ao início da noite, evitando desta forma a ocorrência de alertas desnecessários, por parte de eventuais transeuntes que, visualizando a ação e não sabendo o que se passa, solicitam a intervenção deste Corpo de Bombeiros. © NCV

Sem comentários: