23 de janeiro de 2022

Expansão da Zona Industrial viabiliza construção da Escola de Formação da GNR em Portalegre

Foto © CMP/NCV
Aprovada por unanimidade na Reunião de Câmara Municipal de Portalegre de 17 de Janeiro2, a viabilização do futuro acolhimento da Escola de Formação e Comando Territorial da GNR, bem como a infraestruturação de mais 16 lotes, através do lançamento do programa de concurso e caderno de encargos do projeto de execução para a Empreitada de Expansão da Área de Acolhimento Empresarial de Portalegre, no valor de 3 061 907,37 € (+ IVA), e da sua remissão para o Serviço de Candidaturas.
FEDER – Alentejo 2020: 2,9 milhões de reuso
A aprovação deste concurso configura a concretização de uma reivindicação antiga dos Portalegrenses, que há muito clamavam pela construção de uma nova Escola de Formação da Guarda Nacional Republicana na cidade.
O projeto conta com financiamento na ordem dos 85 % através do FEDER – Alentejo 2020, assegurando 2,9 milhões de euros da verba prevista.
Projeto técnico depende do MAI
“Dado este passo, do que é considerado dos projetos mais importantes para o concelho, é agora necessário pugnar pelo cumprimento, por parte do Ministério da Administração Interna, da elaboração do projeto técnico para avançar em paralelo”, refere um comunicado da autarquia portalegrense.
Obra parte com algum atraso
O documento recorda que “o protocolo entre o Ministério da Administração Interna, a Câmara Municipal de Portalegre e a Guarda Nacional Republicana para a construção da Escola de Formação foi assinado em dezembro de 2018, datando o termo de aceitação da candidatura de Abril de 2021, o que significa que a obra parte com algum atraso, havendo ainda um longo caminho para percorrer até à sua realização efetiva. No entanto, o Município de Portalegre está convicto que este investimento será uma realidade”. © NCV

Sem comentários: