17 de abril de 2022

CIMAA adjudicou em Sousel projetos e concursos e manteve apoios à redução tarifária nos transportes

Foto © CIMAA/NCV
Decorreu na manhã da passada quinta-feira, 14 de Abril, na Biblioteca do Centro Escolar de Sousel, a reunião ordinária do Conselho da Comunidade Intermunicipal, referente ao mês de Abril. Entre outros pontos na ordem de trabalhos da reunião, foram adjudicados vários projetos e concursos públicos da CIMAA em prol do Alto Alentejo.
Barragem do Pisão: assessoria técnica
Entre as várias adjudicações aprovadas em sede de Conselho Intermunicipal, destaca-se a de assessoria técnica para o acompanhamento, validação e implementação dos estudos e projetos de execução do empreendimento de aproveitamento hidráulico de fins múltiplos do Crato (Barragem do Pisão), fundamental para melhor execução de um dos projetos-bandeira da CIMAA no Alto Alentejo.
Com base naquilo que foi o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) 2021, foi aprovada a proposta de manter em 2022 o desconto de 25% nos passes de alunos com menos de 13 anos e para os estudantes do ensino secundário. Serão igualmente mantidos o desconto de 50% nos passes sociais e a gratuitidade do passe social para pessoas com grau de incapacidade igual ou superior a 60%.
Vespa velutina, combustíveis a granel e videovigiância florestal
Paralelamente, foram ainda adjudicadas propostas de serviços noutras áreas de atuação da comunidade intermunicipal, em parceria com os seus municípios associados, como é o caso da aquisição de equipamentos essenciais para a deteção e combate à vespa velutina, o fornecimento de combustíveis rodoviários a granel. O Conselho Intermunicipal retificou ainda o lançamento de um concurso público para o fornecimento, instalação e operacionalização de um sistema integrado de videovigilância para a prevenção de incêndios florestais.
Desenvolvimento e Coesão Territorial do Alto Alentejo
A reunião de Abril do Conselho Intermunicipal serviu também para que fosse feito um ponto de situação à cerca da execução do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Alto Alentejo (PDCTAA), traçando-se um quadro geral dos fundos aprovados e aprovados e já executados em áreas como o património cultural e natural, os equipamentos sociais ou a eficiência energética.
Próxima reunião em Arronches (12 de Maio)
A CIMAA é uma entidade que tem como missão a promoção e a defesa dos interesses comuns dos quinze municípios associados, impulsionando o seu desenvolvimento integrado e sustentado, valorizando parcerias, criando sinergias e maximizando complementaridades. Entre eles estão os concelhos de Alter Do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo De Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.
A próxima reunião ordinária do Conselho Intermunicipal terá lugar a 12 de Maio, em Arronches. © NCV
Foto © CIMAA/NCV

Sem comentários: