27 de maio de 2022

Militantes do PSD de Castelo de Vide escolhem no sábado o Presidente do partido, o delegado ao Congresso e os seus próprios órgãos locais

Clicar na imagem para ampliar.
Os militantes do PSD de Castelo de Vide são chamados na tarde deste sábado não apenas a eleger o entre Luís Montenegro e Jorge Moreira da Silva o novo Presidente do PSD e os delegados ao 40º Congresso mas também a Mesa e a Comissão Política da própria Secção que se encontram em gestão desde Abril de 2020.
Ambas as eleições têm lugar na tarde de sábado dia 28 de Maio, entre as 14 e as 20 horas, na sede local sita na Rua de Olivença, 13-1º esquerdo.
Dado que a Mesa da secção se encontra apenas em gestão, as candidaturas para os órgãos locais terão sido apresentadas “até às 24 horas do terceiro dia anterior ao ato eleitoral” (ou seja da passada quarta-feira) e entregues na Sede Distrital, ao (Presidente da Distrital ou quem o substitua)” ou para um e-mail indicado na convocatória publicada no jornal “Povo Livre”.
Recorda-se que o 40º Congresso Nacional do Partido Social Democrata reúne em sessão ordinária, nos dias 1, 2 e 3 de Julho, no Coliseu do Porto, e ao distrito de Portalegre competem 10 delegados e 16 observadores dos quais 1 delegado e um observador de Castelo de Vide.
Castelo de Vide votou Santana Lopes em 2018 e Luís Montenegro em 2020
Recorda-se que em Janeiro de 2018, Pedro Santana Lopes foi o grande vencedor das "diretas" do PSD em Castelo de Vide (ver notícia AQUI). Nessa altura votaram 19 dos 30 militantes com direito a voto (quotas em dia), e 14 fizeram-no em Santana Lopes e 4 em Rui Rio, com um voto em branco.
Em 2020, na primeira volta Rui Rio foi o vencedor da primeira volta das eleições diretas em Castelo de Vide, averbando 5 dos 10 votos registados (entre os 13 militantes locais com capacidade eleitoral); Luís Montenegro obteve 4 votos e Miguel Pinto Luz um voto.
Na segunda volta a situação inverteu-se e foi Luís Montenegro, com 5 votos, que venceu as eleições direta para Presidente da Comissão Política Nacional do partido na secção de Castelo de Vide. O reeleito Rui Rio obteve então 4 votos.
Órgãos locais do PSD em gestão desde 2020
Foto © NCV (arquivo)
Estatutariamente, os órgãos locais do PSD encontram-se em gestão desde 2018. De facto, de acordo com os estatutos do partido, deveriam ter ocorrido eleições em Abril de 2020 (ou nos meses seguintes), o que não aconteceu até hoje. Embora em gestão, Daniel Carreiras da Silva e António José Miranda continuam assim aos comandos do PSD local, respetivamente como presidentes da Comissão Política de Secção e da Mesa da Assembleia, na sequência das eleições realizadas em Abril de 2018, como o NCV noticiou (ver AQUI), nas quais votaram 19 dos 31 eleitores com direito a voto (quotas pagas).
Depois do falecimento de João Manuel Palmeiro, na Mesa da Assembleia António José Miranda continua acompanhado apenas por José Miguel Costa Pinto, que na altura também presidia à JSD de Castelo de Vide.
Daniel Carreiras da Silva preside à Comissão Política local juntamente com a equipa que também o acompanhou no mandato até 2016: Francisco Matela, João Tiago Andrade, João Filomeno, Rui Bengala, Miguel Roque, Nuno Salgado, Maria Clara Caldeira, Diogo Sutil e Diogo Cúmano. Sem o contributo de José Cebola Roque, entretanto também falecido, e de Diogo Cúmano, ausente no estrangeiro de forma permanente por motivos profissionais. © NCV

Sem comentários: