15 de julho de 2022

Torá da Rede de Judiarias de Portugal (Belmonte) fica em exposição na Sinagoga de Castelo de Vide

Fotos © D.R./NCV
O Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide recebeu esta semana das mãos de Pedro Diogo, Presidente da Comunidade Judaica de Belmonte, uma Torá proveniente da Cidade Velha de Jerusalém que vai ficar temporariamente na Sinagoga de Castelo de Vide.
Sede da Rede de Judiarias vai abrir ao público
Por outro lado, segundo António Pita, “na reunião interna de trabalho ficou o compromisso de abrir ao público o espaço-sede da Rede de Judiarias, situada no coração de Belmonte, com informações sobre todos os municípios que integram a Rede, de modo a contribuir para a divulgação da herança hebraica em Portugal”.
Festival Clepsidra vai lançando sementes...
Nesta sua deslocação a Belmonte onde funciona a sede da Rede de Judiarias de Portugal, o autarca observou “que Belmonte também já adotou a implementação de instalações criativas para decoração de ruas e do espaço público”, adiantando que “parece que o Festival Clepsidra vai lançando sementes pelos municípios amigos…”.
Torá: um guia com 612 mandamentos
A Torá é composta pelos 5 primeiros livros do livro sagrado da religião judaica (equivalentes ao pentateuco, os cinco primeiros livros da bíblia cristã) e tem origem no termo hebraico Yará, que significa ensinamento, instrução ou lei.
A Torá conta desde a história da criação do mundo por Deus, até a chegada do povo judeu em Israel e a morte de Moisés no monte Nobe e é considerada um guia para os judeus, com 613 mandamentos que ensinam como devem ou não agir, seja nas relações sociais, familiares, religiosas, por exemplo. © NCV
Foto © D.R./NCV

Sem comentários: