9 de novembro de 2022

Reabilitação do edifício municipal da Rua da Judiaria arranca no dia 21 de Novembro e durará um ano

Foto © D.R./NCV (arquivo)
Foto © D.R./NCV (arquivo)
As obras no “edifício histórico degradado” da Rua da Judiaria, propriedade da Câmara Municipal de Castelo de Vide desde Março de 2020, vão começar na próxima segunda-feira dia 21 de Novembro.
A “boa notícia” do agendamento do início das obras de reabilitação do imóvel degradado da Rua da Judiaria, localizado defronte da Sinagoga Medieval foi divulgada pelo Presidente da Câmara Municipal nas redes sociais.
Segundo o autarca, “esta reabilitação terá um custo de cerca de 286 000 euros e a previsão de ser uma obra a executar em 360 dias” e “será assim mais um edifício municipal a ser restaurado e a ganhar uma nova vida contribuindo para a valorização do Centro Histórico de Castelo de Vide”.
António Pita refere agora que “foram longas as décadas em que este imóvel esteve devoluto, acabando por gerar uma intensa comunicação com o anterior proprietário Fernando Barata, em virtude do iminente perigo que constituía para a segurança pública”.
Loja e habitação nos pisos superiores
Foto © D.R./NCV
“Adquirido recentemente pela Câmara Municipal às Organizações Hoteleiras do saudoso empresário pelo valor simbólico de 1 €, este histórico imóvel irá agora ser reabilitado prevendo-se um espaço comercial na “Loja” e habitação nos pisos superiores” (ver notícia AQUI).
Esta reabilitação terá um custo de cerca de 286 000€ e a previsão de ser uma obra a executar em 360 dias. Será assim mais um edifício municipal a ser restaurado e a ganhar uma nova vida contribuindo para a valorização do Centro Histórico de Castelo de Vide.
Restauromed fiscaliza WR – Engenharia e Construções
Recorda-se que esta empreitada foi adjudicada por ajuste direto em regime excecional à empresa WR – Engenharia e Construções, Unipessoal Lda, com sede em Cerejal - Vila Velha de Ródão (ver notícia AQUI) pelo valor de 270 702,33 euros (mais IVA). A reabilitação deste edifício municipal para “habitação social e “Casa de Chá” na Rua da Judiaria (números 17 e 19) avançou para um processo por ajuste direto após terem ficado desertos 2 concursos lançados para a obra, na altura um por 235 mil e outro por 270 mil euros (sem IVA).
A fiscalização e coordenação de segurança em obra desta empreitada foi adjudicada por ajuste direto (ver notícia AQUI) à empresa Restauromed – Projetos, Fiscalização, Medições e Orçamentos de Construção Civil, Unipessoal, Lda, com sede em Loures, pelo valor de 19 400 euros (mais IVA).
O custo da obra ultrapassa assim, de facto, os 300 mil euros. © NCV

Sem comentários: