Fotos © CMCV/NCV |
|
Segundo adianta António Pita, nas suas qualidades de Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide e da direção da Rede de Judiarias de Portugal, a brasileira Tatiana Barthem, diretora de fotografia, fotógrafa e realizadora, “encontra-se em território luso a filmar algumas das cidades e vilas da Rede de Judiarias de Portugal com vista à produção dum documentário que retrate a herança cultural e social legada pelos judeus Sefarditas nosso país”.
“Cópias com direitos de autor para livre utilização das imagens”
Segundo adianta o autarca, “os municípios visados e a própria associação Rede de Judiarias no final deste projeto cinematográfico irão receber cópias com direitos de autor para livre utilização das imagens. Porém, assume particular interesse a participação em festivais e noutros meios de comunicação a divulgação vertente, na medida em que a procura de Portugal pelos brasileiros por motivos turístico e razões de cultura assume um interesse fortemente crescente”.
Brasil foi destino privilegiado para sefarditas e cristãos-novos
“Numa altura em que a crescente investigação das árvores genealógicas reafirma, cada vez mais de modo consistente, que a diáspora levou à emigração de antigos judeus Sefarditas e cristãos-novos para os quatro cantos do mundo, mas onde o Brasil foi um destino privilegiado, torna-se fundamental dar a conhecer à sociedade brasileira uma parte das suas origens”.
“Semear cultura e conhecimento sobre a nossa história comum para além do atlântico é preciso que aconteça para que as pontes se ergam e os descendentes dos que partiram no passado possam vir a conhecer no futuro uma parte da construção enquanto povo multicultural”, remata António Pita na sua nota sobre o assunto nas redes sociais. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário