26 de janeiro de 2023

“A Porta”: património judaico de Castelo de Vide e da Rede de Judiarias em documentário brasileiro

Fotos © CMCV/NCV
Fotos © CMCV/NCV
O património judaico de Castelo de Vide e da Rede de Judiarias de Portugal são temas para documentário brasileiro intitulado “A Porta” que se encontra em produção no país.
Segundo adianta António Pita, nas suas qualidades de Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide e da direção da Rede de Judiarias de Portugal, a brasileira Tatiana Barthem, diretora de fotografia, fotógrafa e realizadora, “encontra-se em território luso a filmar algumas das cidades e vilas da Rede de Judiarias de Portugal com vista à produção dum documentário que retrate a herança cultural e social legada pelos judeus Sefarditas nosso país”.
“Cópias com direitos de autor para livre utilização das imagens”
Segundo adianta o autarca, “os municípios visados e a própria associação Rede de Judiarias no final deste projeto cinematográfico irão receber cópias com direitos de autor para livre utilização das imagens. Porém, assume particular interesse a participação em festivais e noutros meios de comunicação a divulgação vertente, na medida em que a procura de Portugal pelos brasileiros por motivos turístico e razões de cultura assume um interesse fortemente crescente”.
Brasil foi destino privilegiado para sefarditas e cristãos-novos
“Numa altura em que a crescente investigação das árvores genealógicas reafirma, cada vez mais de modo consistente, que a diáspora levou à emigração de antigos judeus Sefarditas e cristãos-novos para os quatro cantos do mundo, mas onde o Brasil foi um destino privilegiado, torna-se fundamental dar a conhecer à sociedade brasileira uma parte das suas origens”.
“Semear cultura e conhecimento sobre a nossa história comum para além do atlântico é preciso que aconteça para que as pontes se ergam e os descendentes dos que partiram no passado possam vir a conhecer no futuro uma parte da construção enquanto povo multicultural”, remata António Pita na sua nota sobre o assunto nas redes sociais. © NCV

Sem comentários: