26 de janeiro de 2023

Pé de Pano prepara candidatura à DGARTES para viabilizar edições do Festival VIDE em 2023 e 2024

Apesar de ter sido recentemente arredada do apoio “Sustentado da DGARTES, modalidade bienal – Programação”, a associação Pé de Pano - Projetos Culturais não baixou os braços e está já a preparar nova candidatura ao programa de Apoio a Projetos da DGARTES que lhe permitirá ainda poder realizar uma edição do VIDE - Festival de Artes pela Rua em 2023 em Castelo de Vide. Para o efeito encontra-se neste momento também a reunir os necessários apoios formais de natureza e âmbitos variados junto de um amplo,leque de instituições e associações locais.
Candidatura bem pontuada seria elegível...
A Pé de Pano - Projectos Culturais tinha realizado uma candidatura ao apoio Sustentado da DGARTES, modalidade bienal – Programação. Essa candidatura foi muito bem pontuada, com um valor na ordem dos 77,01%, “estando 17 pontos acima do exigível para que fosse considerada elegível”. Mas “fomos também os primeiros da tabela a ficar excluídos do apoio por falta de dotação orçamental, tendo havido várias candidaturas com pontuação inferior cujo apoio foi atribuído”.
Apenas uma candidatura em todo o Alentejo?
“Este acontecimento bizarro é explicado pelas cotas por região. Nesta modalidade em particular estava prevista apenas o apoio a 1 candidatura em todo o Alentejo, em contraste com outras regiões. A candidatura ficou em segundo lugar mas foi imediatamente excluída. Assim, foi colocado em causa o trabalho cultural no território alentejano colocando em causa importantes projetos como o Festival Terras Sem Sombra com passagem também por Castelo de Vide”.
“Este apoio teria garantido a realização do VIDE- Festival de Artes pela Rua durante dois anos, além da implementação de outros projetos durante o ano. Seriam também criados alguns postos de trabalho, o que já não acontecerá”. © NCV

Sem comentários: