Na sua dupla qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide e como Presidente da Direção da Associação Rede de Judiarias de Portugal, António Pita prefaciou o livro “Judeus de Elvas. Linhagens e Relações de Parentesco (Séculos XVI a XVIII)”, da autoria dos historiadores genealogistas João Manuel Braz e Nuno Borrego, no âmbito da atividade do Laboratório de Estudos Judaicos coordenado pelo Professor Doutor António Sousa Lara.
Apresentação na Casa da Inquisição
Esta obra, em dois tomos, será brevemente apresentada pelos autores na Casa da Inquisição em Castelo de Vide, onde estará também disponível para venda logo depois da sua inauguração.
Segundo o autarca, “o Norte Alentejo e Rede de Judiarias de Portugal ganham um importante estudo genealógico com esta obra sobre os “Judeus de Elvas”. “É um privilégio prefaciar uma obra que será futuramente incontornável para o melhor conhecimento das comunidades sefarditas. Trata-se de uma investigação profunda desenvolvida pelos historiadores genealogistas João Manuel Braz e Nuno Borrego, no âmbito da profusa atividade do Laboratório de Estudos Judaicos coordenado pelo Prof. Doutor António Sousa Lara, e que agora vem à luz do dia constituindo-se numa excelente produção cultural, histórica e genealógica”.
Turismo da diáspora Sefardita em “processo crescente”
“A valorização do património, da memória e da identidade estará sempre na base do desenvolvimento cultural e turístico dos destinos que se afirmam nas rotas e circuitos de viagens internacionais”.
“O turismo consequente da diáspora Sefardita ou motivado pela necessidade de regressar/conhecer as origens está num processo crescente, pelo que importa proporcionar vivências e produzir conhecimento substantivo e autêntico que sustente o interesse e a procura”.
Adquiridos “conteúdos digitais” da Coleção de Estudos Judaicos
Recorda-se que este Laboratório de Estudos Judaicos já editou entre outras a obra em 2 volumes intitulada “Judeus de Castelo de Vide”, de autoria de Luís Projecto Calhau, apresentada há 5 anos em Fevereiro de 2018 (ver notícia AQUI) e que a Câmara Municipal de Castelo de Vide adquiriu em Setembro de 2020 por 10 mil euros os “Conteúdos em Formato Digital das Obras que formam a Coleção de Estudos Judaicos, editadas pelo Laboratório de Estudos Judaicos (LEJ-ISCSP) e publicadas até Agosto de 2020“ (ver notícia AQUI).
Na altura esta aquisição adiantava apenas que a aquisição se concretizava no âmbito da candidatura “ALT20-08-2114-FEDER-000263 – Laboratório Botica Garcia De Orta”. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário