14 de fevereiro de 2023

IPDJ abriu candidaturas para organizar ações de voluntariado jovem “Namorar com fair play”


O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) abriu esta terça-feira dia 14 de Fevereiro, candidaturas (ver AQUI) para entidades que pretendam organizar projetos no âmbito da ação de voluntariado jovem “Namorar com fair play” cuja finalidade é prevenir a violência no namoro, através da comunicação interpares. Esta ação decorre entre 6 de Março e 15 de Novembro.
O “Namorar com fair play” integra projetos implementados por entidades privadas sem fins lucrativos, nomeadamente associações juvenis. Desde há cinco anos esta ação de voluntariado jovem envolveu mais de 500 jovens voluntários(a)s em 356 ações.
Objetivos e áreas de intervenção
Os objetivos do programa de voluntariado jovem “Namorar com Fair Play” visam:
- Promover a efetivação do direito à igualdade e inclusão social de todos/as os/as jovens, combatendo a exclusão social de todas as formas de desigualdade e discriminação;
- Prevenir a vitimização de jovens e a violência com base nas desigualdades de género;
- Combater a violência no namoro;
- Sensibilizar os jovens para a igualdade de género como parte integrante dos Direitos Humanos;
- Sensibilizar os/as jovens para as questões relacionadas com a identidade de género;
- Eliminar estereótipos de género promovendo uma cultura de não-violência;
- Promover a cidadania participativa.
As áreas de intervenção são a violência no namoro, a igualdade de género e direitos humanos, os estereótipos de género e a discriminação de orientação sexual e de género.
DAdos de estudo nacional em contexto universitário 
Segundo dados do Estudo Nacional em Contexto Universitário da Associação Plano i para a Igualdade e Inclusão, apresentado em 2022, 53,1% dos/as que responderam ao questionário disseram que já tinham sido sujeitos a pelo menos um ato de violência, em concreto 53,2% das mulheres e 53,6% dos homens. Segundo os dados, 32,4% dos participantes já praticaram pelo menos um ato de violência no namoro, desdobrando-se em 32,2% das mulheres e 34,6% dos homens. © NCV

Sem comentários: