30 de outubro de 2023

Castelovidense Jorge Barbosa redefiniu circuito museológico e sinalética do Mosteiro e Museu de S. Vicente em Lisboa

Jorge Barbosa à esquerda nas fotos. © DR/NCV
O designer castelovidense Jorge Barbosa (ex-Expresso e ex-Público) foi o responsável pela sinalética e pela redefinição de um novo circuito museológico modernizado de visita ao Mosteiro e ao Museu de São Vicente de Fora em Lisboa, cuja comunicação externa está agora profissionalmente a seu cargo.
O novo percurso do museu começa a ser feito pela porta principal da Igreja de S. Vicente de Fora, onde se localizam também as bilheteiras. As mudanças incluem também com uma nova sinalética, que vai permitir uma visita mais completa e agradável a todos que queiram conhecer a história deste Mosteiro.
O novo circuito e a nova sinalética foram inaugurados não passado dia 25 de Outubro, data em que se comemora a conquista de Lisboa por D. Afonso Henriques, em 1147.
Numa altura em que se comemoram os 850 anos da chegada a Lisboa das relíquias de São Vicente, a inauguração contou com a presença de D. Rui Valério, atual Patriarca de Lisboa e incluiu uma visita guiada conduzida pela Coordenadora do Mosteiro, Joana Santos Coelho, que nesse dia abriu as suas portas gratuitamente a todos os visitantes.
Sede do Patriarcado de Lisboa e da Curia Diocesana
Sede do Patriarcado de Lisboa e da Curia Diocesana, o Mosteiro de S. Vicente está intimamente ligado não só à história da cidade como ao legado dos bispos de Lisboa. Mandado erguer no século XII por D. Afonso Henriques, fora das muralhas da cidade, como pagamento da promessa pela conquista de Lisboa, o Mosteiro de S. Vicente de Fora foi reconstruido monumentalmente por Filipe I, no século XVI, tornando-se um dos símbolos da cidade.
Mas foi nos reinados de D. Pedro II e D. João V, nos séculos XVII e XVIII, que o Mosteiro de S. Vicente de Fora acabou por ser ornamentado faustosamente com o rico recheio artístico decorativo que se pode observar atualmente, nomeadamente os mármores embutidos e os painéis de azulejos. © NCV

Sem comentários: