Algumas obras de Jaime Azedo em exposição. |
Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
É inaugurada esta tarde pelas 17 horas no Centro de Arte e Cultura da Fundação Nossa Senhora da Esperança em Castelo de Vide a exposição “À Margem” de pintura do médico Jaime Azedo, que ali fica patente até dia 15 de Março.
Esta será a primeira iniciativa da programação regular do Centro de Arte e Cultura para o corrente ano de 2024.
Em exposição estará um conjunto de três dezenas de pinturas apresentadas numa sequência cronológica progressiva que mostra pinturas desde 2018 até aos dias de hoje.
“Há uma história que faz a ligação entre as obras agora expostas, mas o texto dessa história, “está apagado de todo”, segundo se lê na apresentação do evento, de onde constam umas “notas à margem” a partir das quais se pode reconstruir o referido texto apagado”, com a indicação de que “isso já não é tarefa do pintor…”.
Jaime Azedo, médico e pintor
Algumas obras de Jaime Azedo em exposição. |
Nascido em Portalegre em 1949, aí estudou até ingressar na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa tendo terminado o curso em 1975.
Iniciou a sua atividade clínica autónoma exercendo nos concelhos de Marvão e Castelo de Vide tendo sido Delegado de Saúde do concelho de Castelo de Vide entre 1979 e1981. Especializou-se em Cirurgia Geral exercendo funções de Cirurgião no Hospital de Portalegre.
Em 2011 surgiu o seu interesse pela pintura, e em 2017 expôs pela primeira vez individualmente, nos claustros do Convento de Santa Clara, em Portalegre e, embora a maioria das obras então expostas fosse pintura figurativa, já nessa ocasião surgiram os primeiros quadros de pintura abstrata. Começa a expressar assim uma pintura, espontânea, gestual, subconsciente, que passou a assinar por “ODEZA”. Mantém, paradoxalmente, de forma intermitente e alternada as duas vertentes: pintura figurativa/pintura abstrata.
Centro de Arte e Cultura da FNSE
O Centro de Arte e Cultura da Fundação Nossa Senhora da Esperança apresenta uma programação regular, assente no diálogo com o território.
A sua missão é proporcionar ao público a possibilidade de acesso universal a objetos artísticos transversais às várias áreas da criação, bem como promover o desenvolvimento de novos projetos.
Apoia o desenvolvimento humano, social e económico através de programas de educação pela arte e interação transgeracional.
A Fundação Nossa Senhora da Esperança (FNSE), fundada em 1863, apresenta na sua génese a criação de dois Asilos: o Asilo de Cegos de Castelo de Vide, com o objetivo de albergar cegos, de todas as faixas etárias, e o Asilo do Espírito Santo, com a finalidade de alimentar temporariamente, menores órfãos e meninas sem-abrigo.
Em 11 de Novembro de 1987, verificou-se a integração dos dois Asilos, na proclamada Fundação Nossa Senhora da Esperança.
A Fundação gere atualmente duas estruturas residenciais para idosos, o Centro de Experiência Viva - Museu de Tiflologia e o Centro de Arte e Cultura FNSE. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário