Foto © Sara Arez/NCV |
O pico da inundação, provocada por aumento brusco do caudal devido à chuva intensa e à insuficiência do “encanamento” efetuado no Largo de Santa Margarida e na Rua do Mercado, deu-se por volta das 4 horas da madrugada, tendo acudido ao local o Presidente da Junta de Freguesia, António Simão, e ainda uma equipa dos Bombeiros de Castelo de Vide.
Diversos estratos da população povoense manifestaram-se sobre o sucedido com críticas de alguma aspereza durante o dia de ontem sexta-feira nas redes sociais sobre a manutenção deste estrangulamento e a total ausência de obras que o resolvam ou mesmo de estudos sobre as eventuais soluções de engenharia para ultrapassar o problema e as suas consequências cíclicas.
PS: “obras há muitas, mas as que fazem falta ficam por fazer!”
O Partido Socialista de Castelo de Vide emitiu entretanto na manhã de sexta-feira um comunicado intitulado “obras há muitas, mas as que fazem falta ficam por fazer!” onde lamenta “todos os estragos e prejuízos que o transbordo do Ribeiro da Ameixoeira causou ao longo da última madrugada aos munícipes residentes no Largo de Santa Margarida, em Póvoa e Meadas”.
O PS recorda que “esta questão não é nova, sempre que os níveis de precipitação são elevados e ocorrem de forma brusca e intempestiva, o Ribeiro da Ameixoeira acaba por transbordar, causando constrangimentos, estragos e prejuízos às famílias que residente no Largo de Santa Margarida e na Rua da Casa do Povo”.
Os últimos alertas em Dezembro de 2022 e Novembro de 2023
O comunicado recorda que “o Partido Socialista de Castelo de Vide já alertou formalmente para esta situação várias vezes, nomeadamente através do Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas, na Assembleia Municipal de 16 de Dezembro de 2022 (após a última grande intempérie), e também em sede de Direito de Oposição, com a proposta de Requalificação do Largo de Santa Margarida entregue no último dia 9 de Novembro de 2023”.
Criticada a inação da maioria PSD na Câmara Municipal
“Nesse sentido, repudiamos a atuação da maioria do Executivo Municipal PSD que continua ano após ano, situação após situação, a deixar por fazer aquilo que realmente importa e sem resolver aquilo que realmente é necessário para o bem estar das pessoas que vivem no concelho de Castelo de Vide”. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário