2 de fevereiro de 2024

“Comidas d’Azeite” disponíveis à mesa de 14 restaurantes marvanenses até dia 18 de Fevereiro

Clicar na imagem para ampliar.
Os restaurantes do concelho de Marvão voltam a acolher a Quinzena Gastronómica das Comidas d’Azeite que, de 3 a 18 de fevereiro, promete levar os(as) visitantes à descoberta dos sabores do lagar.
Durante estas próximas duas semanas, os 14 restaurantes aderentes apresentam diferentes recriações, das mais típicas a outras mais arrojadas, que têm no azeite da região o ingrediente em comum.
Desde açordas para todos os gostos, aos tordos fritos, galinha tostada e naco de gamo ao alhinho, o azeite está presente das entradas às sobremesas, onde se destacam ofertas como a pera dourada com azeite e mel, entre as mais de 60 iguarias com as quais se poderá deliciar numa visita ao concelho nesta época do ano.
A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Marvão, cumpre a sua 19ª edição, sempre com o objetivo de homenagear os produtores de azeite da região e dinamizar a economia local, através da celebração da gastronomia e dos produtos endógenos que traçam os costumes das gentes deste encantador concelho.
Almoço-convívio no Porto da Espada
Clicar na imagem para ampliar.
O tradicional almoço-convívio das Comidas d’Azeite abre o apetite para a Quinzena e reúne no Domingo 4 de Fevereiro centenas de apreciadores da gastronomia típica da região.
Servido pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa Portus Gladii, o momento de salutar convívio inicia-se com a prova de azeites produzidos no concelho e estende-se ao longo da tarde, com animação musical do grupo Trigo Roxo.
Rota do Contrabando do Azeite
Clicar na imagem para ampliar.
A Quinzena Gastronómica das Comidas d’Azeite encerra com a união entre a gastronomia e o conhecimento, com a realização da Rota do Contrabando do Azeite (ver notícia AQUI), uma caminhada também promovida pela Portus Gladii, na localidade de Porto da Espada, a 18 de Fevereiro, que convida os participantes a explorar os territórios ligados à produção desta iguaria imprescindível na gastronomia marvanense. © NCV
Clicar na imagem para ampliar.

Sem comentários: