31 de julho de 2024

António Guterres visitou Castelo de Vide e a Casa da Inquisição na tarde desta terça-feira dia 30 de Julho

Fotop © CdI/NCV
Clicar na imagem para ampliar.
Acompanhado por familiares, esteve na tarde de ontem em visita privada a Castelo de Vide o Secretário - Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, que visitou a Casa da Inquisição e a Sinagoga e deixou uma mensagem no livro de visitantes.
Hospedado em Marvão, António Guterres iniciou esta sua visita à Vila pela Igreja Matriz de Santa Maria da Devesa.
“Presto homenagem à comunidade judaica de Castelo de Vide por dar um contributo decisivo para a vila e para o país”, escreveu António Guterres, para quem “o maior crime da nossa história foi a expulsão dos judeus que se não converteram, bem como a horrível perseguição da inquisição aos cristãos-novos”.
António Pita: “por vezes há visitantes especiais”
Ao dar conta desta ilustre visita, António Pita sublinha que “todos os visitantes que Castelo de Vide recebe merecem a nossa simpatia, mas por vezes há visitantes especiais, como foi o caso do dia de hoje com o Presidente das Nações Unidas, António Guterres”.
E recordou que “há alguns anos tive a grata oportunidade de integrar uma comitiva com o Presidente António Guterres à Sinagoga Portuguesa de Amesterdão”, rematando que “a sua visita hoje a Castelo de Vide e a passagem pelos nossos espaços museológicos só pode honrar a nossa terra e encher-nos de orgulho”. © NCV

Sem comentários: