30 de setembro de 2025

Arqueóloga Sara Prata apresenta a "Nova Carta Arqueológica de Castelo de Vide" esta quarta-feira (18 horas) no Salão Nobre dos Paços do Concelho

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
A "Nova Carta Arqueológica do Concelho de Castelo de Vide", agora referida como sendo da autoria de Sara Prata e Fabián Cuesta Gómez, vai ser publicamente apresentada na próxima quarta-feira dia 1 de Outubro, pelas 18 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, numa sessão aberta à comunidade.
Trata-se de um importante instrumento de conhecimento, valorização e preservação do nosso património histórico e cultural e uma oportunidade única para conhecer melhor a riqueza arqueológica do nosso território.
A realização da Semana de Estudos Medievais esta semana em Castelo de Vide (Escola de Outuno na terça e quarta-feira e X Jornadas Internaconais de 5ª feira a sábado) constituiu a oportunidade para a realização desta apresentação pública da renovada carta arqueológica concelhia.
Sara Prata: tese sobre Castelo de Vide
Recorda-se que Sara Prata, do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas), defendeu em 2018 a sua tese de doutoramento na Universidade de Salamanca (Faculdade de Geografia e História), obtendo a nota máxima "sobresaliente cum laude" por unanimidade do júri, precisamente sobre “Arqueologia do povoamento rural alto-medieval no território de Castelo de Vide (siglos V – VIII)".
Projeto custou 43 950 euros (+ IVA) em 2 anos de trabalho
Posteriormente foi encarregue de elaborar durante dois anos (2019 a 2021) esta “Nova Carta Arqueológica de Castelo de Vide” trabalho que lhe foi confiado por ajuste direto pelo Presidente da Câmara Municipal, António Pita, em Abril de 2019 (ver notícia AQUI) pelo valor de 43 950 euros (mais IVA).
O projeto foi explicado em duas sessões nos dias 9 e 10 de Dezembro de 2019 em Castelo de Vide e Póvoa e Meadas (ver notícia AQUI).
"Novas perspetivas" em Agosto de 2023
Entretanto, a arqueóloga divulgou "novas perspetivas arqueológicas desde Castelo de Vide" durante uma conversa de fim de tarde no dia 23 de Agosto de 2023 no Parque João José da Luz (Jardim Grande), a que foi atribuído o título de "O Alto Alentejo no início da Idade Média" (ver notícia AQUI).
E o trabalho acabou por ser apresentado à vereação na reunião do Executivo Municipal de 18 de Dezembro de 2024 (ver notícia AQUI). © NCV

Sem comentários: