7 de janeiro de 2026

Conteúdos e projeto museográfico para o Museu de Póvoa e Meadas começam a ganhar forma

Fotos © CMCV/NCV
Prosseguem “a todo o gás“ os trabalhos para que comece a ganhar forma o projeto do Museu de Póvoa e Meadas considerado pela atual maioria PSD no Executivo Municipal “um dos grandes projetos deste mandato” no âmbito cultural e por isso “uma das prioridades a executar no Concelho”.
Neste sentido, a vice-presidente da Câmara Municipal Helena Esteves, que tem o pelouro da cultura, esteve reunida na passada sexta-feira, dia 2 de Janeiro, com a empresa responsável pela elaboração dos conteúdos museológicos para este Museu, a Baba Yaga, Lda.
“Juntamente com a equipa de Arqueologia do Município refletiram-se questões e partilharam-se conhecimentos”, segundo uma comunicação municipal que adianta ainda que “os conteúdos do referido projeto avançam agora para uma fase de análise e validação dos técnicos de arqueologia do Município”, tendo participado neste encontro de trabalho João Magusto, Nuno Félix e Sandra Clélia (ver fotos).
Trata-se de “um trabalho colaborativo que visa garantir que o futuro Museu de Póvoa e Meadas reflita de forma fidedigna e qualificada a identidade, a história e os valores culturais de Póvoa e Meadas”, de acordo com a mesma fonte.
Investigação e produção de conteúdos museológicos
Recorda-se que à empresa Baba Yaga Lda foi confiada desde meados do ano passado uma tarefa de “investigação e produção de conteúdos museológicos para o Museu de Póvoa e Meadas” através de um contrato de perstação de serviços no valor 33 600 euros (mais IVA) de que foi designado gestor o arquiteto Luís Pedro Cruz (ver notícia AQUI).
Concretamente a tarefa a desempenhar é a de coligir “a inúmera informação dispersa existente, e que a partir do conhecimento produzido, concebam uma narrativa cronológica, a qual possa ilustrar a evolução da freguesia, do seu território, da sua cultura, personalidades e monumentos”.
Projeto museográfico apresentado em Outubro pela P-06 Atelier
Paralelemante foi também adjudicada em Julho de 2025 (ver notícia AQUI) à empresa P-06 Atelier – Ambientes e Comunicação Lda, com sede em Paço de Arcos, a “Elaboração do Projeto Museográfico do Museu de Póvoa e Meadas” pelo valor de 73 mil euros (mais IVA). Esta empresa já apresentou ao Executivo Municipal o seu projeto (ver notícias AQUI e AQUI).
Esta empresa P-06 Atelier foi já a responsável pelos projetos museográficos da Casa da Cidadania – Salgueiro Maia em 2020, do Projeto de Comunicação e Iluminação da Casa da Inquisição em 2021 (ajuste direto em Março de 2021) e pela “Elaboração do Projeto de Museográfico do Museu da Inquisição” em 2022 (ver notícia AQUI). © NCV

Sem comentários: