Mostrar mensagens com a etiqueta Além Tejo Música. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Além Tejo Música. Mostrar todas as mensagens

11 de junho de 2012

Além Tejo Música suspendeu actividade
– Federações distritais serão reactivadas



A Além Tejo Música – Associação Regional de Bandas Filarmónicas, de que faz parte a Banda União Artística de Castelo de Vide, decidiu suspender a sua atividade em assembleia-geral extraordinária realizada em São Pedro do Corval, no passado dia 3 de Junho de 2012, nas instalações da Banda de Corval (Reguengos de Monsaraz).
Depois de terem sido “medidos os prós e os contras”, a Assembleia decidiu, por unanimidade, a suspensão da atividade desta “estrutura regional de bandas”. Atualmente com 43 associadas, os órgãos sociais e as filiadas “debatiam-se com alguns problemas relativos à territorialidade (deslocações muito longas) e à falta de adesão a projetos e reuniões”.
Como não foi possível encontrar-se elementos disponíveis para assegurarem a continuidade do primeiro processo de regionalização do Alentejo (esta associação nasceu em Fevereiro de 2009 em Azaruja), as bandas irão agora tentar reativar as Federações distritais que ficaram em letargia desde 2009”.
Em princípio, Portalegre irá reativar brevemente a dinâmica Federação que tinha nos últimos anos e as filiadas de Évora e Beja também ficaram com alguma vontade de o fazer”.
Segundo os seus dirigentes, “apesar de se ter tratado de uma assembleia estruturante, a adesão de filiadas não foi a mais desejável” já que apenas “estiveram presentes 15 bandas e cerca de 40 participantes”.
© NCV

22 de novembro de 2011

Associação Além Tejo Música discutiu
ensino da música nas bandas filarmónicas


A Além Tejo Música – Associação Regional de Bandas Filarmónicas – promoveu um Seminário para maestros e monitores de escolas de música versando o ensino da música nas bandas filarmónicas no século XXI.
A iniciativa realizou-se no dia 19 de Novembro de 2011 nas instalações da Sociedade União Alcaçovense, e não contou com a presença da Banda União Artística de Castelo de Vide. Estiveram presentes cerca de 25 elementos de 12 bandas: Crato, Alter, Nisa, Campo Maior, Gavião, Alcáçovas, Azaruja, Vila Viçosa, Corval, Mourão, Estremoz e Aljustrel.
Este encontro resultou de uma necessidade sentida pelas filiadas que consideraram ser pertinente realizar-se um encontro entre maestros e monitores de escolas de música num ambiente de abertura e partilha de experiências e métodos de trabalho. Desta forma, as bandas presentes explicarem às restantes congéneres as suas metodologias de ensino sabendo-se que estamos numa época de grande informação na qual as crianças de hoje não são nada iguais às de há 30 anos atrás”, como refere uma notra de imprensa distribuída por Miguel Baptista, Vice-Presidente da Além Tejo Música.
Falta de recursos afasta modelos ideais
Falou-se de modelos ideais, os quais ainda não são usados no Alentejo por falta de recursos financeiros e humanos das bandas como seja a existência de monitores especializados no ensino de cada instrumento musical o que acontece aqui ao lado, na vizinha Espanha, que com a regionalização conseguiu ultrapassar as suas congéneres portuguesas em qualidade. Isto já possível ver-se nas bandas do Litoral”.
Por cá, existe de tudo um pouco: ainda temos o maestro que ensina todos os instrumentos ou modelos com um monitor para palhetas e outro para bocais ou ainda um modelo mais próximo do ideal, com 3 a 5 monitores que abarcam todos os instrumentos musicais e o solfejo e formação musical”.
Solfejo afasta crianças da música?
Debateu-se também um aspeto importante, responsável pela desistência de muitas crianças da aprendizagem da música, ou seja, o solfejo. Há vários modelos mas concluiu-se que já ninguém exige às crianças que aprendam solfejo durante muitos meses. O que é prática é uma mistura onde algumas escolas de música ensinam o instrumento e o solfejo ao mesmo tempo ou outras onde ministram as noções mais básicas e elementares durante algumas semanas acompanhadas posteriormente pelo ensino do instrumento”.
Concluiu-se que não há nenhum modelo melhor, cada banda deve adotar aquele que se adeqúe mais à sua realidade. Por exemplo, a falta de instrumentos pode “obrigar” a escola de música a realizar trabalho com flautas de bisel e instrumentos de percussão aos alunos mais novos”.
Modelo das Bandas Juvenis
Outro modelo, mais adequado aos tempos modernos, passa pela criação de bandas juvenis onde as crianças têm desde logo contacto com a harmonia e o tocar em grupo. Isto é possível de fazer com alunos que saibam tocar apenas duas ou três notas musicais. Aliado a tudo isto, as bandas presentes trocaram entre si vários métodos de trabalho”.
À tarde, os participantes assistiram a uma interessante palestra ministrada pelo maestro e compositor Carlos Marques, figura incontornável do meio musical nacional, que colabora com o Alentejo há perto de uma dezena de anos. O tema abordado foi a evolução do ensino da música em Portugal, em especial, no conservatório do Povo – as bandas filarmónicas, que há cerca de 200 anos promovem o ensino da música gratuito e desviam os jovens e crianças de outras atividades menos interessantes”. © NCV

5 de maio de 2011

1º Mega Encontro de Bandas Filarmónicas
do Alentejo em Elvas no dia 2 de Julho


O 1º Mega Encontro de Bandas Filarmónicas do Alentejo vai decorrer este ano na cidade de Elvas no próximo dia 2 de Julho. A Além Tejo Música pretende juntar nesse dia na cidade raiana 16 bandas e um total de cerca de 750 músicos.
Esta data e local fiarão também para a história com a realização do 1º Concerto da Banda Juvenil e da Filarmónica do Alentejo, as duas orquestras que a Além Tejo Música tem vindo a trabalhar há praticamente dois anos com o apoio de boa parte das suas filiadas e de alguns municípios e freguesias da região.
Ensaios em Campo Maior e Vila Viçosa
A fim de ultimar a preparação das duas orquestras da ATM e fazendo coincidir com as actividades planificadas até final deste ano lectivo, aquela associação realizar mais dois ensaios e a actuação de apresentação das referidas bandas/orquestras. Assim, no dia 28 de Maio, Sábado, na Casa da Cultura de Campo Maior, pelas 10 da manhã ensaiará a Banda Juvenil da ATM. à tarde, pelas 14:30 horas, será a vez da Filarmónica do Alentejo voltar a “apurar a sua performance”.
O último ensaio das duas orquestras terá lugar no dia 18 de Junho, Sábado, com formato idêntico ao de Campo Maior. “O local será definido brevemente mas poderá passar, provavelmente, pelo Cine-Teatro de Vila Viçosa ou nas instalações da filiada de Nossa Senhora de Machede”. © NCV