Mostrar mensagens com a etiqueta Caia/Elvas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Caia/Elvas. Mostrar todas as mensagens

5 de maio de 2011

1º Mega Encontro de Bandas Filarmónicas
do Alentejo em Elvas no dia 2 de Julho


O 1º Mega Encontro de Bandas Filarmónicas do Alentejo vai decorrer este ano na cidade de Elvas no próximo dia 2 de Julho. A Além Tejo Música pretende juntar nesse dia na cidade raiana 16 bandas e um total de cerca de 750 músicos.
Esta data e local fiarão também para a história com a realização do 1º Concerto da Banda Juvenil e da Filarmónica do Alentejo, as duas orquestras que a Além Tejo Música tem vindo a trabalhar há praticamente dois anos com o apoio de boa parte das suas filiadas e de alguns municípios e freguesias da região.
Ensaios em Campo Maior e Vila Viçosa
A fim de ultimar a preparação das duas orquestras da ATM e fazendo coincidir com as actividades planificadas até final deste ano lectivo, aquela associação realizar mais dois ensaios e a actuação de apresentação das referidas bandas/orquestras. Assim, no dia 28 de Maio, Sábado, na Casa da Cultura de Campo Maior, pelas 10 da manhã ensaiará a Banda Juvenil da ATM. à tarde, pelas 14:30 horas, será a vez da Filarmónica do Alentejo voltar a “apurar a sua performance”.
O último ensaio das duas orquestras terá lugar no dia 18 de Junho, Sábado, com formato idêntico ao de Campo Maior. “O local será definido brevemente mas poderá passar, provavelmente, pelo Cine-Teatro de Vila Viçosa ou nas instalações da filiada de Nossa Senhora de Machede”. © NCV

26 de março de 2011

GNR faz novas detenções por tráfico de droga
na fronteira do Caia em Elvas


No âmbito da Operação “Objectivo”, o Destacamento Territorial de Elvas da GNR efectuou na madrugada do dia 25 de Março de 2011, na Fronteira do Caia - Elvas, a detenção de três indivíduos do sexo masculino e nacionalidade portuguesa, quando entravam em território nacional na posse de droga.
Dcea clordo com uma nota de imprensa distribuída pela corporação, foi “através de informações recolhidas durante a fiscalização, suspeitou-se que os indivíduos transportassem o produto estupefaciente no interior do seu corpo, tendo os mesmos sido examinados no Hospital de Santa Luzia em Elvas. Através de exame radiológico, foi possível detectar nos intestinos de dois desses jovens um número significativo daquilo a que, na gíria, se denomina de “bolotas”, de um produto que, posteriormente, se veio a apurar ser haxixe. Na totalidade, procedeu-se à apreensão de haxixe suficiente para aproximadamente 5000 doses individuais. Foi também apreendida uma viatura ligeira, 3 telemóveis, 65 euros em notas do BCE e os respectivos passaportes”.
Os três indivíduos, de 20, 21 e 27 anos de idade, tinham-se dirigido a Marrocos para comprar a droga, sendo sua intenção transaccionar a mesma na zona da grande Lisboa. É de referir, e paralelamente lamentar, a forma adoptada para efectivar o tráfico, não hesitando estes indivíduos em colocar a sua própria vida em risco no propósito de ludibriar as autoridades e, assim, conseguir os seus intentos2.
Os indivíduos foram na sexta-feira dia 26 de Março, pelas 10 horas presentes ao Tribunal Judicial da Comarca de Elvas para primeiro interrogatório judicial, desconhecendo-se, ainda, quais as medidas de coacção que irão ser aplicadas.
A detenção destes 3 indivíduos constitui mais um passo no combate ao tráfico de estupefacientes na zona de acção da GNR neste Distrito, e com especial acuidade naquela que é uma das mais importantes fronteiras terrestres de Portugal”. © NCV

24 de março de 2009

Operação da GNR nas fronteiras
de Caia/Elvas e Galegos/Marvão
contra o "nemátodo" do pinheiro"

No dia 20 de Março de 2009 no período compreendido entre as 15 e as 18 horas, militares do Serviço da Protecção da Natureza (SEPNA) do Comando Territorial de Portalegre da GNR levaram a efeito uma operação nas fronteiras de Caia/Elvas e Galegos/Marvão, tendo por objectivo a fiscalização do transporte de madeira de pinheiro com origem em Portugal.
Segundo uma nota de imprensa subscrita pelo major Joaquim José Figueiredo, “a pertinência desta acção, e de outras semelhantes que com grande frequência se lhe seguirão, prende-se fundamentalmente com o controlo de uma doença designada por “nemátodo da madeira do pinheiro”, que é um verme microscópico do grupo das lombrigas que ataca preferencialmente pinheiros e outras árvores resinosas”.
O nemátodo é transmitido às árvores por um insecto-vector, sendo que a sua dispersão está limitada ao período de voo do insecto, normalmente entre Abril a Outubro. Os sintomas detectam-se pelo amarelecimento e murchidão das agulhas (primeiro as mais antigas, estendendo-se gradualmente a toda a copa), bem como pela diminuição da produção de resina e a existência de ramos secos mais quebradiços que o habitual, levando à secura total da copa.
Para combater o “nemátodo” é importante detectar e remover os pinheiros mortos ou com sintomas de declínio, preferencialmente no período de Novembro a Março de cada ano, eliminar todos os sobrantes de exploração florestal e controlar a população do insecto-vector durante o seu período de voo (Abril a Outubro) por meio de armadilhas.
O SEPNA da GNR diz estar "particularmente atento ao fenómeno, tendo vindo a incrementar a fiscalização do transporte de madeira de pinheiro e seus derivados, sendo que é exigível a circulação com um passaporte fitossanitário ou, no caso de paletes ou ripas de acondicionamento de cargas, marcação própria relativa ao tratamento das madeiras."
Paralelamente estas acções "pretendem ainda difundir em larga escala as medidas a adoptar pelos transportadores para que seja dado escrupuloso cumprimento ao que a Lei estipula nesta matéria, através de uma atitude de proximidade e pedagogia activa".
Nesta operação foram fiscalizadas 75 viaturas, na sua grande maioria pesados de mercadorias, sendo que foram verificadas 19 situações de irregularidade e que motivaram a elaboração dos competentes autos de contra-ordenação. © NCV