Procissão da Ressurreição que se realiza anualmente em Castelo de Vide, na manhã do Domingo de Páscoa. (vídeo de Emílio Nunes)
Mostrar mensagens com a etiqueta Páscoa 2012. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Páscoa 2012. Mostrar todas as mensagens
11 de abril de 2012
8 de abril de 2012
6 de abril de 2012
Apresentação da reedição de "Fala Yael" antecede
estreia de documentário de Francisco Manso
Será apresentada esta tarde, pelas 18 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho a reedição do livro "Fala Yael", da autoria de Ana Bela Santos.
Segue-se imediatamente no mesmo local a estreia do documentário "Castelo de Vide - Uma história singular", realizado pelo cineasta Francisco Manso. © NCV
Marcadores:
"Fala Yael",
Ana Bela Santos,
Documentário,
Francisco Manso,
LOCAL,
Páscoa 2012
5 de abril de 2012
"Benção dos Borregos em nome da Tradição"
com transmissão televisiva para 24 países
![]() |
| Clicar para ampliar. |
"A Câmara Municipal informa todos os agricultores que a tradicional “Bênção dos Borregos” este ano terá lugar às 10.00h no sítio habitual, chamando a atenção que a mesma será alvo de diferentes reportagens televisivas, uma das quais com transmissão internacional em 24 países.
Este ritual, muito para além do negócio, faz parte da nossa tradição pascal e da identidade cultural e religiosa da nossa terra.
Apela-se aos criadores de gado ovino que compareçam e mantenham a tradição dos avós, pois só assim é possível mostrar às gerações presentes e futuras uma festa única no país e que tanto nos diferencia.
Obrigado".
5 de Abril de 2012
Marcadores:
Benção dos Borregos,
Câmara Municipal de Castelo de Vide,
LOCAL,
Páscoa 2012
Programa religioso da Semana Santa
![]() |
Prossegue hoje, dia de Quinta-feira Santa. O programa religioso da Páscoa
em Castelo de Vide.
Pelas 18 horas haverá missa solene na Igreja Matriz. Pelas 21 horas a
imagem de Nossa Senhora da Soledade é levada em procissão da Igreja Matriz para
o Calvário, seguindo-se (21:30 horas) a “adoração individual” ao Santíssimo
Sacramento, também na Igreja Matriz, com
confissões.
Celebração da Paixão
Amanhã, Sexta-feira Santa, pelas 15 horas decorre a Celebração da
Paixão, na Igreja Matriz, seguindo-se pelas 16:30 a Procissão do Enterro do
Senhor, que começa no Calvário.
Bênção dos cordeiros e Vigília Pascal
No Sábado Santo o programa começa por referir a habitual “benção dos
cordeiros” na na Praça D. Pedro V, logo pelas 10 horas da manhã.
“Esta bênção costuma atrair os meios de comunicação social, mas não faz
parte da semana santa dos cristãos” explica a Paróquia no Boletim Paroquial. E
continua: “era um elemento muito importante na Páscoa dos Judeus. Ao
procedermos à bênção dos cordeiros, invocamos o acolhimento e a tolerância da
comunidade cristã de outrora, de Castelo de Vide para com a comunidade judaica
perseguida e acossada de Espanha”.
“O ponto culminante da Semana Santa”
Vigília Pascal – Celebração da Páscoa na Igreja Matriz – tem início
pelas 21 horas, e é considerado em edição recente do Boletim Paroquial como “o
ponto culminante da Semana Santa” e “a maior de todas as festas da comunidade
cristã”.
“Na Vigília Pascal serão utilizados chocalhos, guizos, campainhas e
bombos como formas de viver, anunciar e associar, entre nós, as alegrias da Páscoa”,
lê-se no Boletim Paroquial.
Intrusos “embriagadas ou
dementes”?
Noutro passo dessa edição do Boletim Paroquial podemos ler ainda, sobre
a Vigília Pascal, que “às vezes introduzem-se nesta festa pessoas embriagadas
ou dementes para provocar distúrbios, como já aconteceu entre nós. Quando tal
acontecer devem ser os cristãos responsáveis e presentes na celebração a
acalmar esses intrusos, em vez de s entregar ao braço secular. A festa é para
aqueles que são capazes de compreender”.
“Este ano terá a participação da
TV”
No Domingo da Ressurreição a Procissão da Ressurreição sai e regressa à
Igreja Matriz às 11 horas, seguindo-a tradicional missa solene que “este ano
terá a participação da TV”, de acordo com o Boletim Paroquial.
Na 2ª Feira de Páscoa – feriado municipal – tem lugar a Festa de Nossa
Senhora da Luz, com Missa na Capela (12 horas) e procissão ao final da tarde
(18 horas).
O cartaz de divulgação distribuído pela Paróquia sublinha que “as
procissões são organizadas pela Paróquia e pela Santa Casa da Misericórdia” e
informa que “a Câmara Municipal participa especialmente na Procissão e Missa do
Domingo de Páscoa”.
Por outro lado, “colaboram activamente nas celebrações a Banda Musical
“União Artística”, os Bombeiros Voluntários, a GNR de Castelo de Vide e o
Rancho Folclórico”. © NCV
Marcadores:
LOCAL,
Paróquia de Castelo de Vide,
Páscoa 2012,
Semana Santa
4 de abril de 2012
2 de abril de 2012
1 de abril de 2012
30 de março de 2012
28 de março de 2012
26 de março de 2012
Férias Desportivas Páscoa 2012
decorrem durante toda esta semana
![]() |
| Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
Decorrem durante toda esta semana as actividades do programa "Férias Desportivas Páscoa 2012", uma organização do pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Castelo de Vide.
As modalidades desportivas incluídas na edição deste ano englobam caminhada, futebol. andebol, ténis, natação, matraquilhos, snooker, téwnis de mesa e voleibol. Podem participar jovens dos 8 aos 15 anos que se inscrevam no Pavilhão Municipal. © NCV
Marcadores:
Férias Desportivas,
LOCAL,
Páscoa 2012
23 de março de 2012
Férias Desportivas Páscoa 2012
decorrem durante a próxima semana
![]() |
| Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
Decorrem de 26 a 30 de Março as actividades do programa "Férias Desportivas Páscoa 2012", uma organização do pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Castelo de Vide. As modalidades desportivas incluidas este ano englobam caminhada, futebol. andebol, ténis, natação, matraquilhos, snooker, téwnis de mesa e voleibol. Podem participar jovens dos 8 aos 15 anos que se inscrevam no Pavilhão Municipal. © NCV
Marcadores:
Férias Desportivas,
Gabinete de Desporto,
LOCAL,
Páscoa 2012
20 de março de 2012
Quinzena Gastronómica do Cabrito e do Borrego
em Marvão de 1 a 15 de Abril
O
Município de Marvão organiza de 1 a 15 de Abril a 7.ª edição da
já conhecida Quinzena Gastronómica dedicado ao Cabrito e ao Borrego
e que decorre durante a época da Páscoa.
Nos
restaurantes aderentes poderão ser degustadas as melhores e
mais ricas receitas de borrego e cabrito com o objetivo de
“deliciar os que consigo vão sentar-se para uma refeição
pascal”.
Como
habitualmente, a Câmara Municipal de Marvão aproveita esta
oportundiade para deixar um convite para que na Páscoa “venha
passar umas merecidas férias a Marvão, em qualquer das 40 unidades
hoteleiras do nosso concelho, e assim provar as autênticas iguarias
do cabrito e do borrego”.
Tendo
a tradição portuguesa sempre na sua base, e a culinária marvanense
no seu complemento, as sugestões vão desde as mais tradicionais às
mais imaginativas: costeletas de borrego com ervas aromáticas;
chanfana de cabrito; ensopado de borrego; cabrito de cachafrito;
borrego assado no forno, as famosas sopas de sarapatel.
O
borrego e o cabrito encontram-se no topo da lista de alimentos para
esta quadra. A carne de cabrito, por exemplo, possui menos 40% de
gordura saturada que a carne de frango sem pele. Este valor ascende a
percentagens impressionantes quando comparado com a carne de vaca
(-850%) e com a de porco (-1100%).
“Embora
não seja tão magra como a do cabrito, a carne de borrego é muito
apreciada. Em Marvão é sobretudo na Páscoa que o consumo aumenta,
fruto de uma tradição que se mantém à mesa”, refere o
comunicado da Autarquia Marvanense.
Por
outro lado, a Autarquia local anuncia que “em parceria com a
Paróquia de Marvão e a Santa Casa da Misericórdia, durante estes
dias será possível visitar todas as igrejas da Vila de Marvão”.
© NCV
15 de março de 2012
Subscrever:
Mensagens (Atom)
















