Desde meados de Julho de 2007 que os Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide contam com mais uma viatura, no caso um autotanque.
Trata-se de uma Viatura Tanque de Grande Capacidade - VTGC - que vem enriquecer, e de que maneira, os meios disponíveis neste Corpo de Bombeiros.Ao que o nosso jornal conseguiu apurar, o camião é de marca DAF, tem três eixos e possui 320 cavalos. Foi importado da Bélgica, sendo o ano de fabrico 1999.
O tanque é em inox e tem uma capacidade de 17500 litros. Os Bombeiros fizeram questão de adquirir o depósito em inox a fim de poder transportar água para consumo público, para além de outros fins como o combate a incêndios. Refira-se ainda que a viatura está equipada com duas bombas de alto débito em baixa pressão.
O camião foi beneficiado e pintado por uma empresa da especialidade da região de Fátima. O investimento realizado pela Corporação castelovidense na aquisição desta denominada VTGC 03 ronda os 40 mil euros. Ao que sabemos os Bombeiros deverão receber alguns apoios para fazer face a este débito de tesouraria.
Recorde-se que os Voluntários de Castelo de Vide tiveram em tempos um autotanque com capacidade de 42 mil litros que viria a sofrer danos que o tornariam irrecuperável.
Quanto a este VTGC 03 ser mais pequeno até é encarado como tendo algumas vantagens. Por exemplo vai a locais mais limitados em termos de acessos, pode ficar estacionado no quartel e ainda ser conduzido por um qualquer motorista.
De referir que durante a fase Charlie de combate a incêndios este VTGC 03 integra a Equipa Logística de Apoio ao Combate (ELAC), a qual inclui dois bombeiros de Castelo de Vide escalonados permanente para guarnição deste autotanque. © JRR/NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário