12 de fevereiro de 2021

CIMAA assumiu compromisso decisivo no combate à pandemia sem perder ambição de futuro


Hugo Hilário, Presidente da CIMAA.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) tem assumido o compromisso de, no âmbito das suas competências, ter um papel empenhado, comprometido e decisivo no combate à exigente e desafiante conjuntura sanitária, económica e social provocada pela pandemia.
“O desenvolvimento desse trabalho não diminuiu, todavia, a nossa ambição em aprofundar os projetos e as iniciativas previstas e em construir e abraçar novos desafios e necessidades”, adianta uma nota desta instituição intermunicipal.
Entre as medidas adotadas no âmbito do combate à Covid-19, a CMAA releva:
- a realização de reuniões semanais de coordenação e concertação de respostas no território, com a participação dos 15 autarcas dos municípios abrangidos, do Comando Distrital de Operações de Socorro de Portalegre (CDOS), do Conselho Diretivo da ULSNA e da Direção do Centro Distrital da Segurança Social;
- a aquisição, através da central de compras da CIMAA, de equipamentos de proteção individual (EPI) para os municípios poderem distribuir pelas suas IPSS´s.
- a celebração de acordo de colaboração com a ULSNA, que visou a aquisição dos meios essenciais à operacionalização dos cuidados de saúde e segurança dos profissionais (EPI), contribuindo assim para capacitar a saúde pública, suportando os 15 municípios a componente nacional de 15 % de um investimento global de 1 milhão de euros.
- a celebração de acordo de colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa para testagem dos utentes e colaboradores dos lares residenciais (LR) e das estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI), bem como parcerias e colaboração com o Centro Distrital do Instituto da Segurança Social, I.P. e a Autoridade Local de Saúde;
- a participação dos 15 Municípios na organização e definição das próximas etapas do Plano Nacional de Vacinação para imunização à Covid-19, contribuindo para agilizar e acelerar o processo, designadamente com a criação das estruturas municipais de vacinação que imprimirão uma nova dinâmica de distribuição das vacinas no terreno.
Gabinete Técnico Florestal, transportes, Barragem do Pisão, Águas do Alto Alentejo...
Não obstante toda esta mobilização de esforços e recursos para o combate à pandemia, a CIMAA não diminuiu a “ambição de execução da estratégia para o desenvolvimento do território” previamente aprovada pelos municípios:
- O Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal da CIMAA (GTFI) dando continuidade ao seu trabalho de prevenção e proteção contra riscos de incêndios no Alto Alentejo, desenvolveu iniciativas, como ações de fogo controlado e trabalhos de silvicultura preventiva na rede primária de faixas de gestão de combustível, e investimentos em meios e equipamentos necessários.
- Foram dinamizadas medidas de reforço da mobilidade nos serviços de transporte público do Alto Alentejo, quer assegurando o seu normal funcionamento e segurança sanitária, quer fomentando a sua atratividade e responsabilidade social através de descontos nos passes sociais e de estudantes, e a oferta do passe social para quem tenha um grau de incapacidade superior a 60 %.
- Continuam os 15 municípios empenhados em ter um papel decisivo no processo do Empreendimento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, a futura Barragem do Pisão, cujos trâmites decorrem. Este projeto é estruturante para o futuro da região, abraçando os novos desafios ambientais e de desenvolvimento que aspiramos, e assegura uma transição energética sustentável, o abastecimento público de água ás populações e a dinamização económica dos nossos territórios.
- Promoveu a CIMAA a constituição da Empresa Intermunicipal de Águas do Alto Alentejo, cumprindo com as orientações de necessidade de agregação dos sistemas, com o objetivo de dar escala e condições aos nossos municípios para investirem (com financiamento comunitário no âmbito do POCEUR) na gestão eficiente da rede e na melhoria dos serviços prestados sobretudo ao nível do controlo e redução de perdas, garantindo um uso mais sustentável de um bem precioso como é a água.
Os Municípios nestes ”duros e inesperados meses de pandemia”
“A CIMAA renova o seu compromisso de mobilizar esforços e meios para combater a pandemia, sem prescindir de ter ambição de futuro”, remata a nota acima referida. “Agradecemos o trabalho dedicado, esforçado e contínuo ao longo destes duros e inesperados meses de pandemia dos 15 municípios desta comunidade, em tempos particularmente difíceis e exigentes. Continuaremos juntos a articular posições e a partilhar desafios, liderando respostas concretas aos problemas das nossas populações e de todo o Alto Alentejo”. © NCV

Sem comentários: