![]() |
| Hugo Hilário, Presidente da CIMAA. |
Mostrar mensagens com a etiqueta transportes. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta transportes. Mostrar todas as mensagens
12 de fevereiro de 2021
CIMAA assumiu compromisso decisivo no combate à pandemia sem perder ambição de futuro
“O desenvolvimento desse trabalho não diminuiu, todavia, a nossa ambição em aprofundar os projetos e as iniciativas previstas e em construir e abraçar novos desafios e necessidades”, adianta uma nota desta instituição intermunicipal.
Entre as medidas adotadas no âmbito do combate à Covid-19, a CMAA releva:
- a realização de reuniões semanais de coordenação e concertação de respostas no território, com a participação dos 15 autarcas dos municípios abrangidos, do Comando Distrital de Operações de Socorro de Portalegre (CDOS), do Conselho Diretivo da ULSNA e da Direção do Centro Distrital da Segurança Social;
- a aquisição, através da central de compras da CIMAA, de equipamentos de proteção individual (EPI) para os municípios poderem distribuir pelas suas IPSS´s.
- a celebração de acordo de colaboração com a ULSNA, que visou a aquisição dos meios essenciais à operacionalização dos cuidados de saúde e segurança dos profissionais (EPI), contribuindo assim para capacitar a saúde pública, suportando os 15 municípios a componente nacional de 15 % de um investimento global de 1 milhão de euros.
- a celebração de acordo de colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa para testagem dos utentes e colaboradores dos lares residenciais (LR) e das estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI), bem como parcerias e colaboração com o Centro Distrital do Instituto da Segurança Social, I.P. e a Autoridade Local de Saúde;
- a participação dos 15 Municípios na organização e definição das próximas etapas do Plano Nacional de Vacinação para imunização à Covid-19, contribuindo para agilizar e acelerar o processo, designadamente com a criação das estruturas municipais de vacinação que imprimirão uma nova dinâmica de distribuição das vacinas no terreno.
Gabinete Técnico Florestal, transportes, Barragem do Pisão, Águas do Alto Alentejo...
Não obstante toda esta mobilização de esforços e recursos para o combate à pandemia, a CIMAA não diminuiu a “ambição de execução da estratégia para o desenvolvimento do território” previamente aprovada pelos municípios:
- O Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal da CIMAA (GTFI) dando continuidade ao seu trabalho de prevenção e proteção contra riscos de incêndios no Alto Alentejo, desenvolveu iniciativas, como ações de fogo controlado e trabalhos de silvicultura preventiva na rede primária de faixas de gestão de combustível, e investimentos em meios e equipamentos necessários.
- Foram dinamizadas medidas de reforço da mobilidade nos serviços de transporte público do Alto Alentejo, quer assegurando o seu normal funcionamento e segurança sanitária, quer fomentando a sua atratividade e responsabilidade social através de descontos nos passes sociais e de estudantes, e a oferta do passe social para quem tenha um grau de incapacidade superior a 60 %.
- Continuam os 15 municípios empenhados em ter um papel decisivo no processo do Empreendimento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, a futura Barragem do Pisão, cujos trâmites decorrem. Este projeto é estruturante para o futuro da região, abraçando os novos desafios ambientais e de desenvolvimento que aspiramos, e assegura uma transição energética sustentável, o abastecimento público de água ás populações e a dinamização económica dos nossos territórios.
- Promoveu a CIMAA a constituição da Empresa Intermunicipal de Águas do Alto Alentejo, cumprindo com as orientações de necessidade de agregação dos sistemas, com o objetivo de dar escala e condições aos nossos municípios para investirem (com financiamento comunitário no âmbito do POCEUR) na gestão eficiente da rede e na melhoria dos serviços prestados sobretudo ao nível do controlo e redução de perdas, garantindo um uso mais sustentável de um bem precioso como é a água.
Os Municípios nestes ”duros e inesperados meses de pandemia”
“A CIMAA renova o seu compromisso de mobilizar esforços e meios para combater a pandemia, sem prescindir de ter ambição de futuro”, remata a nota acima referida. “Agradecemos o trabalho dedicado, esforçado e contínuo ao longo destes duros e inesperados meses de pandemia dos 15 municípios desta comunidade, em tempos particularmente difíceis e exigentes. Continuaremos juntos a articular posições e a partilhar desafios, liderando respostas concretas aos problemas das nossas populações e de todo o Alto Alentejo”. © NCV
9 de abril de 2018
Assegurado transporte de Póvoa e Meadas para Rastreio do Cancro da Mama em Castelo de Vide
![]() |
|
Clicar
na imagem para ampliar o cartaz.
|
A
Junta de Freguesia de Póvoa e Meadas anunciou que está a ser
disponibilizado transporte daquela localidade para a sede de concelho
a todas as mulheres que pretendam submeter-se ao rastreio do cancro
da mama. O transporte sai “junto ao jardim” duas vezes por dia
(9:30 e 13 horas).
A
Liga Portuguesa contra o Cancro está a realizar um Rastreio do
Cancro da Mama até ao dia 13 de Abril (sexta-feira) em Castelo de
Vide. A sua unidade móvel está disponível junto ao Centro de Saúde
de 2ª a 6ª feira entre as 8:30 e as 18:30 horas.
Para
contactos podem ser utilizados os telefones 245009299 ou 915 999 890.
©
NCV
20 de julho de 2017
A caminho do Festival Andanças
e a contribuir para o ambiente
A menos de um mês do início do Festival Andanças a organizadora Associação PédeXumbo sugere a quem ainda não tenha organizado a sua viagem até Castelo de Vide que o faça “com a menor pegada ecológica possível”, para o que tem várias opções à sua escolha.
Pode ser comprado bilhete online com a Rede-Expressos usufruindo de 25% desconto na sua viagem de ida e volta até Castelo de Vide. Ou, para quem preferir vir de comboio, a CP- Comboios de Portugal oferece 30% de desconto a todos os que optarem por este meio de transporte até Vila Velha de Ródão sendo que “os transferes até Castelo de Vide ficarão a cargo da organização”.
Para quem não consiga prescindir do carro, é aconselhada uma partilha de boleia com os amigos e família, ou o estabelecimento de “amigos novos usando os sites de “carpooling” como o Blabla Car ou o Boleia.net”.
Existe ainda um grupo que vem de bicicleta desde Lisboa até ao Andanças, dinamizado pela Cicloficina dos Anjos, que já está completo, “mas para quem quiser aproveitar a deixa, porque não tomar a iniciativa e vir até ao Andanças a pedalar?”. © NCV
Toda a informação sobre Como Chegar ao Andanças pode ser consultada AQUI.
Marcadores:
BlablaCar,
Boleia-net,
CP-Comboios de Portugal,
Festival Andanças 2017,
LOCAL,
Pedalanças,
Rede Expressos,
transportes
6 de dezembro de 2013
20 de dezembro de 2012
Autarquia assegura transporte amanhã
de Póvoa e Meadas para o mercado semanal
Avisa-se a população da Freguesia de Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas que, na próxima sexta-feira, dia 21 de dezembro, a Câmara Municipal disponibiliza um autocarro para transportar todos os Povoenses que queiram deslocar-se ao mercado semanal em Castelo de Vide.
Partida: Póvoa e Meadas – Castelo de Vide: 08h30
Regresso: Castelo de Vide – Póvoa e Meadas: 13h00
Votos de Boas Festas.
Marcadores:
LOCAL,
Mercado Semanal,
Póvoa e Meadas,
transportes
26 de maio de 2009
Ainda o IC 13
Ao contrário do que tínhamos anunciado, não foi a 11 de Maio, mas sim a 15 do mesmo mês, sexta-feira, que abriu oficialmente o troço do IC 13 entre Crato e Alter do Chão. Mas refira-se que já antes alguns automobilistas por lá transitavam, pois a estrada estava transitável. Recorde-se ainda que anteriormente, a 17 de Março pp., foi inaugurado o lanço entre Portalegre e o Crato, para felicidade de todos quantos por lá passaram.
Uma nota também para, neste momento, se felicitar todos aqueles que tornaram este velho sonho em realidade. E uma dessas pessoas foi o cidadão e jornalista Manuel Isaac Correia que em artigos de jornais e na rádio muitas palavras ecoou para que o IC 13 não ficasse no papel. © JRR/NCV
Uma nota também para, neste momento, se felicitar todos aqueles que tornaram este velho sonho em realidade. E uma dessas pessoas foi o cidadão e jornalista Manuel Isaac Correia que em artigos de jornais e na rádio muitas palavras ecoou para que o IC 13 não ficasse no papel. © JRR/NCV
26 de janeiro de 2008
Lusitânia Expresso entre Madrid e Lisboa descarrilou junto a S. Pedro de Alcântara

O conhecido comboio internacional Lusitânia Expresso descarrilou a meio desta semana muito perto da localidade de S. Pedro de Alcântara. Fazia o trajecto na direcção Madrid Lisboa com 38 passageiros a bordo.Recorda-se que em 6 de Novembro de 2006 occorreu acidente idêntico na mesma zona quando o comboio circulava no sentido contrário, com 73 passageiros a bordo.
Desta vez não houve feridos ou mortos a lamentar tendo todos os passageiros sido atendidos logo no local, por mera precaução, pelo pessoal de bordo na última carruagem.
Atendidos pelo Centro de Urgencias e Emergências 112 e por elementos da Guardia Civil de Badajoz, Cáceres e de Valência de Alcântara, bem como por bombeiros de ambas as localidades os passageiros foram evacuados por um comboio de meia distância vindo de Cáceres que os transportou para a estação de Arroyo-Malpartida, de onde seguiram viagem de autocarro até Lisboa. © NCV
Fotos © JLCordero/Hoy
Marcadores:
acidente,
Lusitânia Expresso,
S. Pedro de Alcântara,
transportes
27 de abril de 2007
Ministro refere em Portalegre
estradas do distrito que estão em estudo
O Ministro Mário Lino esteve em Portalegre e garantiu que algumas obras há muito reivindicadas pela região estão a ser alvo de atenção por parte do Estado. Obras que indirectamente também beneficiarão Castelo de Vide.
Marcadores:
Distrito de Portalegre,
estradas,
transportes
Subscrever:
Mensagens (Atom)







