Foto © D.R./NCV |
|
Sobre o Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão, o Conselho Intermunicipal tomou conhecimento de que no passado dia 23 de Dezembro foi submetido ao Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente da Agência Portuguesa do Ambiente o Estudo de Impacte Ambiental que permite à CIMAA cumprir com a primeira meta prevista no contrato assinado com o programa Recuperar Portugal.
Requalificação da nova sede
No âmbito da empreitada de requalificação do edifício da Rua 19 de Junho, nova sede da CIMAA em Portalegre, foi discutida a possibilidade de readaptar parte do edifício com o objetivo de criar um novo espaço de co-work com elevados padrões de qualidade e conforto. A adaptação não só permitirá à CIMAA oferecer este novo serviço à população como, também, dotará a Comunidade Intermunicipal de maior capacidade de desenvolvimento da região e de apoio aos seus municípios associados.
Admissão de assistente técnico
Foi também discutida a necessidade de colocar em marcha o procedimento concursal comum para a contratação de um assistente técnico face às crescentes necessidades decorrentes do trabalho da Estrutura Técnica de Apoio Técnico para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Alto Alentejo. A ocupação deste posto de trabalho permitirá aprofundar ainda mais a capacidade de trabalho e de resposta da CIMAA.
Próxima reunião a 10 de Fevereiro no Gavião
A próxima reunião Intermunicipal terá lugar a 10 de Fevereiro no Gavião. A CIMAA é uma entidade que tem como missão a promoção e a defesa dos interesses comuns dos quinze municípios associados, impulsionando o seu desenvolvimento integrado e sustentado, valorizando parcerias, criando sinergias e maximizando complementaridades. Entre eles estão os concelhos de Alter Do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo De Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sôr, Portalegre e Sousel.
António Pita: 28 milhões de fundos comunitários no Alto Alentejo
O Município de Castelo de Vide esteve representado nesta reunião pelo Presidente da Câmara Municipal, António Pita que sublinhou nas redes sociais o facto de a CIMAA ter “75,37% executado das candidaturas do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Alto Alentejo o que corresponde a 28 milhões de investimento de fundos comunitários no Alto Alentejo”.
Nesta reunião o autarca diz ter obtido “a confirmação de que a CIMAA é um bom exemplo para o país naquilo que é o grande desafio das CIMs em aproveitarem os fundos comunitários para investir no território, no caso nos 15 municípios e empresas do Alto Alentejo”.
“Assim, em 2021, dos 38 milhões de euros contratualizados neste pacto do distrito de Portalegre, já foram investidos cerca de 28 milhões de euros”, adianta.
“Os municípios do Alto Alentejo estão de parabéns por cumprirem a bom ritmo os compromissos assumidos. Agora importa preparar o futuro quadro comunitário com igual sucesso”, conclui António Pita. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário