Fotos © CMM/NCV |
Decorreu esta semana na Vila de Marvão o 5º encontro de autarquias europeias pertencentes ao projeto #EuSAVE – EU Citizens’ Action for Smart Historic Villages, visando a partilha de projetos de sucesso de desenvolvimento nas vilas históricas visando a criação de sinergias entre a inovação social e o património cultural.
A sessão de abertura contou com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Marvão, Luís Vitorino, do técnico superior da CIMAA, Duarte Claudino, e da presidente do Concello de Vimianzo, Mónica Rodríguez Ordóñez.
Para além de uma visita à cidade romana de Ammaia e ao Castelo de Marvão, os parceiros do projeto tiveram a oportunidade de conhecer melhor os projetos Rail Bike Marvão, o Festival Internacional de Música de Marvão, o Periferias Festival Internacional de Cinema de Marvão, e o Roteiro Megalítico de Marvão, que foram apresentados pelos seus representantes.
Criar uma rede de vilas históricas inteligentes
Este projeto é cofinanciado pelo programa “Europe for Citizens”, da União Europeia, engloba municípios de oito países europeus (Portugal, Espanha, Itália, Croácia, Bélgica, Bulgária, Letónia e Macedónia), e tem, como principal objetivo, criar uma rede de vilas históricas inteligentes, que permita desenvolver estes territórios rurais de baixa densidade populacional, através do envolvimento dos cidadãos na atividade socioeconómica, pela promoção de ações de compromisso social e definindo estratégias de desenvolvimento local, baseadas nas oportunidades oferecidas pelo seu património material e imaterial. © NCV
Foto © CMM/NCV |
Sem comentários:
Enviar um comentário