Clicar na imagem para ampliar. |
O Embaixador do Estado de Israel em Portugal, Dor Shafira, e o Secretário de Estado do Turoismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda estarão presentes esta quinta-feira em Castelo de Vide para participarem nuim conjunto de cerimónias de inauguração e abertura ao público da “Casa da Inquisição – The Inquisition Experience” na Rua Nova.
“Valorizar a oferta cultural e turística”
Segundo António Pita, cumpre-se assim “um objetivo muito ambicioso” de “valorizar a oferta cultural e turística de Castelo de Vide, da região, da Rede de Judiarias de Portugal e até da antiga península Sefardita”.
O autarca adianta nas redes sociais que acredita “na qualidade do projeto e no intenso e competente trabalho das equipas que têm desenvolvido a museologia e museografia, bem como na originalidade, inovação e intrepidez da abordagem ao tema”. E que “este novo espaço (...) contribuirá para Castelo de Vide consolidar o seu lugar na vanguarda dos destinos portugueses referenciados internacionalmente como pontos de visita obrigatória no segmento do turismo religioso judaico”.
Visitas acompanhadas para a população só depois do dia 16
“Depois do dia 16, haverá oportunidade para a população e todos os interessados visitarem o espaço, com acompanhamento técnico mediante marcação prévia”, anuncia o autarca, que remata: “mais um antigo sonho que agora irá ser realizado para ajudar o nosso concelho a ser ainda mais atrativo e forte na captação de visitantes”.
“Guiomar Mendes – Judia de Castelo de Vide queimada em Auto de Fé”
Clicar na imagem para ampliar. |
A inauguração propriamente dita da “Casa da Inquisição – The Inquisition Experience” na Rua Nova (antiga Casa do Morgado) está prevista para as 11:30 horas.
Livro “Judeus de Elvas” e projeto “Arquivo Digital da Herança Judaica”
As cerimónias terminam com uma degustação de produtos regionais pelas 12:30 horas no edifício das antigas Termas de Castelo de Vide durante a qual fará pelas 14:30 horas uma intervenção o Professor António Sousa Lara na sua qualidade de coordenador do Laboratório de Estudos Judaicos da Universidade de Lisboa. Pelas 15:15 horas o programa prevê a apresentação do livro “Judeus de Elvas. Linhagens e relações de parentesco XVI-XVIII” da autoria de João Manjel Brás e Nuno Borrego e também prefaciado por António Pita (ver notícia AQUI).
A finalizar o programa a empresa Visualforma fará uma apresentação do projeto “Arquivo Digital da Herança Judaica. Fontes e Genealogia”. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário