14 de abril de 2023

Conselho da CIMAA aprovou em Portalegre votos de pesar pelas mortes de Rui Nabeiro e Armando Varela

Foto © CIMAA/NCV
A Sala de Capítulo da Câmara Municipal de Portalegre recebeu na passada quinta-feira dia 13 de Abril, a reunião mensal do Conselho Intermunicipal da CIMA na qual a Câmara Municipal de Castelo de Vide se fez representar mais uma vez pelo seu vice-pfresiente Nuno Calixto.
Nesta que foi a quarta reunião do Conselho em 2023, foram aprovados por unanimidade votos de pesar pelo falecimento do Comendador Rui Nabeiro e do antigo presidente da CIMAA Armando Varela. O momento foi assinalado com um minuto de silêncio em memória de “duas personalidades que com o seu trabalho, generosidade e humanismo, ajudaram a moldar o Alto Alentejo que hoje conhecemos”.
Articulação dos Municípios com a ULSNA
Presente nesta reunião esteve o presidente do Conselho de Administração da ULSNA, Joaquim Araújo, que fez aos autarcas do Alto Alentejo um ponto de situação a propósito dos investimentos em equipamentos e infraestruturas no sentido de melhorar e alargar os serviços de saúde prestados na região.
Joaquim Araújo e os autarcas aproveitaram o momento para debater formas de agilizar e tirar o melhor partido das oportunidades de captação de investimento trazidas pelo PRR, bem como do novo quadro comunitário 2030, cujos eixos estratégicos estão por esta altura a ser definidos para o Alto Alentejo.
Do debate entre a CIMAA e o representante da ULSNA “destacam-se o espírito de união em torno do objetivo de, através do trabalho por serviços de saúde mais competentes e de proximidade, tornar a região cada vez mais atraente e capaz de fixar a sua população”, de acordo com um comunicado divulgado sobre esta reunião.
Revisão dos Planos Regionais de Ordenamento do Território (PROT)
Foi também abordada a recente proposta de resolução do Conselho de Ministros tendo em vista a revisão dos Planos Regionais de Ordenamento do Território (PROT). Esta revisão tem como propósito, entre outros objetivos, o reforço da coesão territorial, a diversificação da base económica em função do potencial endógeno de cada território, a definição dos usos do solo, a promoção de dinâmicas regionais com base nas realidades territoriais ou a revitalização de territórios de floresta.
A próxima reunião do Conselho Intermunicipal da CIMAA terá lugar em Alter do Chão, no próximo dia 11 de Maio. © NCV
Foto © CIMAA/NCV

Sem comentários: