Fotos © Museu da Tiflologia/NCV |
Toda a informação pode ser consultada AQUI, onde também podem ser facilmente concretizadas as contribuições (doações).
Museu da Tiflologia em Castelo de Vide
Com um objetivo de 35 000 euros este projeto tecnológico “Pôr as árvores a falar” enquadra-se e está a ser desenvolvido pelo Professor Manuel da Costa Leite no Centro de Experiência Viva do Museu da Tiflologia em Castelo de Vide (ver toda a informação AQUI).
Numa primeira fase, uma e depois mais duas das 37 oliveiras do “jardim sensorial” anexo a este Museu vão ser objeto de experiências que conjugam recursos tecnológicos diversos para, em última instância, pô-las a falar e a dialogar, cada uma com personalidade própria.
Trata-se de um processo de investigação que projeta um futuro em que os dispositivos falantes dialogantes serão em muitos casos pura e simplesmente complementos - ou até substitutos - de legendas, etiquetas, etc..
Centro Português de Tiflologia
O Centro Português de Tiflologia, também designado abreviadamente por CPTEI, é uma associação científica com sede e domicílio em Castelo de Vide, na Fundação Nossa Senhora da Esperança.
O CPTEI tem por objetivo principal investigar, estudar, desenvolver, validar e aplicar teorias e boas práticas reabilitativas em equidade no âmbito da tiflologia.
Nesse sentido o seu objeto principal inclui a reabilitação e integração, o desenvolvimento de competências pessoais e sociais e a divulgação da investigação científica, tecnológica e respetiva aplicação, bem como a produção e distribuição de conteúdos científicos, em estreita cooperação com outros Centros de Investigação e Formação congéneres, Institutos de Ensino Superior, em Portugal e no estrangeiro. © NCV
(Programa Portugal em Direto da RTP1, emitido a 22 de Junho de 2021)
Sem comentários:
Enviar um comentário