26 de março de 2024

TRANSCOM-EUROACE: Alentejo e Extremadura unidos em torno da eficiência energética transfronteiriça

Fotos © CIMAA/NCV
O auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) recebeu no passado dia 20 de Março (quarta-feira), a segunda reunião de coordenação presencial do TRANSCOM-EUROACE, um projeto coordenado pela Agência de Energia da Extremadura (Agenex) e que resulta de uma contínua cooperação institucional entre vários parceiros, nos quais se incluem a CIMAA e a Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo (AREANATejo), entre outros.
Integrado no programa Interreg VA España-Portugal (POCTEP), o seu principal objetivo é o estabelecimento de uma Rede Transfronteiriça de Comunidades Energéticas na zona EUROACE. Para tal, irá desenvolver um Serviço Transfronteiriço de Assessoria Comunitária (STAC), que permitirá implementar um sistema de apoio para os interessados na criação e desenvolvimento de comunidades energéticas, que envolvam: autoridades locais, cidadãos e pequenas e médias empresas. Todos estes fatores irão contribuir para que consigamos alcançar uma transição energética justa e inclusiva, através do fomento de investimento em infraestruturas sustentáveis, bem como da participação de parceiros que, tradicionalmente, não estão envolvidos no setor energético, mas que desempenham um papel importante.
O Projeto TRANSCOM-EUROACE pode ser seguido nas redes sociais (Twitter e Facebook) ou no website (AQUI) ainda em fase de construção, mas que já contém alguma informação.
Para além da CIMAA, AREANATejo e da Agenex, estiveram presentes as Comunidades Intermunicipais do Alentejo Central, do Baixo Alentejo e da Beira Baixa, a Federación de Municipios y Provincias de Extremadura (FEMPEX), a Diputación Provincial de Cáceres, a Diputación de Badajoz – Área de Desarrollo Rural e Sostenibilidad, as DG de Cooperativas e Economía Social e DG de Desarrollo Rural (Junta de Extremadura), bem como as Universidades de Évora e da Extremadura.
O Projeto TRANSCOM-EUROACE pode ser seguido nas redes sociais (Twitter e Facebook) ou no website (AQUI) ainda em fase de construção, mas que já contém alguma informação. © NCV

Sem comentários: