![]() |
| Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
Mostrar mensagens com a etiqueta Exposição Salgueiro Maia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Exposição Salgueiro Maia. Mostrar todas as mensagens
21 de abril de 2015
14 de abril de 2015
Exposição alusiva a Salgueiro Maia
em Santarém até dia 8 de Maio
![]() |
| Fotos © CMCV/NCV Clicar na imagem para visionar as fotos individuais. |
A exposição "Salgueiro Maia: Um Legado Ainda Não Cumprido" foi inaugurada em Santarém, no dia 10 de Abril, no Convento de S. Francisco. A mostra, a cargo da Câmara Municipal de Castelo de Vide, reúne peças do espólio que o Capitão de Abril doou ao Município.
De modo a comemorar a Revolução de 25 de Abril a exposição, que estará patente até dia 8 de Maio, divide-se em duas partes. A primeira é alusiva à vida de Fernando Salgueiro Maia, com objetos de caráter mais pessoal, as fardas militares, os diplomas adquiridos, insígnias e, até, o testamento que lavrou. A segunda parte destaca o dia da Revolução dos Cravos, através das fotos de 25 de Abril de 1974 e de trabalhos realizados pelos alunos das escolas do concelho de Santarém, no âmbito das comemorações do Dia da Liberdade, para além de outras peças, como o famoso megafone do então Capitão Salgueiro Maia.
A inauguração da exposição contou com as presenças dos Presidentes da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, e da Câmara de Castelo de Vide, António Pita. Para Ricardo Gonçalves é "um orgulho ter esta exposição em Santarém", referindo a importância do papel de Salgueiro Maia na História portuguesa, o qual "fez uma revolução, não para si, mas para as gerações vindouras".
António Pita firmou a "obrigação de os dois municípios lembrarem Salgueiro Maia" e referiu a "ambição de Castelo de Vide" em ter um espaço museológico dedicado ao célebre militar, o que "estará, para muito breve, com um final feliz à vista".
No evento, Jorge Morais, que a 25 de Abril de 1974 era estagiário no jornal "A República", efetuou ainda um acompanhamento cronológico dos acontecimentos na Revolução dos Cravos. © Susana Serra/CMCV/NCV
![]() |
| Fotos © CMCV/NCV Clicar na imagem para visionar as fotos individuais. |
Marcadores:
Exposição Salgueiro Maia,
LOCAL,
Santarém
18 de novembro de 2014
Dia 12 de Novembro de 2014:
uma data histórica para Castelo de Vide!
“Fez questão de presidir ao acto Sua Excelência a Presidente da Assembleia da República Assunção Esteves, que na circunstância proferiu um discurso notável, de enorme riqueza de conteúdo, sobre o papel de Salgueiro Maia e os valores da Democracia. A profundidade e a convicção das palavras proferidas, para além de prestarem justa e digna homenagem a "um dos grandes da história de Portugal", renovam a esperança da materialização do projecto cultural que o capitão de Abril designou para a terra que o viu nascer, ganhando assim a ideia um fôlego fundamental face à dimensão nacional reclamada para o efeito”.
“O presidente da Câmara Municipal António Pita abriu o ato fazendo uso da palavra para agradecer a oportunidade única e sem memória na história de Castelo de Vide de a voz da população poder ser ouvida, em discurso direto e oficialmente, nos corredores da casa-mãe da democracia portuguesa, expressando igualmente os receios e anseios que têm perpassado nos representantes políticos e na comunidade a respeito do assunto”.
“O edil, acompanhando a Presidente da Assembleia da Republica na interessada visita guiada que esta fez questão de efectuar à exposição, teve ainda a oportunidade de relevar o texto da declaração testamentária de Salgueiro Maia, a qual mereceu a melhor atenção daquela que é a 2ª personalidade do Estado, porquanto, pelo próprio cunho do herói de Abril está claro onde o mesmo quis que os seus restos mortais descansem em paz”.
“Assim, muito para além deste acontecimento assumir uma evidente relevância na história política do Município, importa sobretudo acreditar que esta oportunidade poderá ter sido determinante para o cabal esclarecimento e cumprimento dos desígnios daquele que constitui orgulhosamente para Castelo de Vide uma das figuras mais preponderantes da História Contemporânea portuguesa”.
“A Câmara Municipal agradece à Entidade Regional de Turismo Alentejo-Ribatejo o apoio prestado, bem como a todas as entidades, membros dos órgãos autárquicos do concelho e funcionários municipais cuja presença honraram o ato”. © GCP/NCV
“O presidente da Câmara Municipal António Pita abriu o ato fazendo uso da palavra para agradecer a oportunidade única e sem memória na história de Castelo de Vide de a voz da população poder ser ouvida, em discurso direto e oficialmente, nos corredores da casa-mãe da democracia portuguesa, expressando igualmente os receios e anseios que têm perpassado nos representantes políticos e na comunidade a respeito do assunto”.
“O edil, acompanhando a Presidente da Assembleia da Republica na interessada visita guiada que esta fez questão de efectuar à exposição, teve ainda a oportunidade de relevar o texto da declaração testamentária de Salgueiro Maia, a qual mereceu a melhor atenção daquela que é a 2ª personalidade do Estado, porquanto, pelo próprio cunho do herói de Abril está claro onde o mesmo quis que os seus restos mortais descansem em paz”.
“Assim, muito para além deste acontecimento assumir uma evidente relevância na história política do Município, importa sobretudo acreditar que esta oportunidade poderá ter sido determinante para o cabal esclarecimento e cumprimento dos desígnios daquele que constitui orgulhosamente para Castelo de Vide uma das figuras mais preponderantes da História Contemporânea portuguesa”.
“A Câmara Municipal agradece à Entidade Regional de Turismo Alentejo-Ribatejo o apoio prestado, bem como a todas as entidades, membros dos órgãos autárquicos do concelho e funcionários municipais cuja presença honraram o ato”. © GCP/NCV
Fotos ©
Alentejo360/NCV
Marcadores:
Assembleia da República,
Exposição Salgueiro Maia
13 de novembro de 2014
Salgueiro Maia no Palácio de S. Bento:
parte do espólio do Capitão castelo-vidense
em exposição até 28 de Novembro
Uma
parte do espólio deixado por Salgueiro Maia está exposta, até dia
28 de Novembro, no Palácio de S. Bento, em Lisboa.
A
inauguração da mostra teve lugar esta quarta-feira e ficou a cargo
da Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, que no
seu discurso lembrou a importância que o Herói de Abril
castelo-vidense teve na conquista da Democracia do nosso país.
Para
António Pita, presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide,
esta exposição é - além da óbvia homenagem a Salgueiro Maia -
uma forma de dar voz aos castelo-videnses. Em simultâneo, este
momento lança a reflexão sobre duas questões: a tão falada ida ou
não dos restos mortais do Capitão para o Panteão Nacional e o
futuro do espólio por ele deixado. © Alentejo 360/NCV
Vd mais informações e fotos AQUI.
Marcadores:
Alentejo 360,
Assembleia da República,
Exposição Salgueiro Maia,
Vídeo
12 de novembro de 2014
10 de novembro de 2014
Exposição na Assembleia da República sobre Salgueiro Maia é inaugurada na 4ª feira à tarde
Conforme o NCV noticiou (ver notícia AQUI), a Assembleia da República, com a colaboração da Câmara Municipal de Castelo de Vide e o Turismo do Alentejo, promove no Palácio de S. Bento entre 12 a 28 de Novembro a exposição “Salgueiro Maia: Contributos para uma Biografia de um herói de Abril”.
A exposição será solenemente inaugurada na próxima quarta-feira, dia 12 de Novembro, pelas 14 horas, na Assembleia da República. Segundo o convite, a cerimónia é seguida por uma “degustação de produtos regionais alentejanos”.
Segundo uma nota difundida pelo Gabinete Sócio-Cultural da Câmara MUnicipal de CAstelo de Vide, "trata-se de uma mostra do espólio pessoal doado por Salgueiro Maia ao Município de Castelo de Vide que vai estar patente ao público na Assembleia da República". "Entre as peças expostas figurará o célebre megafone com que em 25 de Abril, no Largo do Carmo, o então capitão Maia intimou Marcello Caetano a render-se e a entregar o poder às forças da democracia, bem como o testamento lavrado pelo cunho do herói castelo-vidense".
A exposição será solenemente inaugurada na próxima quarta-feira, dia 12 de Novembro, pelas 14 horas, na Assembleia da República. Segundo o convite, a cerimónia é seguida por uma “degustação de produtos regionais alentejanos”.
Segundo uma nota difundida pelo Gabinete Sócio-Cultural da Câmara MUnicipal de CAstelo de Vide, "trata-se de uma mostra do espólio pessoal doado por Salgueiro Maia ao Município de Castelo de Vide que vai estar patente ao público na Assembleia da República". "Entre as peças expostas figurará o célebre megafone com que em 25 de Abril, no Largo do Carmo, o então capitão Maia intimou Marcello Caetano a render-se e a entregar o poder às forças da democracia, bem como o testamento lavrado pelo cunho do herói castelo-vidense".
Objectos ligados à carreira militar
Natural de Castelo de Vide, onde nasceu em Julho de 1944, Fernando Salgueiro Maia sempre se sentiu profundamente ligado à terra natal. Pouco antes de falecer, com apenas 47 anos, em Abril de 1992, Salgueiro Maia fez questão de doar ao Município de Castelo de Vide um importante espólio pessoal, constituído em grande parte por objectos ligados à sua carreira militar.
"É uma sugestiva selecção desse espólio que a Câmara Municipal agora expõe, evocando os 70 anos do nascimento do herói de Abril e os 40 anos da revolução dos cravos. O uniforme que Salgueiro Maia envergava no 25 de Abril são bem como outras fardas do seu percurso militar das mais emblemáticas peças incluídas na exposição, que ilustra uma carreira militar de três décadas pontuada por louvores e condecorações".
"Outros uniformes, divisas, flâmulas, estandartes e pendões, insígnias, diplomas e louvores, documentos militares e fichas escolares, cartazes, fotografias e uma interessante colecção de miniaturas de carros de combate (a sua especialidade como oficial de Cavalaria e a sua grande paixão profissional) enriquecem esta mostra, que reúne peças carinhosamente conservadas por Salgueiro Maia desde que entrou na Academia Militar como Cadete, em 1964, até falecer, nos primeiros dias de Abril de 1992, no posto de Tenente-Coronel".
Por sua vontade expressa, Fernando Salgueiro Maia foi sepultado no cemitério de Castelo de Vide, em campa rasa e ao som de “Grândola, Vila Morena”. © NCV
"É uma sugestiva selecção desse espólio que a Câmara Municipal agora expõe, evocando os 70 anos do nascimento do herói de Abril e os 40 anos da revolução dos cravos. O uniforme que Salgueiro Maia envergava no 25 de Abril são bem como outras fardas do seu percurso militar das mais emblemáticas peças incluídas na exposição, que ilustra uma carreira militar de três décadas pontuada por louvores e condecorações".
"Outros uniformes, divisas, flâmulas, estandartes e pendões, insígnias, diplomas e louvores, documentos militares e fichas escolares, cartazes, fotografias e uma interessante colecção de miniaturas de carros de combate (a sua especialidade como oficial de Cavalaria e a sua grande paixão profissional) enriquecem esta mostra, que reúne peças carinhosamente conservadas por Salgueiro Maia desde que entrou na Academia Militar como Cadete, em 1964, até falecer, nos primeiros dias de Abril de 1992, no posto de Tenente-Coronel".
Por sua vontade expressa, Fernando Salgueiro Maia foi sepultado no cemitério de Castelo de Vide, em campa rasa e ao som de “Grândola, Vila Morena”. © NCV
Marcadores:
Assembleia da República,
Exposição Salgueiro Maia
3 de novembro de 2014
2 de agosto de 2014
1 de agosto de 2014
2 de julho de 2014
25 de abril de 2014
Exposição na Praça de Armas do castelo
mostra parte do importante espólio pessoal
doado em vida por Salgueiro Maia a Castelo de Vide
A exposição “Salgueiro Maia - apontamentos biográficos de um herói de Abril castelo-vidense” será solenemente inaugurada hoje, pelas 11 horas e 45 minutos, na Praça de Armas do castelo.
Seguir-se-á a cerimónia de assinatura da Carta de Compromisso entre a Câmara Municipal de Castelo de Vide, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e a Direcção Regional da Cultura-Alentejo para a criação do futuro Museu de Cidadania Salgueiro Maia, no qual serão integradas as peças agora expostas.
A exposição constitui uma mostra do espólio pessoal doado por Salgueiro Maia ao Município de Castelo de Vide. Entre as peças expostas figurará o célebre megafone com que em 25 de Abril, no Largo do Carmo, o então capitão Maia intimou Marcello Caetano a render-se e a entregar o poder às forças da democracia.
Natural de Castelo de Vide, onde nasceu em Julho de 1944, Fernando Salgueiro Maia sempre se sentiu profundamente ligado à terra natal. Pouco antes de falecer, com apenas 47 anos, em Abril de 1992, Salgueiro Maia fez questão de doar ao Município de Castelo de Vide um importante espólio pessoal, constituído em grande parte por objectos ligados à sua carreira militar.
É uma sugestiva e ampla selecção desse espólio que a Câmara Municipal agora expõe, evocando os 22 anos da morte do herói de Abril e os 40 anos da revolução dos cravos. O uniforme e o ‘quico’ que Salgueiro Maia envergava no 25 de Abril são duas das mais emblemáticas peças incluídas na exposição, que ilustra uma carreira militar de três décadas pontuada por louvores e condecorações.
Outros uniformes, divisas, flâmulas, estandartes e pendões, insígnias, diplomas e louvores, documentos militares e fichas escolares, cartazes, fotografias e uma interessante colecção de miniaturas de carros de combate (a sua especialidade como oficial de Cavalaria e a sua grande paixão profissional) enriquecem esta mostra, que reúne peças carinhosamente conservadas por Salgueiro Maia desde que entrou na Academia Militar como Cadete, em 1964, até falecer, nos primeiros dias de Abril de 1992, no posto de Tenente-Coronel.
Por sua vontade expressa, Fernando Salgueiro Maia foi sepultado no cemitério de Castelo de Vide, em campa rasa e ao som de “Grândola, Vila Morena”. © GCP/NCV
Marcadores:
40 anos do 25 de Abril,
Castelo,
Exposição Salgueiro Maia,
LOCAL,
Praça de Armas
2 de abril de 2013
Castelo de Vide na Imprensa: Salgueiro Maia
no Museu do Ciclismo (Caldas da Rainha)
Gazeta das Caldas
Bandeiras, fotografias, documentos e fardas, são alguns dos objectos do espólio que agora pertence à Câmara de Castelo de Vide (de onde Salgueiro Maia era ...
Subscrever:
Mensagens (Atom)









