Mostrar mensagens com a etiqueta Festival Nacional de Gastronomia de Santarém. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Festival Nacional de Gastronomia de Santarém. Mostrar todas as mensagens

25 de outubro de 2013

Entidade Regional de Turismo organiza “Gastronomias Mediterrânicas” em Santarém

Integrado no Festival Nacional de Gastronomia - organizado pela Câmara Municipal, Entidade Regional de Turismo e Viver Santarém - a quarta edição do evento “Gastronomias Mediterrânicas” realiza-se, este ano, em Santarém, de 25 de Outubro a 3 de Novembro, na Casa do Campino.

Promovida pela ERTA, a iniciativa aposta na valorização da gastronomia, dos produtos tradicionais e da cozinha e culturas do mediterrâneo, e dá particular destaque aos produtos nacionais, com o objectivo de contribuir para o aumento do seu consumo integrado numa alimentação saudável, equilibrada e sustentável.
Neste contexto, as Gastronomias Mediterrânicas oferecem aos visitantes do Festival um cartaz completo de diversas actividades, nomeadamente showcooking, aulas de culinária, provas de produtos e vinhos da terra, aulas para adultos e crianças ministradas por conceituados chefs e tertúlias, entre outras acções interactivas.
Para a Entidade Regional de Turismo, a iniciativa constitui um excelente complemento ao Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, capaz de alavancar a divulgação da gastronomia de tradição mediterrânica e de promover os produtos regionais com o vinho ou os doces conventuais, os DOP e IGP, entre outros que integram uma dieta saudável, entre os quais o arroz ou as frutas.
O programa completo do “Gastronomias Mediterrânicas” - um evento co-financiado pelo Qren e pelo Inalentejo – pode ser consultado AQUI. © NCV

28 de outubro de 2010

Festival Nacional de Gastronomia de Santarém: Turismo do Alentejo, E.R.T. aposta em novo formato para promover a gastronomia da região


A Turismo do Alentejo, E.R.T. convidou alguns dos mais conceituados Chefes alentejanos para dar a conhecer aos participantes no Dia do Alentejo (28 de Outubro) no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, pratos e iguarias com verdadeira assinatura regional, inaugurando desta forma um novo conceito de presença na maior festival de gastronomia do país.
Para além do almoço, da autoria da chefe Margarida Cabaço, do Restaurante São Rosas de Estremoz - o qual será servido na Sala do Campino, pelas 13horas -a Turismo do Alentejo convidou ainda o chefe Luís Mourão, do Hotel do Espinheiro, para degustações ao vivo e “show-cooking”. Algumas das mais afamadas marcas alentejanas de vinhos, como a Malhadinha Nova, Tapada do Chaves, Herdade dos Grous, Casa de Santa Vitória e J. Portugal Ramos, juntam-se à representação do Alentejo, completando assim uma equipa imbatível na valorização do produto gastronomia e vinhos, uma das grandes prioridades do trabalho da Turismo do Alentejo, ERT.
“No âmbito da estruturação e desenvolvimento do produto gastronomia e vinhos decidimos assinalar o Dia do Alentejo em Santarém com a apresentação de um novo conceito que promoveremos brevemente, sob a marca “Alentejo Bom Gosto”. A cozinha de autor tem vindo a ganhar cada vez mais expressão e a Turismo do Alentejo quis marcar presença no certame com a apresentação de pratos confeccionados por alguns dos melhores Chefes da região ”, explica Ceia da Silva, Presidente da Turismo do Alentejo, E.R.T. “A nossa representação inclui ainda durante todo o Festival a participação de duas Tasquinhas, que de forma dedicada têm contribuído igualmente para a valorização da gastronomia alentejana”, concluiu aquele responsável. © NCV

4 de novembro de 2009

Hoje é “Dia do Alentejo” em Santarém
no Festival Nacional de Gastronomia

Hoje, dia 4 de Novembro, todos os caminhos vão dar a Santarém com a presença do Restaurante a “Tasca do Celso”, de Vila Nova de Mil Fontes.
Este conceituado estabelecimento do litoral alentejano foi escolhido para deliciar as mais de duas centenas de pessoas que já reservaram lugar no salão nobre da Casa do Campino, no que promete ser o regresso dos grandes almoços regionais à capital ribatejana.
Os destaques da refeição, que marca o dia da Região Gastronómica do Alentejo, vão para a caldeirada e para a feijoada de lebre.
A animação do almoço alentejano ficará a cargo do grupo as “Pedrinhas de Arronches”.
Recorde-se que o Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, que já já na sua 29ª edição, teve início no passado dia 23 de Outubro, e prolonga-se até 8 de Novembro.
Na zona das Tasquinhas o Alentejo é representado este ano pelos restaurantes “O “Árbitro”, de Beja, e o “Prior do Crato”.
A Turismo do Alentejo, ERT aproveitará ainda este evento para promover as suas iniciativas e campanhas promocionais, nomeadamente a Mostra Gastronómica da Caça e a Campanha “No Alentejo Há Mais”. © NCV