Mostrar mensagens com a etiqueta Passes escolares. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Passes escolares. Mostrar todas as mensagens

15 de maio de 2020

CIMAA e Rodoviária do Alentejo garantem transporte de alunos do 11º e 12º e cursos profissionais

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), ao abrigo das suas competências de Autoridade de Transportes para o território, está a trabalhar com a Rodoviária do Alentejo com o objetivo de garantir o transporte público para os alunos dos 11º e 12º anos, bem como para os dos cursos profissionais, de modo a assegurar o serviço a tempo do início das aulas no próximo dia 18 de Maio (2ª feira).
Não sendo possível adaptar as carreiras de serviço público aos horários dos diferentes agrupamentos do Alto Alentejo, a CIMAA e a Rodoviária do Alentejo estão a procurar colocar à disposição dos alunos os autocarros necessários para que exista a partir da próxima segunda-feira, dia 18, o transporte dos alunos para as escolas, assim como o seu regresso a casa.
As carreiras e horários serão divulgados brevemente, pelo que os alunos deverão proceder ao carregamento dos respetivos passes. © NCV

3 de janeiro de 2017

Pagamento integral dos passes escolares
abrange universo de 80 alunos do concelho


São 80 os alunos do ensino secundário (10º ao 12º anos de escolaridade) residentes no concelho que se deslocam diariamente para Portalegre para frequentar esse escalão da escolaridade obrigatória, que passaram a beneficiar do pagamento integral das despesas de transporte com passes escolares (vd notícias AQUI). A decisão, que já era conhecida e consta do orçamento Municipal para 2017, foi reconfirmada formalmente e por unanimidade na última reunião do ano da Câmara Municipal. 
A medida defendida desde há muito pelos eleitos e pelas estruturas locais do Partido Socialista tinha sido novamente proposta este ano ao Executivo Municipal no âmbito do Orçamento Municipal. 
Daqueles 80 alunos, 15 já beneficiavam deste apoio integral, 27 recebiam uma comparticipação de 75% e 38 recebiam 50%. 
A decisão abrangerá igualmente os alunos do ensino profissional equiparado desde que as despesas de transporte “não sejam comparticipadas pelas escolas que frequentam”. 
Nesta sequência e na mesma deliberação o Executivo decidiu também por unanimidade alterar o Regulamento de Transportes Escolares do Concelho. © NCV

21 de dezembro de 2016

Câmara Municipal reúne esta manhã
pela última vez este ano

A Câmara Municipal de Castelo de Vide reúne esta manhã pela última vez este ano. Na agenda do Executivo Municipal está a deliberação sobre a cedência da gestão a título gratuito do equipamento Pista de Gelo Ecológica propriedade do Município à Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos.
Os vereadores vão ainda deliberar sobre a atribuição de passes escolares gratuitos aos alunos do ensino secundário – Portalegre que frequentam o 10º, 11º e 12º anos de escolaridade, sobre um “voto de louvor” à Associação Ekosiuvenis e sobre a atribuição de um subsídio à ADCV-Associação desportiva de Castelo de Vide. © NCV

20 de dezembro de 2016

Por proposta do PS: passes escolares do secundário vão ser pagos integralmente a partir de Janeiro

A estrutura local do PS sublinha em comunicado que “viu finalmente aprovada a sua proposta de pagamento integral dos Passes Escolares aos alunos do secundário, a vigorar a partir de Janeiro de 2017”.
“O pagamento dos passes escolares tem subido, insistentemente, todos os anos à discussão por via dos vereadores e da bancada do PS na Assembleia Municipal, que reivindicam o facto da escolaridade ser hoje obrigatória até ao 12º ano”. 
“Não basta os alunos terem de se deslocar até Portalegre, as famílias têm sido também obrigadas a pagar ou comparticipar o passe escolar, que é ainda mais caro se os alunos viverem em Póvoa e Meadas”.
“É entendimento dos representantes do PS que compete ao Estado e em particular à Autarquia tudo fazer para assegurar igual tratamento entre cidadãos, numa questão importante e obrigatória como seja a Educação.
A Maioria PSD tem protelado esta decisão elementar, chegando mesmo o atual Presidente a contrapor números ficcionados, na ordem dos 200 mil euros, quando afinal o valor total rondará cerca de 18 mil euros”.
Para os representantes do PS, “as despesas de Educação devem ser vistas como investimento, e as famílias não devem ser castigadas com o custo da falta de serviços obrigatórios à população”.
“Esta revindicação de há muito, tornou-se fundamental desde que o Ensino Secundário passou a ser obrigatório e o seu custo recaiu em grande parte sobre as famílias. O pagamento integral do passe escolar, é no entender dos eleitos do PS uma deliberação da mais elementar justiça”. © NCV

12 de março de 2015

António Pita: Passes escolares devem ser pagos
até ao antepenúltimo dia útil de cada mês

Clicar para ampliar.
Um aviso do Presidente da Câmara Municipal datado de 11 de Março sobre "passes escolares" solicita a todos os interessados que "procedam com maior antecedência aos respectivos pagamentos, os quais, no limite, deverão ocorrer no antepenúltimo dia útil de cada mês".
O texto de António Pita decorre do facto de que "se têm verificado situações indesejáveis, no início de cada mês, no que se refere ao não carregamento atempado dos passes escolares, porquanto os utentes apenas efetuam o pagamento no último dia útil do mês". © NCV