30 de setembro de 2008

Concelhia do PS fez “rentrée” em Póvoa e Meadas

Realizou-se no passado Sábado dia 27 de Setembro em Póvoa e Meadas um almoço/convívio entre militantes e eleitos pelo Partido Socialista, que marcou a “rentrée” local e ao qual se seguiu de uma reunião de trabalho.
Para além de um “ponto da situação” da Concelhia do PS, os participantes analisaram o calendário das eleições de 2009, com especial destaque para as Autárquicas, tendo passado em revista aspectos da estratégia a seguir, dos objectivos a alcançar e das correspondentes metodologias de trabalho.
Os participantes analisaram também detalhadamente a situação política actual do concelho de Castelo de Vide em termos das actividades do actual Executivo e da actividad
e de oposição desenvolvida.
Finalmente, os socialistas trataram de aspectos relacionados com o próximo Congresso da Federação Distrital do Partido – que será o XIII Congresso Federativo marcado já para o próximo dia 8 de Novembro na vila de Nisa, como o NCV oportunamente noticiou. © NCV

Festa da Vida entre 1 e 5 de Outubro
vai assinalar Dia do Idoso em Portalegre

A Câmara Municipal de Portalegre vai promover, pelo terceiro ano consecutivo, a Festa da Vida, que se concretiza no Mercado de Municipal. Inserida no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Idoso, a Festa da Vida decorrerá nos dias 1 a 5 de Outubro, com diversas actividades destinadas à população sénior do Concelho.
Para Helena Nabais, vereadora responsável pelos Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Portalegre, “é com muito orgulho e alegria que realizamos a 3ª edição da Festa da Vida, que tem sido um sucesso entre o público do nosso Concelho. É com muito carinho que os recebemos aqui para mais uma comemoração de um dia que é seu e é com muito gosto que ouvimos o que têm para nos contar e ensinar. Acima de tudo, queremos que se sintam bem e se divirtam com as actividades que preparámos para este dia. É preocupação constante da Câmara Municipal de Portalegre assegurar que a população sénior do Concelho tenha uma boa qualidade de vida, desde as condições de habitação à saúde, passando pelo lazer”.
Testar quadriciclos e rastreio médico

Quarta-Feira, dia 1 de de Outubro, pelas 9 horas, os participantes na Festa da Vida serão recebidos no Largo do Mercado Municipal de Portalegre pela Tuna da Universidade Sénior de Portalegre. Para este dia, a Câmara Municipal de Portalegre organizou também um pequeno circuito de automóveis quadriciclos, que os idosos poderão experimentar das 9:00h às 17:30h num circuito definido, uma vez que não necessitam de carta de condução. Neste dia, das 9:00h às 17:30h, haverá ainda lugar para uma acção de rastreio e de cuidados médicos, a cargo dos alunos da Escola Superior de Enfermagem de Portalegre.

Caminhadas culturais pela cidade

Das 9:30h às 13:00 horas e das 14:00h às 17:30 horas, terão também lugar duas caminhadas culturais pela cidade, com o objectivo de dar a conhecer aos idosos os recantos da cidade que eles desconhecem. Os interessados devem inscrever-se previamente no Posto de Turismo de Portalegre (245 307 445) e terão ainda a possibilidade de participar, neste dia, numa aula de ginástica do Grupo “Vivacidade Sénior”, que decorrerá no Largo da Sé. De regresso ao Mercado Municipal, poderão ainda habilitar-se ao sorteio de 30 bilhetes para o concerto de música de câmara “A História do Soldado”, que decorrerá no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre pelas 21:30h.

Almoço-convívio e animação

No Domingo, dia 5 de Outubro, a Câmara Municipal de Portalegre assegurará o transporte das pessoas previamente inscritas nas Juntas de Freguesia e no Posto de Turismo de Portalegre e que queiram fazer parte da Festa da Vida para, no Mercado Municipal, participarem no almoço convívio e assistirem à animação.

Tendo tido grande adesão em anos anteriores, o almoço-convívio terá início por volta das 12:30h, onde o público com mais de 65 anos poderá conviver animadamente e trocar conhecimentos e experiências de vida. Segue-se uma tarde animada pelos fados de Deolinda de Jesus (14:30h) e pelo baile aberto a todos os participantes (a partir das 16:30 horas).

A Câmara Municipal de Portalegre procura zelar pelo bem-estar da população sénior do seu Concelho, tendo já implementado vários programas de apoio a esta camada da população, como é o caso do Programa Conforto Habitacional para Pessoas Idosas e o PROHABITA (Programa de Financiamento para Acesso à Habitação), para além da criação do Cartão do Idoso, que permite às pessoas com mais de 65 anos usufruírem de condições privilegiadas em determinados serviços. © NCV

FOTOREPORTAGEM: Dia Mundial do Coração à volta da Barragem

Reportagem publicada no sítio Imternet da Autarquia.

Limpeza das margens da Apartadura
comemora amanhã Dia Nacional da Água

No âmbito das comemorações do Dia Nacional da Água, amanhã dia 1 de Outubro, a Águas do Norte Alentejano em parceria com o Município de Marvão e as e as Juntas de freguesia de São Salvador da Aramenha, Beirã, Santa Maria e Santo António das Areias vão promover uma acção conjunta de limpeza das margens da Albufeira da Apartadura.
A AREANATejo e o Parque Natural da Serra de S. Mamede também se associaram a esta iniciativa. A acção, impulsionada devido à difícil realidade que se vive nas margens das albufeiras do Distrito de Portalegre, onde o lixo se acumula em locais de difícil acesso, danificando a beleza da paisagem e contribuindo para a poluição do ambiente, é dirigida a toda a população e pretende sensibilizar para esta problemática.
A Águas do Norte Alentejano vai oferecer neste dia ao Município de Marvão contentores de lixo e placas de sinalização/sensibilização “lixo no chão não, utilize o contentor”, a colocar em lugares estratégicos da referida albufeira.
No final da manhã será pesado o lixo retirado, de forma a dar a conhecer os resultados desta iniciativa, aproveitando ainda para sensibilizar a população para a situação do abandono dos lixos em locais inadequados. © NCV

FOTOREPORTAGEM: Torneio de Sueca nas Festas de S. Vicente

Reportagem publicada no sítio Internet da Autarquia.

Bombos de Nisa nas Festas de S. Vicente


Actuação do grupo "Bombos de Nisa" integrada nas Festas de S. Vicente Ferrer, com organização do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide - 3º ano 1º Ciclo.

29 de setembro de 2008

Universidade de Évora em Castelo de Vide:
Mestrado em Gestão – Marketing e pós-graduação em “Cuidados Continuados Integrados”

O Departamento de Gestão da Universidade de Évora e a Fundação de Nossa Senhora da Esperança acabam de anunciar a organização de um curso de mestrado em Gestão de Marketing no Centro Internacional de Formação Avançada Mouzinho da Silveira em Castelo de Vide (antigo Convento de São Francisco). As candidaturas podem ser efectuadas desde já on-line em www.sac.uevora.pt.
Por outro lado, Castelo de Vide vai também ser palco de um curso de pós-graduação sobre “Cuidados Continuados Integrados” no âmbito do Centro Internacional de Formação Avançada Mouzinho da Silveira da Universidade de Évora, criado e mantido desde 2007 em estreita colaboração com a Fundação de Nossa Senhora da Esperança.

O curso começará a ser leccionado na segunda metade do ano lectivo de 2008/2009, é constituído por 324 horas (12 unidades de crédito) e dirige-se a profissões da áreas da saúde e social (médicos, enfermeiros, terapeutas, psicólogos, sociólogos, assistentes sociais, etc.).

Matemática, socorrismo, “Expansão Portuguesa”, romances históricos e ensino do português

A Universidade de Évora e a Fundação de Nossa Senhora da Esperança anunciaram ainda outras actividades de formação para o ano lectivo que agora se inicia, entre as quais se contam um Curso Preparatório de Matemática para o Ingresso no Ensino Superior, um Curso de Educação para a Saúde-Socorrismo, outro sobre “Problemas Culturais e Religiosos da Expansão Portuguesa”, a continuação do curso sobre “romances históricos” e acções no domínio do Ensino de Português para Estrangeiros e do Ensino de Português para Espanhóis (neste caso em articulação e colaboração com a Universidade da Extremadura).

Para além disso, o Centro Internacional de Formação Avançada Mouzinho da Silveira da Universidade de Évora em Castelo de Vide desenvolverá ainda palestras e outras actividades de divulgação a anunciar oportunamente.

Matemática para Ingresso no Ensino Superior

O Curso Preparatório de Matemática para o Ingresso no Ensino Superior aceitará 20 alunos cuja aprovação dispensará os maiores de 23 anos das provas de acesso. O curso será leccionado ao ritmo de 4 horas por semana de Janeiro de 2009 até ao final do ano lectivo; as inscrições estarão abertas entre 15 e 30 de Dezembro próximo.

Educação para a Saúde-Socorrismo

Por outro lado, o Curso de Educação para a Saúde-Socorrismo (30 horas) deverá começar talvez até ao final do ano e corresponde a uma solicitação muito concreta de professores do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, conforme referiram ao NCV fontes muito próximas do processo.

Problemas Culturais e Religiosos da Expansão Portuguesa”
A acção sobre “Problemas Culturais e Religiosos da Expansão Portuguesa” é uma iniciativa do departamento de História da Universidade de Évora que se materializa em 5 blocos sequenciais.

Romances históricos”
Finalmente, a acção sobre os “romances históricos” prossegue com 27 horas num ciclo que o departamento de Linguística e Literatura vai dedicar ao “Amor e Erotismo na História e na Literatura”. © NCV

Agrupamento de Escolas entrega diplomas
de final de ciclo no Centro de Cultura

O Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, vai proceder à entrega dos diplomas de final de ciclo, no dia 1 de Outubro, ao final da tarde, segundo informa a edição online do jornal “100palavras”. D
e acordo com a mesma fonte, a entrega dos diplomas terá lugar no Centro Municipal da Cultura, pelas 19:30h aos alunos do 9ºA, 9º AFC e 12º de Ordenamento do Território e Ambiente, com referência ao ano lectivo de 2007/ 2008.
“Estarão presentes, como convidados, os representantes da Câmara Municipal de Castelo de Vide, das Juntas de Freguesia, da Associação de Pais e da Equipa de Apoio às Escolas” – lê-se na mesma notícia.
Por outro lado, na véspera desta cerimónia, amanhã terça-feira, dia 30 de Setembro, os Encarregados de Educação de cada turma dos 2º e 3º ciclos, reunirão pelas 17:40 horas com os respectivos directores de turma, nas salas destinadas a cada grupo. © NCV

Assembleia Municipal vota hoje
as taxas de IMI para o ano de 2009
e discute Regulamento de Bolsas de Estudoo

A Assembleia Municipal de Castelo de Vide vai reunir hoje dia 29 de Setembro pelas 20 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
A reunião ordinária convocada pelo seu Presidente, João Manuel Margarido da Silva, tem três grandes assuntos na Ordem do Dia.
Por um lado, a Assembleia é chamada a designar o seu representante na Comissão de Acompanhamento da Revisão do
Plano Director Municipal de Castelo de Vide.
Para além disso vai discutir e votar o
Regulamento Municipal de Bolsas de Estudo aprovado pelo Executivo e discutir e votar a proposta de taxas a aplicar aos Prédios Urbanos, de acordo com o IMI - Imposto Municipal sobre Imóveis, para vigorarem em 2009.
Antes destes pontos a ordem de trabalhos da Assembleia tem espaços para a intervenção do público e para o habitual “período antes da ordem do dia”.
Os trabalhos terminam com a habitual “Informação do Senhor Presidente da Câmara” e eventualmente “outros assuntos”.
© NCV

Área Regional de Turismo do Alentejo
comemora Dia Mundial do Turismo
amanhã em Castelo de Vide

No âmbito das comemorações do Dia Mundial de Turismo, que se comemora a 27 de Setembro, a Comissão Instaladora da Área Regional de Turismo do Alentejo está a levar a cabo em vários locais, actividades subordinadas a temas diversos, sendo o turismo o ponto-chave.
Amanhã dia 30 de Setembro em Castelo de Vide, realizar-se-á um encontro/convívio com empresários de hotelaria da Região, cujo programa inclui uma visita guiada pela vila de Castelo de Vide e a apresentação de uma Empresa de Animação (15 horas) seguida de uma sessão de debate e esclarecimento no Hotel Sol e Serra (16:30 horas) sobre a nova Lei dos Empreendimentos Turísticos e sobre a Nova Área Regional de Turismo do Alentejo, cuja omissão Instaladora é presidida pelo deputado Ceia da Silva.
“Turismo: Respondendo ao desafio das alterações climáticas”
No dia 27 em Évora, foi dado ênfase ao tema escolhido pela Organização Mundial do Turismo para as comemorações: “Turismo: Respondendo ao desafio das alterações climáticas” com o incentivo aos visitantes do Antigo Museu do Artesanato - Centro de Artes Tradicionais a reflectir nesta temática, através da oferta de give-aways. Nesse mesmo local decorreu uma Conferência sobre “Olaria do Redondo a partir do século XIX. A colecção do Dr. Carmelo Aires”, proferida pela Dra. Luísa Gancho.
Durante toda a tarde houve ainda artesanato ao vivo com a oleira Vitória Duque, da Olaria Mértola. Dois dias depois, no dia 29, em Beja foi promovido um encontro/convívio entre os intervenientes na actividade turística daquela Região, dando a conhecer alguns dos seus recursos turísticos. O programa incluiu uma apresentação da Turismo do Alentejo, ERT e uma visita à Adega da Herdade de Rocim com Prova de Vinhos. © NCV

Encontro dos “Carapetos” em Castelo de Vide

No próximo dia um de Novembro realizar-se-á o já tradicional encontro dos “Carapetos”, os descendentes, em linha ou por afinidade, de Manuel Felizardo Carapeto e Maria Francisca Escarameia.
O encontro, que actualmente ocorre de dois em dois anos, realizar-se-á no “Salão Jardim”, onde aliás, com excepção do primeiro que se realizou no “Restaurante S. João”, curiosamente explorado por um bisneto do casal originário, todos os restantes tiveram lugar naquelas instalações outrora lugar de eleição para eventos análogos e sobretudo para as festas de casamento.
A Comissão Organizadora solicita através do NCV a todos os familiares, sobretudo aos da diáspora, que reservem desde já o próximo “Dia de Todos os Santos” para uma visita a Castelo de Vide e mais uma vez possam confraternizar em família.
“A Comissão Organizadora lembra ainda que todos os descendentes e afins de Manuel Felizardo Carapeto e Maria Francisca Escarameia, têm lugar reservado no encontro, contudo, por uma questão de organização e logística agradece-se que os interessados façam desde já a sua reserva, Para o efeito a Comissão informa que as inscrições já estão abertas e podem ser feitas para Eugénia Manso [da tia Victória], Paulo Coimbra [da tia Cesaltina], Helena Carapeto [do tio João] e Duarte Carrilho [da tia Maria dos Anjos] ou junto de qualquer outro familiar que a faça chegar à Comissão”. © NCV

Dia Mundial do Coração assinalado hoje
em Castelo de Vide e Póvoa e Meadas

O Dia Mundial do Coração, que se celebra hoje, é este ano assinalado em Castelo de Vide através de uma caminhada junto à Barragem de Póvoa e Meadas.
Em Castelo de Vide os interessados em participar devem iconcentrar-se às 9:30 horas junto ao edifício da CGD.
No caso de Póvoa e Meadas, a concentração dos participantes é feita pelas 10 horas junto ao Jardim. © NCV

28 de setembro de 2008

Futebol: ACD de Póvoa e Meadas
perdeu em casa por 2-0 com o Santo Amaro

A equipa de futebol sénior da ACD de Póvoa e Meadas perdeu esta semana em casa com o Santo Amaro por 2 golos sem resposta em desafio da terceira jornada do Campeonato da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Portalegre.
A equipa concelhia está agora na 15ª posição na tabela com 1 ponto em 3 jogos realizados.
Na próxima jornada desloca-se a Alpalhão para defrontar os locais que estão em 16º lugar – também com 1 ponto alcançado em 3 jogos - nesta jornada foram goleados pela expressiva margem de 5 a 0 pelo Fronteirense. © NCV

Hoje é dia da Festa de S. Vicente Ferrer

Hoje é dia da Festa de S. Vicente Ferrer. A missa será às 17 horas mas as festividades que começam ao meio-dia com almoços, só termina cerca das 8 horas da tarde.
Organizada pelos alunos do 3º ano (1º ciclo) do Agrupamento de Esscolas de CAstelo de Vide, a festa começou na sexta-feira ao final da tarde com jantares, uma actuação do RAncho Folclórico de Nossa Senhora da Alegria e baile abrilhantado pro Armindo José.
Ontem sábado, o programa incluiu, para além da animação musical, quermesse e jogos tradicionais durante toda a tarde. © NCV
Clicar duas vezes na imagem do cartaz para ampliar.

27 de setembro de 2008

"Festa dos 80 anos"
realiza-se amanhã na Casa do Povo

Realiza-se amanhã Domingo dia 28 de Setembro na Casa do Povo de Castelo de Vide o anunciado "Convívio dos 80 anos" (para todos os castelovidenses nascidos em 1928).
Os organizadores são João Barreta, José Covas e Joaquim Salvador.
De referir que - para facilitar a presença de todos - está previsto o transporte de e para Póvoa e Meadas com utilização da carrinha da Casa do Povo.
As inscrições são aceites até dia 20 de Setembro nos locais habituais e o preço é de 20 Euros por pessoa, incluindo almoço e “copo de água”. © NCV

26 de setembro de 2008

Jornadas Europeias do Património 2008
hoje à tarde na Biblioteca Municipal

O livro “Dicionário de Ditados (Provérbios) e Frases Feitas” da autoria de Deolinda Milhano, vai ser apresentado hoje à tarde, pelas 17 horas, na Biblioteca Municipal Laranjo Coelho de Castelo de Vide.
O evento integra-se nas Jornadas Europeias do Património 2008, cujo apelo é solicitado às bibliotecas municipais através do Igespar .

A autora, Deolinda Milhano é licenciada no curso de Professores Português/Francês, uma investigadora no campo da etnografia, com obra anterior já publicada "Cartas Amordaçadas" (Colibri).

Segundo José Branquinho, “para que não se percam saberes ancestrais com valores e significados sempre actualizados do ponto de vista da nossa língua, tanto na forma como no conteúdo, a autora reuniu nesta obra aproximadamente 24.000 ditados "Frases que sintaxicamente encerram verdadeiras lições de filosofia adaptadas às circunstâncias das nossas vivências". © NCV

Cinema: sessão desta semana é ao Sábado

A exibição do filme "The X-Files: I Want to Believe" (Ficheiros Secretos: Quero Acreditar) esta semana no Cine-Teatro Mouzinho da Silveira em Castelo de Vide, será efectuada amanhã sábado dia 27 e não ao Domingo como habitualmente.
Embora desconhecendo-se as razões concretas desta alteração, o NCV conseguiu apurar que se trata de uma questão pontual devendo a programação de Outubro (ainda não divulgada) regressar aos Domingos.

Recorda-se que os filmes são exibidos sempre 21:30 horas e que a bilheteira abre uma hora antes; os preços são de 1,50 Euros (plateia) e de 1,75 Euros (Balcão).

O Cine-Teatro Mouzinho da Silveira fica na Avenida da Aramenha, entre o Posto da GNR e a Casa do Parque. © NCV

Almoço-convívio comemora
Dia do Idoso a 1 de Outubro

O Município de Castelo de Vide convida toda a população com mais de 60 anos a participar num almoço-convívio no dia 1 de Outubro próximo, evento com o qual pretende comemorar este ano o Dia do idoso no Concelho.
O almoço decorrerá no restaurante Quinta do Martinho, na zona industrial, pelas 13 horas e a Autarquia garante transporte a todos os idosos. São aceites inscrições nas Juntas de Freguesia até ao dia 26 de Setembro.
© NCV

Caminhada junto à barragem de Póvoa e Meadas
assinala Dia Mundial do Coração

O Dia Mundial do Coração, que se celebra na próxima 2ª feira dia 29 de Setembro, será este ano assinalado em Castelo de Vide através de uma caminhada junto à Barragem de Póvoa e Meadas.
Em Castelo de Vide os interessados em participar deverão inscrever-se junto do Gabinete de Acção Social da Autarquia; a concentração será às 9:30 horas junto ao edifício da CGD.
No caso de Póvoa e Meadas, as inscrições devem ser efectuada sjunto da Junta de Freguesia e a concentração dos participantes é feita pelas 10 horas junto ao Jardim. © NCV

FOTOREPORTAGEM: Dia Europeu
sem Carros em Castelo de Vide

Fotos © Nuno Vaqueiro/NCV

Governo disponibiliza linha de crédito de 35 milhões de euros para pecuária intensiva

As empresas do sector da pecuária intensiva que exerçam actividades da avicultura, bovinicultura, cunicultura e suinicultura podem recorrer à linha de crédito de 35 milhões de euros disponibilizada pelo Governo, de acordo com o teor de uma nota de imprensa distribuída pelo Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.
A decisão de criação desta linha de crédito com juros bonificados deve-se à subida acentuada do preço das matérias-primas, nomeadamente dos cereais e do petróleo, que teve como consequência um aumento nos custos de produção de algumas actividades do sector primário, designadamente a pecuária intensiva.
O Decreto-Lei n.º 190/2008 de 25 de Setembro cria uma linha de crédito de 35 milhões de euros, com juros bonificados, que possibilite diminuir as dificuldades que o sector da pecuária intensiva enfrenta, em especial os que foram afectados pela subida do preços dos factores de produção.
Esta linha de crédito irá permitir disponibilizar meios financeiros para aquisição de factores de produção e permitir igualmente a liquidação e renegociação de dívidas junto de fornecedores ou instituições de crédito, decorrentes de dificuldades de tesouraria das empresas do sector da pecuária intensiva.
Os empréstimos, desta linha de crédito de 35 milhões de euros, serão concedidos por um prazo de quatro anos, com um ano de carência de capital e uma bonificação da taxa de juros de 100%. © NCV

25 de setembro de 2008

Acção de formação de professores
e monitores de escolas de música
terá lugar em Outubro em Castelo de Vide

A Federação de Bandas de Portalegre acaba de anunciar que vai finalizar a formação que faltava cumprir no Curso de Professores e Monitores de Escolas de Música feito há alguns anos, nomeadamente com a formação em Trompa de Harmonia.

O formador será Laurent Rossi, 1º trompa solista da Orquestra Sinfónica Portuguesa/Opera Nacional de São Carlos, e a acção de formação terá lugar nos dias 25 e 26 de Outubro de 2008, em Castelo de Vide, nas instalações da BUA - Banda União Artística, das 9.30h às 13.00h e das 14.30h às 18.30h.
As inscrições são gratuitas e o curso destina-se aos maestros e monitores de escolas de música que cumpriram a restante formação.
No entanto, podem ainda participar trompistas e maestros e monitores de escolas de música pertencentes às filiadas na Federação interessados em aprender a ensinar Trompa de Harmonia. Os interessados devem contactar o Vice-Presidente da Federação de Bandas do Distrito de Portalegre, Professor Miguel Baptista, através do telemóvel 916124100 ou para o endereço de correio electrónico romao.miguelbaptista@gmail.com © NCV

Universidade de Évora inaugura amanhã
novo Pólo em Alter do Chão

A Câmara Municipal de Alter do Chão acaba de anunciar em cartaz a inauguração do Pólo da Universidade de Évora naquela localidade para o próximo dia 26 de Setembro, com a presença do Magnífico Reitor. © NCV
Clicar duas vezes na imagem do cartaz para ampliar.

Liga dos Bombeiros Portugueses denuncia
falta de “desencarceramento“ em Castelo de Vide

O problema não é novo e como tal é alvo de referência no “Jornal dos Bombeiros”, órgão oficial da Liga dos Bombeiros Portugueses. Referimo-nos à falta de um veículo de desencarceramento nos Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide.
A enriquecer o artigo assinado por João da Vila, vem inserida uma foto da velha viatura como se pode verificar no recorte que publicamos. Curiosamente na mesma edição vem um artigo acerca da vizinha corporação de Alter do Chão que “resolveu o problema”.
O NCV republicará ambas as notícias na sua próxima edição.

Jornal “Bombeiros de Portugal”

Fundado em 10 de Junho de 1982, este jornal é o órgão de informação da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).

As suas páginas abordam a actividade dos bombeiros de todo o País, bem como da própria Confederação.

Em paralelo com a sua função informativa e formativa ocupa-se, também, da promoção da Instituição -Bombeiros e dos seus valores morais e cívicos.

É lido em todo o país e chega, mensalmente, aos cinco continentes do mundo.
O seu actual Director é Rui Rama da Silva, sendo a tiragem por número de 11 000 exemplares. © JRR/NCVClicar duas vezes nas imagens do cartaz para as ampliar.

Portalegre assinala Jornadas Europeias do Património entre 26 e 28 de Setembro

A Biblioteca Municipal de Portalegre irá associar-se, mais uma vez, às comemorações das Jornadas Europeias do Património, que decorrem um pouco por todo o País nos dias 26, 27 e 28 de Setembro.
Este ano o tema é “No Património... Acontece”. Durante estes dias, a Biblioteca Municipal de Portalegre apresentará várias actividades, enquadradas no tema proposto, promovendo o (re)encontro dos portalegrenses com o seu património.
Na Sexta-feira, dia 26 de Setembro, pelas 21:30 horas, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Portalegre, terá lugar a apresentação do livro “Olho Neles – Relatos de uma história verídica”, de Margarida Oliveira. Neste livro, a autora retrata a história verídica do seu pai, vítima de cancro, ao mesmo tempo que descreve a sua luta pela vida.
“Um Passeio Virtual pelo Passado de Portalegre”
No dia 27, pelas 15:00 horas, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Portalegre, terá lugar “Um Passeio Virtual pelo Passado de Portalegre”, na continuação do ciclo “À Conversa com...”, da Associação Pés Vagarosos. Neste dia, o convidado é Aurélio Bentes Bravo, coleccionador de fotografias antigas e modernas da cidade de Portalegre, e que revelará algumas imagens inéditas do património construído e da vida da cidade.
“Diálogo das Artes e dos Ofícios: Encontros, Mosaicos de Impressões”
Neste mesmo dia, pelas 21:00 horas, nos Claustros do Convento de Santa Clara, será inaugurada a exposição “Diálogo das Artes e dos Ofícios: Encontros, Mosaicos de Impressões”. Esta exposição artística foi a forma encontrada por Emílio Bilé, Isabel Barbas, João Garcia e Kina Barbas para darem a conhecer as potencialidades e o usufruto dos Claustros do Convento de Santa Clara, parte importante do património da cidade.
Orfeão de Portalegre nos Claustros do Convento de Santa Clara
Segue-se, pelas 22:00 horas, no mesmo local, um concerto pelo Orfeão de Portalegre, entidade que se apresentou nos Claustros do Convento de Santa Clara há 27 anos e que, desde então, tem vindo a compor um vasto reportório musical.
Fechando estas comemorações das Jornadas Europeias do Património, Rui Ferreira apresenta no dia 28 de Setembro, pelas 21:30 horas, nos Claustros do Convento de Santa Clara, “Levedura Quotidiana ou A(casos) (Ir)risíveis”, poetisando acerca das pessoas e dos dias. © NCV

24 de setembro de 2008

Sociedade Recreativa 1º de Dezembro
recebeu "prenda" da Banda União Artística

Apesar do tempo, já a cheirar a Outono, não ter ajudado, o certo é que constituiu um momento muito elevado das festividades, alusivas ao primeiro aniversário da sempre jovem Sociedade Recreativa Primeiro de Dezembro de Castelo de Vide, o Concerto efectuado pela Banda União Artística.
Um espectáculo que Castelo de Vide assistiu na tarde de 20 de Setembro no Jardim Grande. O concerto pode-se resumir no mínimo de muito bom! E a assistir encontravam-se perto de duas centenas de atentos espectadores espalhados um pouco pelo Parque.
A Banda interpretou vários temas actuais e finalizou com uma musica de Carlos Santana, no caso "Europa". Escusado será dizer que assim se fechou o Concerto com chave de ouro, pois este tema fez vibrar o público. É que muitos dos presentes viveram intensamente esses tempos de Carlos Santana, nomeadamente nas matinés dançantes que decorriam na 1.º de Dezembro aos Domingos e feriados e que contavam sempre com a presença voluntária do então director João José Salgueiro Barrento, que abria e fechava a porta do salão de baile. Outros tempos…
Ainda houve ocasião também para a Sociedade aniversariante oferecer um retemperador beberete aos componentes da Banda na sua sede, na Rua Miguel Bombarda.
A Direcção da Sociedade Recreativa Primeiro de Dezembro de Castelo de Vide, junto do nosso jornal, aproveitou para agradecer à Banda União Artística de Castelo de Vide a participação nas comemorações do aniversário dos 100 anos.
De assinalar ainda que esta Filarmónica tem mantido durante estes anos todos uma grande proximidade com a Sociedade, estando sempre presente nos Aniversários da 1º de Dezembro.
Teatro a quatro de Outubro
A próxima actividade alusiva aos 100 anos da Colectividade está agendada para quatro de Outubro (sábado). Trata-se da representação de uma peça de Teatro pelo Grupo de Teatro de Portalegre " O Semeador". Assim a Direcção da Sociedade convida toda a população a estar presente nessa data, pelas 21,30 h, no Cine - Teatro de Castelo de Vide, para assistir a esta peça. As entradas são gratuitas. © NCV

Associação Serra de São Pedro - Los Baldíos
lança curso de português para empresários

O Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças da Junta da Extremadura aprovou um projecto da Associação para o Desenvolvimento da Serra de São Pedro - Los Baldíos – na campina de Valência de Alcântara - para a realização de um curso de aperfeiçoamento de "Português para empresários e trabalhadores do sector do turismo".
Com esta iniciativa a Associação pretende melhorar a qualidade dos serviços de atendimento de clientes do país vizinho. O curso terá uma duração de 40 horas e começará em meados de Outubro.
O curso será leccionado por uma licenciada em filologia portuguesa com grande experiência neste tipo de formação. Poderá participar um máximo de 25 pessoas. O curso, que é gratuito, é subsidiado pelo Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças da Junta da Extremadura e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. © NCV

23 de setembro de 2008

Festas de São Vicente animam Moutosa
já no próximo fim-de-semana

Clicar duas vezes na imagem do cartaz para ampliar.

De 3 a 5 de Outubro
Marvão regressa à fundação
com o Festival Islâmico Al Mossassa 2008

O festival islâmico de Marvão Al Mossassa 2008 regressa com muitas novidades e em todo o seu esplendor, depois do verdadeiro sucesso do ano de estreia e da espectacular confirmação da segunda edição, com 7 500 visitantes em 2007.

De 3 a 5 de Outubro, a parte alta da vila transforma-se numa “deslumbrante máquina do tempo que nos transporta directamente para o século IX, para os tempos da sua fundação” – refere um comunicado da Autarquia.

Conferências, Workshops, fabulosos espectáculos, muita animação e o "Mercado das 3 Culturas" farão as delícias de todos os visitantes durante aqueles 3 “dias mágicos”.

“Mercado das 3 Culturas”

O “Mercado das 3 Culturas”, palco principal de toda esta actividade, reconstitui a ambiência das vendas daquela época e “deslumbra-nos como um espaço aberto à imaginação e à história”. Para além de estar repleto de fabulosas recriações e animações que interagem com os visitantes, lá se poderá encontrar tudo e mais alguma coisa que se possa imaginar e tenha a ver com o Islão e a sua cultura.
O público feminino certamente se deixará encantar pela enorme variedade de brincos, pulseiras e colares em prata; pelas pedras semi-preciosas, pelos trabalhos em osso, madeira e demais adereços; pelas jarras, lâmpadas, flores secas, velas, espelhos, vidros, incensos e outros elementos de decoração; pelos sapatos, túnicas, véus, cintos para dança do ventre, peles e tecidos coloridos; pelos sabonetes e perfumes, pelas tatuagens temporárias, pelas louças e tapetes orientais, pelo artesanato egípcio, de Marrocos, dos Himalaias e da Tunísia”.
Artesãos ao vivo

Por outro lado, “os homens adorarão ver os artesãos que trabalham ao vivo, como o ferreiro e o escultor de areia”. “A escrita árabe, a leitura da sina nas mãos, as massagens orientais, o stand de chás e ervas medicinais, os fósseis, as carteiras, malas, cintos e sapatos em pele com design exclusivo e fabricados à mão, as antiguidades e as réplicas de armas serão outros pontos de interesse”. Finalmente, “a oportunidade de tomar uma bebida com os amigos numa envolvente de encantar e com um cenário natural único constituirá outro forte aliciante”.
Espaço infantil

As crianças vão adorar os livros em miniatura, os tão diferentes e coloridos brinquedos de madeira feitos à mão, a exposição permanente de aves, os passeios de burro e a quinta com animais exóticos e do campo”. “Os fatinhos de dançarina do ventre e os lenços árabes para a cabeça são sempre dos produtos mais procurados”. “Certamente não se esquecerão das gomas, dos torrões, dos chocolates, das tortas e doces de fabrico caseiro”. “Melhor que isto tudo, só mesmo um dia inteiro para brincar no espaço infantil propositadamente criado a pensar neles” – lê-se no referido comunicado autárquico.

Tenda árabe gigante

Todos juntos, em família, vão visitar a tenda gigante para tomar o verdadeiro chá árabe e por ali provarão gostos e sabores de outras paragens como os kebabs e o polvo assado. Destaque também para os crepes e as tâmaras, o fabrico de fogaças e pão, e a já famosa tenda dos cristãos locais com o suculento porco assado no espeto”.Para arrematar, uma ginginha ou um licor e a sempre excelsa doçaria conventual”.

No Al Mossassa de Marvão haverá mais de 70 pontos de venda seleccionados “a pensar em si, para que viva a história e a cultura como nunca antes”. © NCV

15 ª Taça Regularidade do Inatel deTénis de Mesa:
5ª jornada em Castelo de Vide a 20 de Dezembro

Acaba de ser anunciado o calendário da 15 ª Taça Regularidade do Inatel de Portalegre, em Ténis de Mesa que se desenvolverá em quinze jornadas, sendo a primeira no dia 4 de Outubro em Portalegre e a última em 13 de Junho do próximo ano, em Marvão.
As jornadas são quase sempre aos sábados de manhã. A jornada de Castelo de Vide está marcada para 20 de Dezembro.

No domínio do tens de esa Jornada - 04/1 também se soube que, em princípio, a prova que integra os VIII Jogos do Norte Alentejano poderá ter lugar no dia 2 de Maio de 2009. © NCV

Workshop sobre Transportes e Energia
amanhã em Portalegre

Clicar duas vezes na imagem do cartaz para ampliar.

22 de setembro de 2008

Assembleia Municipal a 29 de Setembro
vota taxas de IMI para 2009
e discute Regulamento de Bolsas de Estudo

A Assembleia Municipal de Castelo de Vide vai reunir de novo no próximo dia 29 de Setembro pelas 20 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
A reunião ordinária convocada pelo seu Presidente, João Manuel Margarido da Silva, tem três grandes assuntos na Ordem do Dia.
Por um lado, a Assembleia é chamada a designar o seu representante na Comissão de Acompanhamento da Revisão do Plano Director Municipal de Castelo de Vide.
Para além disso vai discutir e votar o Regulamento Municipal de Bolsas de Estudo aprovado pelo Executivo e discutir e votar a proposta de taxas a aplicar aos Prédios Urbanos, de acordo com o IMI - Imposto Municipal sobre Imóveis, para vigorarem em 2009.
Antes destes pontos a ordem de trabalhos da Assembleia tem espaços para a intervenção do público e para o habitual “período antes da ordem do dia”.
Os trabalhos terminam com a habitual “Informação do Senhor Presidente da Câmara” e eventualmente “outros assuntos”. © NCV

Universidade de Évora anuncia mestrado
em Gestão/Marketing em Castelo de Vide

O Departamento de Gestão da Universidade de Évora acaba de anunciar a organização de um curso de mestrado em Gestão de Marketing no Centro Internacional de Formação Avançada Mouzinho da Silveira em Castelo de Vide (antigo Convento de São Francisco).
As candidaturas podem ser efectuadas on-line em www.sac.uevora.pt. © NCV

Clicar duas vezes na imagem do cartaz para ampliar.

Continuam as obras no interior da Igreja Matriz

O interior da Igreja Matriz está a ficar mais branco. As paredes estão a ser raspadas com muito cuidado antes da nova aplicação de branco. E ao mesmo tempo os mármores estão a ser lavados.
No interior do templo encontra-se uma grua que está a ser muito útil nos trabalhos que de momento ali decorrem. Trata-se de uma das gruas que já foi usada aquando do arranjo do telhado situado a nascente, e pintura da respectiva fachada. O equipamento em causa entrou no templo pela porta principal.
Quando abrir portas, lá para meados de Outubro, iremos todos ter a grata oportunidade de nos deslumbramos com uma nova e ainda mais bonita Matriz. © NCV
Foto © João Santos Carlos/NCV

METEREOLOGIA LOCAL:
Chuva abre e fecha a semana
com vento dominante do quadrante sul

Previsão do tempo para os próximos dias

Sem.DiaNoitePrevisão
Segunda
22 de Setembro
Poucos Aguaceiros
Poucos Aguaceiros
Aguaceiros Cedo
Aguaceiros Cedo
Max: 22ºC
Min: 15ºC
Vento: 13 Km/h sentido de Sudoeste
Humidade: 62%
Precipitação: 30%
Terça
23 de Setembro
Parcialmente com Nuvens
Parcialmente com Nuvens
Parcialmente com Nuvens
Parcialmente com Nuvens
Max: 23ºC
Min: 16ºC
Vento: 10 Km/h sentido de Sul
Humidade: 60%
Precipitação: 20%
Quarta
24 de Setembro
Parcialmente com Nuvens
Parcialmente com Nuvens
Parcialmente com Nuvens
Parcialmente com Nuvens
Max: 23ºC
Min: 16ºC
Vento: 10 Km/h sentido de Sul
Humidade: 60%
Precipitação: 20%
Quinta
25 de Setembro
Chuva Fraca
Chuva Fraca
Aguaceiros
Aguaceiros
Max: 21ºC
Min: 14ºC
Vento: 10 Km/h sentido de Sul-sudeste
Humidade: 61%
Precipitação: 60%
Sexta
26 de Setembro
Aguaceiros
Aguaceiros
Aguaceiros
Aguaceiros
Max: 22ºC
Min: 14ºC
Vento: 13 Km/h sentido de Sul
Humidade: 57%
Precipitação: 60%