Mostrar mensagens com a etiqueta Gastronomia regional. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Gastronomia regional. Mostrar todas as mensagens

31 de julho de 2022

Receita de gaspacho à Alentejana

Gaspacho à Alentejana
Ingredientes para 4 pessoas:
- 3 dentes de alho
- 1 colher de sopa de sal
- 3 colheres de sopa de azeite
- 4 colheres de sopa de vinagre
- ½ pepino - 2 tomates maduros
- 1 pimento verde
- 200g de pão duro
- orégãos
Num almofariz pisam-se os dentes de alho com o sal para se obter uma papa, coloca-se esta papa no fundo duma taça e junta-se o azeite, o vinagre e os orégãos. Reduz-se um tomate em puré e junta-se ao preparado, corta-se o outro tomate e o pepino aos quadradinhos pequeninos e o pimento em fatias finas, colocam-se na taça e regam-se com 1,5 l de água gelada. Na altura de servir junta-se o pão cortado em cubos pequenos. Serve-se bem fresco.
Em muitas casas alentejanas servem-se com o Gaspacho algumas fatias de paio ou presunto. © NCV

22 de fevereiro de 2014

A gastronomia local
como proposta de fim-de-semana

"Aproveitando o período da caça grossa e de montarias, sugerimos-lhe que experimente nos Restaurantes locais e similares alguns pratos de caça, como o javali ou o veado. Há várias formas de confeccionar
A história da Cozinha é muitas vezes uma história de pobreza e luta onde a perícia do cozinheiro é que torna a comida especial. A cozinha alentejana é exemplo disso. Fica igualmente uma sugestão com a receita". 

Javali Estufado 
Ingredientes: ( receita para 4 a 6 pessoas) 
2 kg de javali, 6 cebolas grandes,2 cenouras,6 dentes de alho,2 folhas de louro, sal q.b.1 litro de vinho tinto, azeite q.b. ,água q.b 
Coloque a carne do javali cortada aos cubos grandes num recipiente durante 10 a 12 horas em água com rodelas de limão. 
Retire a carne desta mistura e passe-a por água corrente escorrendo muito bem e reserve. 
Num tacho refogue em azeite, a cebola às rodelas grossas, dentes de alhos laminados e as cenouras cortadas às rodelas finas. Junte a carne, o louro, o vinho tinto e tempere com sal. 
Deixe cozinhar em lume brando com o tacho tapado durante uma hora e meia e vá adicionando água se necessário. 
Retifique os temperos e sirva bem quente. © GCP/NCV

23 de novembro de 2010

Restaurante da Casa do Parque em programa de gastronomia na “Extremadura TV”


O Restaurante Casa do Parque esteve presente no passado dia 19 de Novembro, a convite do canal de televisão espanhol “Extremadura TV”, no seu programa de gastronomia “En su Punto“, apresentado pelo conceituado Chefe de Cozinha António Granero.
Segundo uma nota de imprensa distribuída pela empresa hoteleira local, “a responsável pela cozinha do nosso restaurante, Maria Antónia Ramos Assunção, apresentou neste programa de cozinha ao vivo, as nossas famosas Migas à Alentejana, com as quais brindou o chefe  António Granero e todos os espectadores do programa.
O programa será emitido no dia 06 de Dezembro, para mais informações sobre horários consulte: http://tv.canalextremadura.es/programas/en-su-punto
Este programa é um dos que tem mais audiência na Extremadura TV, e não só serviu para publicitar o nosso restaurante e Castelo de Vide junto do mercado Espanhol, mas também para mostrar que o nosso restaurante tem sido seguido pelo trabalho desenvolvido em prol da gastronomia Alentejana e Portuguesa, na Extremadura Espanhola”. © NCV

4 de maio de 2010

Workshop sobre “A Dieta Mediterrânica e a Gastronomia do Alentejo” hoje em Évora

Inserido na iniciativa “Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas”, realiza-se hoje, dia 4 de Maio, em Évora um workshop sobre “A Dieta Mediterrânica e a Gastronomia do Alentejo”.
A decorrer no auditório da CCDRA, entre as 10 horas e as 18 horas, o workshop é direccionado aos alunos das escolas de hotelaria e turismo e demonstra a importância que a Turismo do Alentejo atribui à componente da formação turística na área da cozinha e restauração.
A influência da cozinha alentejana no mundo, a identidade portuguesa e o sabor português são alguns dos temas a abordar no Workshop.
Dirigida a públicos específicos tem também lugar na terça-feira, dia 4 de Maio, a primeira Conversa Temática.
A decorrer na Rota dos Vinhos do Alentejo, irá incidir sobre os produtos regionais utilizados na nossa gastronomia que se encontram extintos ou em vias de extinção, com Francisco Sabino, representante da Confraria Gastronómica do Alentejo.
A Turismo do Alentejo, ERT., e o Turismo de Portugal, I.P., são as entidades organizadoras da iniciativa “Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas”, que decorre em Évora até ao dia 8 de Maio. © NCV

22 de outubro de 2009

Cinco restaurantes locais participam
na Semana Gastronómica da Caça
que decotrre de 2 a 8 de Novembro 2009

Clicar duas vezes sobre a imagem para ampliar o cartaz.

São cinco os restaurantes castelovidenses aderentes à Semana Gastronómica da Caça que decorre em todo o Alentejo entre 2 e 8 de Novembro: D. Pedro V, Casa das Carpas “A Escola”, Doces e Companhia, O Miguel e Miradouro. Em alguns meios contactados pelo NCV sobre o assunto causou alguma estranheza que apenas estes restaurantes tenham aderido, destacando-se a ausência da Casa do Parque.

Entre as iguarias propostas localmente contam-se a canja de pombo bravo, arroz de lebre, veado estufado com setas, coelho à caçadora, febras de veado, javali à alentejana, canja de perdiz, tarte tochada de perdiz, arroz de pato, canja de perdiz, javali de cachafrito, veado estufado, sopa de perdiz na panela, “ragout” de veado e lebre com feijão branco.

Com estas suas iguarias, estão entre os mais de 90 restaurantes do Alentejo vão preparar deliciosas iguarias antigas, tradicionais ou criativas mas sempre à base de caça.

Durante esta Semana Gastronómica pode ainda participar num passatempo. As duas melhores frases sobre a Semana da Caça ganham um fim-de-semana para duas pessoas no concelho de Borba, com estadias oferecidas pelos Turismos de Habitação Casa do Terreiro do Poço (www.casadoterreirodopoco.com) e Casa de Borba (www.casadeborba.com), basta pedir um dos pratos da semana num restaurante aderente. © NCV

1 de julho de 2009

Gastronomia Alentejana
mostra-se hoje na Assembleia da República

A gastronomia alentejana mostra-se hoje na Assembleia da República. “Dificilmente se encontraria uma melhor forma para encerrar o dia de trabalho na Assembleia da República” - referee a Turismo do Alentejo ERT em comunicado.
O evento envolve um conjunto de produtores de vinhos, enchidos e queijos do Alentejo, mobilizados precisamente por aquela Entidade Regional de Turismo.
Com a “bênção” da Confraria Gastronómica do Alentejo, serão preparados diversos menus de degustação “que farão as delícias dos convidados do evento, a saber as várias centenas de funcionários do hemiciclo de São Bento e, naturalmente, os Deputados”.
A Turismo do Alentejo, E.R.T. aproveitará mais este momento de contacto com o potencial cliente final para divulgar a campanha “No Alentejo Há Mais”, distribuindo desdobráveis e agendas de eventos.
O grupo tradicional “Outra Margem”, de Portel, assegurará a animação do evento. © NCV

16 de junho de 2008

IV Semana Gastronómica regional
de regresso à Assembleia da República

A Região de Turismo do Norte Alentejano anuncia que, pelo quarto ano consecutivo, vai decorrer de 16 a 20 de Junho, no Restaurante do Edifício Novo da Assembleia da República, a Semana Cultural e Gastronómica do Norte Alentejano.
A abertura da Semana Gastronómica contará com a presença do Ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, e o Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama. Durante esse dia, estará ainda patente no átrio da Assembleia República uma exposição de escultura de Maria Leal Costa e os visitantes poderão também observar um artesão a trabalhar ao vivo.
Segundo Ceia da Silva, Presidente da Comissão Instaladora da Área Regional de Turismo do Alentejo, “este ano, cabe ao Restaurante Panorâmico elevar os valores e sabores da cozinha alentejana, caprichando nas especialidades servidas durante esta Semana Gastronómica. Este tipo de iniciativas tem sido um hábito no calendário dos eventos gastronómicos do Norte Alentejano e é, por isso, motivo de grande orgulho”.

O menu de toda a Semana

Ao longo da Semana, o Restaurante “Panorâmico das Piscinas Municipais de Monforte” servirá refeições baseadas nas especialidades regionais alentejanas: desde as migas gatas ao galo de cabidela, passando pela sopa de perdiz, o javali assado no forno ou a fejoada de lebre. Acompanhando as iguarias, não faltarão os vinhos regionais alentejanos e, à sobremesa, poderá saborear-se a sericaia com ameixa de Elvas, a encharcada de noz ou a sopa dourada, entre outras.
Champanhes e doces conventuais

Na Terça-Feira, dia 17, terá lugar uma prova de champagnes da Herdade do Perdigão e da Tapada de Chaves, acompanhada de alguns doces conventuais de Portalegre e de cerejas de S. Julião.
Vinhos e enchidos
Com o objectivo de dar a conhecer o vasto leque de produtos regionais alentejanos, dia 19, Quinta-Feira, terá também lugar uma mostra gastronómica de vinhos e enchidos alentejanos, aguçando o apetite de quem passar pela Assembleia da República neste dia.
Animação marca presença

A animação marcará também presença nesta Semana Gastronómica, que conta com a participação do Grupo Abelterium (dia 17) e do Grupo de Tocadores Pedrinhas de Arronches (no dia 19).
© NCV