A apresentar mensagens correspondentes à consulta Casa do Morgado ordenadas por relevância. Ordenar por data Mostrar todas as mensagens
A apresentar mensagens correspondentes à consulta Casa do Morgado ordenadas por relevância. Ordenar por data Mostrar todas as mensagens

5 de julho de 2018

Despacho de António Pita decide cedência gratuita dos espaços municipais para Festival Andanças

Um despacho do Presidente da Câmara Municipal, António Pita, datado de 29 de Junho, determina e define “ a cedência a título gratuito de vários espaços e equipamentos dos domínios público e privado do Município” à Associação PédeXumbo – Associação para a Promoção de Música e Dança, no âmbito do Festival Andanças (de 1 a 5 de Agosto em Castelo de Vide).
Essa cedência, ”com vista ao uso exclusivo para os quais são cedidos” (que se discriminam adiante) inclui espaços como o Campo de Tiro, o Olival da Mealhada, o Parque João José da Luz, o Cine-Teatro Mouzinho da Silveira, a Fazenda de Santo António, os balneários do Estádio Manuel Rodrigues, os edifícios do Pré-escolar e 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, a Fazenda de Santo António, parte do prédio urbano sobrante da implementação da Urbanização do Bairro de Santo António, parte do prédio rústico denominado “Olival da Mealhada”, parte do Forte de São Roque, o Centro Municipal de Cultura, a Casa do Morgado e o Jardim Garcia d’Orta.
Barragem “ainda não reúne todas as condições ”

Clicar na imagem para ampliar.

No seu despacho, o Presidente da Câmara refere ser amplamente aceite e defendido que “o Festival Andanças revela-se uma mais- valia para o concelho de Castelo de Vide, contribuindo, decisivamente para a dinâmica cultural, social e económica”. E considera que “a Barragem de Póvoa e Meadas ainda não reúne todas as condições desejáveis, o que já aconteceu o ano passado”, pelo que “excecionalmente, importa apoiar a realização do festival na envolvente da Vila e no seu espaço urbano”.
“Campismo ocasional” na Mealhada, Fazenda e Bairro de Santo António
O Campo de Tiro, denominado Fosso, é cedido retroativamente “de 1 de Abril a 15 de Agosto”, para a montagem e desmontagem; o Olival da Mealhada, denominado Mealhada, a Fazenda de Santo António, a parte sobrante da implementação da Urbanização do Bairro de Santo António, 

Clicar na imagem para ampliar.

ficarão afetos “a espaço de campismo ocasional (acampamento ocasional)“ entre 28 de Junho e 10 de Agosto; o Estádio de Futebol e Balneários, na Zona Desportiva de Castelo de Vide, vão “acolher a equipa de seguranças contratada, que vai estar ao serviço do Festival e apoio aos participantes, cuja cedência ocorrerá de 28 de Julho a 6 de Agosto.
Jardim Grande, Cine-Teatro, Escola e Forte de S. Roque
O Parque João José da Luz, será cedido no período de 28 de Julho a 6 de Agosto, “afeto à programação (Coreto), Feira de Artesanato e promoção de associações, com concessão de 20 a 30 espaços, gerida pela PédeXumbo” e o Cine Teatro Mouzinho da Silveira, ficará afeto a “programação, bilheteira, acolhimento de artistas”, entre 15 de Julho a 8 de Agosto; o Edifício da Escola (Pré-escolar e 1.o Ciclo), será afeto a serviços da Associação e salas para produção, cujo período de cedência deverá ocorrer de 15 de Julho a 8 de Agosto; a área envolvente ao Forte de São Roque será local afeto ao “Espaço cão”, de 29 de Julho a 6 de Agosto.

Clicar na imagem para ampliar.

Cozinha no Centro de Cultura, alojamento na Casa do Morgado e Cantina no Jardim Garcia d'Orta
Finalmente, o Centro Municipal de Cultura, será cedido de 1 de Julho a 15 de Agosto para ser afeto “ao serviço de cozinha para o grupo de produção do Festival”, o edifício da Casa do Morgado, servirá nas mesmas datas para “o alojamento do grupo de produção do festival”, e o Jardim Garcia d’Orta, “deverá ser cedido entre 28 de Julho e 6 de Agosto, cujo uso ficará afeto à instalação da “praça” de refeições afeta à Cantina Andanças”. 
Cedência gratuita em regime de comodato
Segundo o despacho de António Pita “todos os espaços são cedidos a título gratuito, considerando o retorno sócio-económico esperado pelo concelho de Castelo de Vide, na sequência da realização do referido Festival” em regime de comodato que se explica no documento ser “um contrato gratuito, pelo qual uma das partes entrega a outra certa coisa, móvel ou imóvel, para que se sirva dela, com a obrigação de a restituir”. © NCV

11 de dezembro de 2019

Restauro da sala e capela da Casa do Morgado vai ser confiado a Alexandre Maniés por ajuste direto

Fotos © D.R./NCV
O Presidente da Câmara Municipal determinou por despacho, datado de 2 de Dezembro, que se proceda à abertura de procedimento tendente à contratação da prestação de serviços para “Recuperação e Requalificação do Imóvel ‘Casa do Morgado’ - Museu da Inquisição - “Conservação e Restauro de Bens Móveis Integrados“, no âmbito da Candidatura “Valorizar a Rota do Património Judaico de Castelo de Vide com as ferramentas do século XXI”, consultando-se para o efeito a empresa do especialista castelovidense Alexandre Maniés – Conservação e Restauro, Unipessoal, Lda, com sede no Porto. 
Clicar na imagem para ampliar.
Na mesma data foi emitido pelo autarca o necessário parecer prévio vinculativo favorável à contratação desta prestação de serviços por ajuste direto e dois dias depois outro despacho aprovou a escolha do procedimento, as peças do mesmo, o preço base bem como a dispensa da nomeação do júri, designando para Gestor do Contrato o Arquiteto Luís Pedro Nogueira da Silva Cruz, nos termos do Código dos Contratos Públicos. 
“Tesouros artísticos em elevado estado de degradação” 
A obra cuja intenção já tinha sido divulgada (ver notícia AQUI) constitui uma segunda fase das intervenções (restauro e conteúdos) - que ascenderá a cerca de 300 mil euros - do futuro espaço museológico Casa da Inquisição, que terá lugar na popularmente designada Casa do Morgado. 
As intervenções objeto deste ajuste direto visam recuperar as pinturas da capela, retábulo e tela pintada, molduras e armário pintado de sala, considerados “autênticos tesouros artísticos que se encontram em elevado estado de degradação”. © NCV
Fotos © D.R./NCV

2 de janeiro de 2018

Obras municipais:
aprovados trabalhos a mais de 7976 euros na Casa do Morgado e de 12 242 no Bairro da Eira

O Presidente da Câmara Municipal, António Pita, adjudicou 7975,84 euros (mais IVA) de trabalhos a mais no âmbito da empreitada de “recuperação e requalificação do imóvel Casa do Morgado” que está consignada à empresa local Construtora Vidense Sociedade Unipessoal Lda.
Recorda-se que a Casa do Morgado, na Rua Nova, está destinada a albergar o projeto da “Casa da Inquisição”, que foi apresentado publicamente em Maio passado pelo investigador Jorge Martins, no primeiro dia da Semana de Castelo de Vide na Casa do Alentejo.
O edifício tem vindo a sofrer diversas intervenções de recuperação desde meados de 2014, quando se iniciaram obras de recuperação das coberturas.
Por outro lado, também nas obras em curso de “valorização e beneficiação do Bairro da Eira” se verificaram “trabalhos a mais” no montante de 12 241,80 euros, que o Presidente da Câmara já adjudicou por despacho à empresa ViaExtra – Engenharia e Construções, Lda. © NCV

21 de janeiro de 2020

Começaram os trabalhos da 2ª fase da recuperação da Casa do Morgado com restauro do património artístico


Fotos © D.R./NCV
Fotos © D.R./NCV

Já está em curso uma segunda fase da recuperação da Casa do Morgado com o objetivo de ali instalar o chamado Museu da Inquisição.
Nesta fase procede-se ao restauro do património artístico e posteriormente “seguir-se-ão os trabalhos de restauro dos frescos da capela cuja adjudicação estará para breve a empresa igualmente especializada”, como refere o Presidente da Câmara Municipal, António Pita.
Implementação do Museu da Inquisição
“Depois de já ter sido efetuada a recuperação estrutural do imóvel, a Casa do Morgado iniciou agora uma segunda fase com vista à implementação do Museu da Inquisição, que para além dos conteúdos museológicos também passa pelo restauro da capela, armários e pinturas que constituem um pequeno tesouro artístico de Castelo de Vide” (ver notícias AQUI).
Os trabalhos de restauro das madeiras e da tela do altar foram adjudicados a uma “empresa especializada ficando essa missão sob a direção do castelo-vidense Alexandre Maniés, cuja competência é reconhecida no mundo do restauro e da conservação de arte”, sublinha o autarca. © NCV

28 de outubro de 2016

Despachos de António Pita aprovam projetos
de conservação na Casa do Morgado (Rua Nova)
e de recuperação do Forno Comunitário

Foto CastVide/© NCV
A Casa do Morgado, na Rua Nova, vai entrar novamente em obras de conservação. 
O respetivo projeto já foi aprovado por simples despacho do Presidente da Câmara Municipal, datado de 26 de Outubro, tornado público através de edital. 
No mesmo, António Pita determina que “se dê conhecimento deste despacho na próxima reunião de Câmara, que deverá ocorrer na próxima quarta-feira dia 2 de Novembro.
Clicar na imagem para ampliar.
Recorda-se que em meados de 2014 a Câmara Municipal já tinha avançado com obras de recuperação de parte da cobertura da Casa do Morgado uma obra com o valor de 16 002 euros (mais IVA).
Recuperar Forno Comunitário
O mesmo aconteceu com o projeto de “recuperação do Forno Comunitário” aprovado pelo Presidente da Câmara através de um despacho idêntico datado de dia 19 de Outubro, que coincidiu aliás com o de uma reunião ordinária do Executivo Municipal. © NCV

13 de setembro de 2015

Sukata Disléxica a visitar até 19 de Setembro na “Casa do Morgado”

Átrio  da “Casa do Morgado”,  mesmo ao centro um microfone, numa das paredes projeta-se uma imagem, há, também  uma pequena mesa sobre a qual está um  computador, sentado a essa mesa o jovem Gabriel, é ele o autor da exposição, levanta-se para nos cumprimentar, entrega-nos a respetiva  folha de sala  e convida-nos a emitirmos um som para o microfone. 
A nossa voz vai interagir com a imagem projetada na parede, a imagem começa a transformar-se, mas pouco, o Gabriel Marmelo vai exemplificar, voltamos ao microfone,  percebemos que temos que ampliar mais o som, que emitimos, nas cavides de ressonância do nosso aparelho vocal. 
Agora sim, a nossa voz interage com a imagem que se vai transformando, não como num caleidoscópio, mas em belas e menos previsíveis imagens em permanente transformação como se comtemplássemos, ao por do sol, um céu outonal com nuvens empurradas pelo vento  em rápido movimento. Subimos ao piso superior, num compartimento interior destaca-se uma instalação feita com mangas de alumínio, qual  hidra  que quando nos posicionamos à sua frente, interage connosco, não nos mata como a de Lerna, aquele terrível monstro da mitologia grega, esta acende uns inofensivos e coloridos leds colocados nas extremidades dos seus braço . 
Na parede contígua outra instalação e, outra sala para visitar… 
Mas chega de paleio, recomendo, isso sim, uma visita à Casa do Morgado para ver e interagir com a sukata disléxica do Gabriel Marmelo a quem agradeço aquela visita guiada à sua exposição.       

Termino repetindo o que escrevi no livro de comentários deste evento “esta exposição é uma pedrada no charco do marasmo cultural de Castelo de Vide, mas quero substituir a palavra marasmo por panorama, honra seja feita à fundação de N. Sr.ª da Esperança que nos tem proporcionado bons e variados eventos culturais                                               João Calha

12 de fevereiro de 2013

"Oficinas de Artesanato" na Casa do Morgado
- abertura oficial foi na última sexta-feira




Na passada sexta-feira, 8 de Fevereiro, a Câmara Municipal de Castelo de Vide oficializou a abertura das "Oficinas de Artesanato", na Casa do Morgado. António Pita, Vice-Presidente da Autarquia, fez as honras tomando a palavra para desenvolver a ideia subjacente a esta iniciativa”.
Na passada semana já aqui havíamos explicado o conceito deste projeto, que procura manter viva a tradição castelo-vidense, neste caso ajudando artesãos da região em situação de desemprego, e servindo, simultaneamente, para estimular a economia local. A iniciativa acaba também por revitalizar o centro histórico, na medida em que se está a dar vida ativa a uma artéria principal do tradicional percurso turístico da vila”.
Oficinas não são ”uma loja”
Trata-se de "Oficinas" e, como tal, constituem um espaço onde os artesãos obrigatoriamente trabalham ao vivo, aos olhos de quem queira apreciar, e, apesar de ser possível encomendar ou comprar as peças, “não é uma loja”, como deixou claro António Pita. “O que se pretende é que estes artesãos tenham um espaço e uma forma de dar a conhecer os seus trabalhos ao público”, reforçou o Vice-Presidente”.
No rés-do-chão da Casa do Morgado estão então as irmãs Maria Antónia e Carla Raposo que há vários anos fazem trabalhos em tricot, arraiolos ou feltro, e Nelson Ramos que realiza trabalhos em madeira. Na ocasião, António Pita dirigiu-lhes algumas palavras, enaltecendo a atitude de “não se resignarem perante as dificuldades e tentarem melhorar as suas vidas através do artesanato e daquilo que gostam de fazer”.
Possibilidade de outras candidaturas
Tal como a Autarquia explicou há alguns dias, as Oficinas arrancam com estes artesãos existindo sempre a possibilidade de outras pessoas se candidatarem ao projeto, tendo em conta os critérios exigidos pelo respetivo regulamento. A saber, podem candidatar-se ao espaço “Oficinas” artesãos residentes na região de Castelo de Vide, que sejam desempregados de longa duração, que tenham frequentado um curso de formação profissional na área do artesanato ou tenham experiência comprovada nessa mesma área”. © GCP/NCV


6 de novembro de 2019

Executivo Municipal perspectiva na reunião de hoje uma “alteração à revisão” do PDM de Castelo de Vide

Uma “proposta para início do Procedimento de Alteração à Revisão do PDM (Plano Diretor Municipal) de Castelo de Vide em resultado da entrada em vigor de novas leis”, a “aquisição de 2 lotes de Terreno na Zona Industrial”, e um “reforço financeiro” à Freguesia de São João Batista são as principais decisões que devem ser tomadas na reunião de hoje do executivo Municipal.
Os vereadores vão ainda deliberar a solicitação da Toca dos Sabores Unipessoal, Lda, sobre a “compatibilidade de uso de estabelecimento com alvará de licença para "Estabelecimento de Bebidas Simples – Bar" com o uso industrial” e sobre a “alteração de caducidade - audiência prévia” relativa a projeto da empresa Terraços da Vila - Atividades Turísticas Unipessoal, Lda.
Revogação de despacho, Rui Bengala e CLDS-4G
A ordem de trabalhos publicada pelo Presidente António Pita inclui ainda dar conehcimento da revogação do “Despacho de Designação de Vereador em Regime de Tempo Inteiro”, da nomeação de Rui Bengala como “adjunto” para o Gabinete de Apoio ao Presidente (ver notícia AQUI) e da consequente “alteração da Seleção do Coordenador Técnico para o CLDS-4G”, função para a qual estava indigitado precisamente Rui Bengala.
Rede de Bibliotecas de Castelo de Vide
Entre os pontos para simples tomada de conhecimento encontram-se a “Tomada de Posse do Conselho Municipal de Segurança”, um agradecimento do Gabinete do Secretário de Estado das Autarquias Locais, a convocatória para o XXIV Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses, o Protocolo de Colaboração da Rede de Bibliotecas de Castelo de Vide (ver AQUI), a relação dos licenciamentos/comunicações prévia de obras particulares aprovados na globalidade durante o mês de Outubro, e o ponto da situação do Projeto WIFI 4 EU (ver notícia recente AQUI).
Restauro da Casa do Morgado e remodelação do Lar João José Le Cocq
Acresce uma “Manifestação de interesse em Projeto de Geminação” recebido de uma “delegação do Governo de Cabo Verde em Castelo de Vide”, a Conservação e Restauro de Retábulo da Capela e Armário Embutido de Sala, na "Casa do Morgado", o parecer técnico do Instituto da Segurança Social sobre a remodelação do Lar João José Le Cocq e finalmente uma terceira alteração ao termo de aceitação da candidatura nº ALT20-08-2114-FEDER-000049 - Casa da Cidadania Salgueiro Maia”. © NCV

15 de maio de 2017

“Casa da Inquisição” e Castelo de Vide Summer Cup apresentados hoje na Casa do Alentejo

Clicar na imagem para ampliar.
O projeto da “Casa da Inquisição”, a instalar na Casa do Morgado, na Rua Nova em Castelo de Vide, será apresentada publicamente esta tarde (18 horas) em Lisboa pelo investigador Jorge Martins, no primeiro dia da Semana de Castelo de Vide na Casa do Alentejo.
Mais tarde, cerca das 20 horas, será feito um balanço do Castelo de Vide Cup realizado na Páscoa e apresentada a edição de Verão do torneio bem como assinado um compromisso com a Academia Luís Figo.
A Semana de Castelo de Vide na Casa do Alentejo (Rua das Portas de Santo Antão em Lisboa) decorre de hoje até Domingo dia 21 de Maio. Amanhã será o dia dedicado aos eventos especiais e na quarta-feira o programa refere o Dia da Juventude.
A quinta-feira é dedicada às “dinâmicas empresariais” e a sexta-feira marca o “Dia da Expetativa”; no sábado como habitualmente é o Dia da Identidade e no Domingo o Dia dos Maiores em Afetos.
Diariamente, para além “promoção e divulgação de eventos e valores tradicionais do concelho”, o programa refere a “promoção da gastronomia do concelho" com a realização de alguns workshops e ementa (não divulgada) com pratos típicos, artesãos com trabalhos ao vivo e doçaria tradicional. © NCV
Ver mais informações AQUI.

28 de junho de 2020

Pinturas murais dos Paços do Concelho e da Casa da Inquisição vão ser restauradas durante este Verão

Fotos © D.R./NCV
Fotos © D.R./NCV
A Câmara Municipal de Castelo de Vide vai proceder este Verão ao restauro e conservação de pinturas murais do edifício dos Paços do Concelho e da futura Casa da Inquisição (a chamada “Casa do Morgado” na Rua Nova). O anúncio foi feito pelo Presidente da Câmara Municipal, António Pita, nas redes sociais.
“Porque não se podem perder estes “pequenos-grandes” tesouros artísticos que os nossos antepassados nos legaram, vamos avançar com um projeto de restauro das pinturas murais da antiga “Sala da Vereação” (hoje gabinete da presidência), tratamento do salitre do Salão Nobre e das pinturas da Casa da Inquisição (Casa do Morgado)”.
O autarca adianta anda que “lamentavelmente, devido ao anterior mau estado das coberturas e paredes dos edifícios em questão estas pinturas sofreram consequências irreparáveis, contudo, queremos acreditar que a competência de técnicos habilitados para o efeito tornará possível a recuperação e conservação destes elementos artísticos indissociáveis da história da nossa terra. Agora que ambos os edifícios já estão estruturalmente recuperados e não sofrem infiltrações, vai ser tempo de estarmos sensíveis aos detalhes”. © NCV

3 de janeiro de 2017

Mensagem de Ano Novo do Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide

Foi publicada esta manhã no sítio Web da Autarquia a Mensagem de Ano Novo do Presidente da Câmara Municipal, que a seguir se reproduz na íntegra.
Munícipes,
Ao iniciar-se um novo ano, quero expressar, em meu nome pessoal e do Executivo Municipal a que tenho a honra de presidir, votos sinceros de saúde, paz e fraternidade. Desejo que 2017 vos traga grandes concretizações e a realização dos sonhos quer a nível pessoal, quer a nível profissional.
No que se refere à atividade municipal, podemos, desde já, anunciar que o próximo ano continuará a ser um período bastante intenso, em linha de coerência com as políticas que têm caraterizado este mandato.
Se nos últimos três anos temos vindo a recuperar o Cine Teatro Mouzinho da Silveira, o Posto da G.N.R., a Casa Geminada da Barragem de Póvoa e Meadas, o edifício das antigas Termas e os Paços do Concelho, no ano de 2017 iremos ainda promover a reabilitação/recuperação de outros edifícios igualmente importantes; respetivamente, a Casa do Morgado (Rua Nova), o antigo Forno Comunitário, o edifício do Mercado e o da antiga Caixa Agrícola, entre outros.
Acreditamos que os investimentos que temos vindo a efetuar nestes edifícios municipais não só são essenciais para a conservação e valorização do património imobiliário municipal – traduzindo-se numa clara modernização dos equipamentos e dos serviços públicos prestados -, como também têm sido importantes para a dinâmica do setor da construção civil, o qual detém um peso preponderante na economia local, face ao número de postos de trabalho que assegura.
Mas 2017 trará igualmente outras intervenções que certamente correspondem ao agrado dos castelo-videnses e povoenses, na medida em que serão solucionados casos complexos arrastados ao longo dos anos. A valorização da principal entrada da Vila (Martinho/São José), o Sítio da "Casa do Fura", o edifício da antiga igreja do Espírito Santo e a construção de uma galeria no espaço contíguo ao Museu de Póvoa e Meadas serão igualmente realizações consensuais.
Como já foi recentemente anunciado, Castelo de Vide irá ainda contar com mais um ano de intensas ações imateriais, que proporcionarão a vinda ao nosso concelho de milhares de visitantes em iniciativas desportivas, culturais, científicas, de lazer e recreio.
Apesar do esforço financeiro, dos recursos humanos municipais envolvidos e da exigência de disponibilidade quase permanente, sempre defendemos que a captação de eventos é o principal alimento que dá vida aos empresários ligados à atividade turística.
Todos sabemos o número de ativos que operam na hotelaria, na restauração e afins, comércio tradicional, etc., pelo que é com uma profunda satisfação que observamos, ano após ano, somarem-se as iniciativas e com maior distribuição pelos meses do ano.
A projeção da imagem no exterior, a participação do Município em eventos e realização internacionais, a consolidação das parcerias institucionais, serão igualmente preocupações estratégicas porque permitem reforçar e elevar Castelo de Vide como destino turístico no espaço internacional.
No espaço rural o Município irá contribuir para a recuperação dos recursos cinegéticos através de um projeto pioneiro de âmbito nacional, prevendo ainda a ampliação da rede de abastecimento de água por vários quilómetros, quer na "estrada do Ribeiro da Anta", quer na "estrada do Machoquinho".
Iremos igualmente proceder à ampliação da rede da eletrificação rural levando energia elétrica a montes ainda não iluminados, ao mesmo tempo que continuaremos a beneficiar os caminhos e os acessos que servem o território rural.
Com as coletividades culturais, desportivas e recreativas, para além de contribuirmos para o seu funcionamento regular, queremos encetar novos desafios, particularmente na capacidade de serem estabelecidas parcerias que promovam realizações de interesse comunitário através da participação efetiva dos jovens.
Sublinho também novos projetos de grande impacte na economia local que conhecerão em 2017 passos decisivos. A transformação das antigas oficinas do Manuel Rodrigues num Business Center, a criação de novas empresas ligadas às energias fotovoltaicas, à produção de agroalimentares e de novos serviços de hotelaria e restauração, serão certamente projetos que incentivarão o crescimento económico.
Do ponto de vista social, a revisão aos Regulamentos Municipais atualmente em curso irá implementar um conjunto de novos apoios sociais que visam uma maior proteção e solidariedade para com as famílias e indivíduos mais frágeis e desprotegidos da nossa comunidade.
Em conclusão, espera-nos um Ano Novo de muito trabalho, dedicação, empenhamento, mas conscientes da nossa determinação, entusiasmo e experiência, acreditamos que os objetivos propostos serão alcançados, pelo que da nossa parte continuaremos a contribuir para a construção de Castelo de Vide enquanto concelho de referência a nível nacional.
A felicidade e o bem-estar dos nossos munícipes, o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável do nosso concelho continuarão a estar no centro das nossas prioridades, com o envolvimento das Juntas de Freguesia, das IPSS's, das coletividades e demais agentes que quotidianamente trabalham em prol da nossa Terra.
Excelente Ano Novo.
António Pita
2 de janeiro de 2017

22 de junho de 2018

Galeria Garcia d'Orta inaugurada hoje: lápide evoca os 450 anos da morte do ilustre castelovidense

Aproveitando a presença em Castelo de Vide da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e do Embaixador de Israel em Portugal, Raphael Gamzou, a Câmara Municipal assinala a passagem dos 450 anos da morte do castelovidense Garcia d'Orta. Num “dia importante para Castelo de Vide” como referiu António Pita nas redes sociais.
De acordo com o programa divulgado, será inaugurada pelas 14:15 horas a “Galeria de Orta” no edifício das antigas termas, na Fonte da Vila, e descerrada uma lápide evocativa dos 450 anos da morte de Garcia d'Orta. 
Segue-se um encontro com os empresários do setor turístico da região (14:30 horas) e uma visita à Sinagoga Medieval (15 horas).
Inauguração de obras de requalificação urbana
De manhã, após a inauguração do empreendimento turístico “Monte da Casada” (ver notícia AQUI), os dois visitantes serão oficialmente recebidos pelas 11:15 horas no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde haverá “palavras de boas vindas” e assinatura do livro de honra, seguindo-se uma “inauguração da requalificação urbana da Carreira de Cima, Carreira de Baixo e Rua Alexandre Herculano, na “Casa do Fura”. 
Centro de Interpretação Garcia de Orta em 2019
O edifício das antigas termas tem vindo desde 2016 a ser alvo de intervenções de manutenção e adaptação para receber o chamado Centro de Interpretação Garcia de Orta (ver notícias AQUI), cuja concretização se consumará apenas em 2019, provavelmente em paralelo com a vizinha “Casa da Inquisição” que ficará instalada no palacete da Rua Rua Nova conhecido como Casa do Morgado.
Recorda-se que o Presidente da Autarquia, António Pita, considera o Centro de Interpretação Garcia d'Orta, lado a lado com a Casa da Cidadania Salgueiro Maia e a rferida Casa da Inquisição como “projetos estruturantes em curso com impacto na requalificação, valorização e diversificação da oferta turística”.
Festival Garcia d'Orta de 29 de Junho a 1 de Julho
Entretanto, a efeméride da morte de Garcia d'Orta está a ser assinalada em Castelo de Vide este ano com base no projeto autónomo “Entre Diálogos” da munícipe Maria do Carmo Fernandes Alexandre, idealizado e preparado desde o final de 2016 e que venceu o Orçamento Participativo 2017 e está agora a ser desenvolvido com base num acordo entre o Grupo de Amigos de Castelo de Vide, de que é presidente, e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo.
A primeira fase desse projeto traduz-se no Festival Garcia d'Orta que se desenrola em Castelo de Vide nos próximos dias 29 e 30 de Junho e 1 de Julho e tem expressão também em Marvão e em Lisboa. © NCV

25 de março de 2021

Alexandre Maniés restaurou oratório com pintura “A Anunciação” para a "Casa da Inquisição"

Fotos © D.R./NCV
Fotos © D.R./NCV
Um valioso oratório setecentista propriedade da Câmara Municipal de Castelo de Vide, cuja origem não foi divulgada, foi recentemente alvo de um profundo restauro por Alexandre Maniés, já se encontra depositado no futuro espaço museológico Casa da Inquisição que está a ser instalado na Casa do Morgado, na Rua Nova.
O anúncio foi feito pelo Presidente da Câmara Municipal para quem esta obra constitui “rum óleo de grande beleza que se encontrava em muito mau estado de conservação e que agora, graças a esta cuidada intervenção, será possível admirar o requinte da pintura composta por vários e curiosos pormenores de A Anunciação”.
“Concebida para enriquecer o acervo deste futuro museu, o qual pretende ser uma abordagem original e afirmar-se no panorama internacional na temática Judaísmo-Inquisição, terá um particular destaque na narrativa museal”, adianta a nota publicada nas redes sociais.
Três intervenções de Alexandre Maniés
“Com este trabalho do conservador-restaurador castelo-vidense, ficam assim finalizadas três complexas intervenções de restauro no imóvel, pelo que importa sublinhar publicamente o enorme entusiasmo, dedicação e disponibilidade com que Alexandre Maniés (e a sua equipa) nos últimos meses viveu este processo de recuperação do nosso património municipal, decerto também ainda mais motivado por estar a contribuir para a valorização destes bens artísticos da sua terra”.
Esta referência feita pelo autarca (ver notícia AQUI) inclui os trabalhos desenvolvidos no edifício da futura Casa da Inquisição (Casa do Morgado) e nos Paços do Concelho” (teto do Salão Nobre).
Projetos de iluminação na fase seguinte
“Considerando a delicadeza dos materiais e a necessidade de expo-los ao público salvaguardando as condições técnicas recomendáveis, a fase seguinte estará nas mãos de reputados especialistas, como é o caso de Vitor Vajão que definiu o projeto específico da iluminação para estes bens agora restaurados”.
Na sua nota, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide deixou “uma palavra de agradecimento aos vários trabalhadores/colaboradores, de diferentes secções da Autarquia, que têm acompanhado de modo dedicado o desenvolvimento deste projeto, o qual se pretende abrir no próximo verão para contemplação da população e dos turistas, marcando seguramente a diferença da oferta cultural da região”. © NCV

15 de março de 2023

Sec. de Estado do Turismo e o Embaixador de Israel inauguram esta quinta-feira a “Casa da Inquisição”

Clicar na imagem para ampliar.

O Embaixador do Estado de Israel em Portugal, Dor Shafira, e o Secretário de Estado do Turoismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda estarão presentes esta quinta-feira em Castelo de Vide para participarem nuim conjunto de cerimónias de inauguração e abertura ao público da “Casa da Inquisição – The Inquisition Experience” na Rua Nova.
“Valorizar a oferta cultural e turística”
Segundo António Pita, cumpre-se assim “um objetivo muito ambicioso” de “valorizar a oferta cultural e turística de Castelo de Vide, da região, da Rede de Judiarias de Portugal e até da antiga península Sefardita”.
O autarca adianta nas redes sociais que acredita “na qualidade do projeto e no intenso e competente trabalho das equipas que têm desenvolvido a museologia e museografia, bem como na originalidade, inovação e intrepidez da abordagem ao tema”. E que “este novo espaço (...) contribuirá para Castelo de Vide consolidar o seu lugar na vanguarda dos destinos portugueses referenciados internacionalmente como pontos de visita obrigatória no segmento do turismo religioso judaico”.
Visitas acompanhadas para a população só depois do dia 16
“Depois do dia 16, haverá oportunidade para a população e todos os interessados visitarem o espaço, com acompanhamento técnico mediante marcação prévia”, anuncia o autarca, que remata: “mais um antigo sonho que agora irá ser realizado para ajudar o nosso concelho a ser ainda mais atrativo e forte na captação de visitantes”.
“Guiomar Mendes – Judia de Castelo de Vide queimada em Auto de Fé”
Clicar na imagem para ampliar.
O vasto programa começa pelas 9:30 horas com uma “concentração das Entidads e convidados nos Paços do Concelho”; segue-se uma mensagem de boas vindas por parte de António Pita no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a anteceder a apresentação do livro “Guiomar Mendes – Judia de Castelo de Vide queimada em Auto de Fé” da autoria do Professor Jorge Martins e prefaciado por António Pita (ver notícia AQUI). No momento seguinte usarão da palavra o Secretário de Estado do Turismo e o Embaixador de Israel (por esta ordem).
A inauguração propriamente dita da “Casa da Inquisição – The Inquisition Experience” na Rua Nova (antiga Casa do Morgado) está prevista para as 11:30 horas.
Livro “Judeus de Elvas” e projeto “Arquivo Digital da Herança Judaica”
As cerimónias terminam com uma degustação de produtos regionais pelas 12:30 horas no edifício das antigas Termas de Castelo de Vide durante a qual fará pelas 14:30 horas uma intervenção o Professor António Sousa Lara na sua qualidade de coordenador do Laboratório de Estudos Judaicos da Universidade de Lisboa. Pelas 15:15 horas o programa prevê a apresentação do livro “Judeus de Elvas. Linhagens e relações de parentesco XVI-XVIII” da autoria de João Manjel Brás e Nuno Borrego e também prefaciado por António Pita (ver notícia AQUI).
A finalizar o programa a empresa Visualforma fará uma apresentação do projeto “Arquivo Digital da Herança Judaica. Fontes e Genealogia”. © NCV

16 de novembro de 2016

CIMAA deliberou em Nisa sobre importantes projetos para Castelo de Vide e para o território

Na reunião de ontem, dia 15 de Novembro (ver notícia AQUI), várias deliberações foram tomadas pelos representantes dos municípios presentes, as quais irão ter brevemente reflexos positivos nas dinâmicas dos territórios concelhios. 
Assim, realça-se a deliberação da retificação do concurso público da "Aquisição de Serviços para Elaboração de Cadastro das Infraestruturas Existentes nos Sistemas em Baixa", abrangendo as infraestruturas de "Abastecimento de Água" e de "Saneamento de Águas Residuais", bem como o concurso limitado referente à Aquisição de Sistema de Gestão de Infraestruturas de "Abastecimento de Água" e de "Saneamento de Águas Residuais no Alto Alentejo". 
Conhecimento das infraestruturas 
“Castelo de Vide será assim contemplado em ambas as ações mencionadas, permitindo assim que a Câmara Municipal disponha de uma importante ferramenta que lhe possibilitará um conhecimento detalhado e atualizado das infraestruturas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais”. 
Casa do Morgado será Museu da Inquisição 
“Igualmente, foi efetuado o ponto de situação referente às candidaturas do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Alto Alentejo, sublinhando-se a situação favorável para as duas candidaturas submetidas ao "Património" no caso de Castelo de Vide, respetivamente a Casa do Morgado e a sua transformação no futuro Museu da Inquisição e a recuperação do edifício do antigo Forno Comunitário”. 
“Deficit de informação e tempo de análise” 
“Por último, o ofício remetido aos municípios pelo Sr. Secretário de Estado do Ambiente com vista à criação de um "Novo Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e Saneamento", foi igualmente assunto de discussão tendo sido deliberado, por unanimidade, emitir parecer não favorável, por deficit de informação e tempo de análise, face a uma matéria profundamente complexa, solicitando-se assim à Secretaria de Estado mais documentação para analisar o assunto”. © CMCV/NCV
N.R. - A ordem de trabalhos da reunião pode ser consultada AQUI

14 de novembro de 2019

Câmara Municipal restaura “tesouro artístico” da Casa do Morgado (futura Casa da Inquisição)
- trabalhos confiados a Alexandre Viegas Maniés

Fotos © D.R./NCV
Fotos © D.R./NCV
Com a recente aprovação da candidatura “Valorizar” pelo Turismo de Portugal que ascende a cerca de 300 000 euros, a Câmara Municipal de Castelo de Vide “vê agora a oportunidade decisiva” para o arranque da segunda fase das intervenções (restauro e conteúdos) do futuro espaço museológico Casa da Inquisição, que terá lugar na popularmente designada Casa do Morgado, como refere António Pita.
Para o autarca, “as intervenções visam recuperar as pinturas da capela, retábulo e tela pintada, molduras e armário pintado de sala, autênticos tesouros artísticos que se encontram em elevado estado de degradação”.
Trabalhos a cargo de Alexandre Viegas Maniés
O Presidente da Câmara Municipal adianta ainda que “caberá ao especialista em técnicas de conservação e restauro Alexandre Viegas Maniés, castelo-vidense, a missão de recuperar estes elementos artísticos não só pela importância da preservação deste património municipal, mas também pelo enriquecimento do programa face à nova funcionalidade da casa”. © NCV

11 de janeiro de 2018

Investimento de 1,2 milhões de euros em 2 anos:
obras da Casa da Cidadania Salgueiro Maia
podem começar já em Março ou Abril

Clicar na imagem para ampliar.
O orçamento da Câmara de Castelo de Vide para este ano ronda os 6,4 milhões de euros e prevê o arranque da construção da Casa da Cidadania Salgueiro Maia, destacou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal.
"É uma obra de dois anos que vai ter início em Março ou Abril. É uma das obras de maior expressão e também de grande complexidade", afirmou o autarca social-democrata António Pita, que está a cumprir o segundo mandato.
Num investimento superior a 1,2 milhões de euros, financiados por fundos comunitários, o concurso para a concretização da obra, no castelo da vila, já foi lançado pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, assumindo o município a contrapartida nacional, na ordem dos 350 mil euros.
Orçamento de 6,4 milhões
O orçamento da Câmara de Castelo de Vide para este ano (6,4 milhões de euros) é superior em 289 mil euros em relação ao de 2017, e foi aprovado por maioria, em reunião do executivo municipal, com os votos a favor de três eleitos do PSD e duas abstenções dos vereadores do PS.
Na mais recente reunião da Assembleia Municipal, o orçamento foi aprovado, também por maioria, com 11 votos a favor do PSD, seis abstenções da bancada do PS, um voto a favor de um eleito do PS e uma abstenção por parte de um eleito da CDU.
Museu da Inquisição abre em Maio na Casa do Morgado
O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide destacou ainda que este ano "vai ficar marcado" pela abertura ao público, em Maio, do Museu da Inquisição.
"É uma obra que vai qualificar a oferta turística nacional. Trata-se de um palacete do século XVII, que já era nosso, e a obra teve um custo na ordem dos 200 mil euros", disse.
Obras de 600 mil euros na Escola Garcia d'Orta
António Pita espera também iniciar, este ano, as obras de recuperação e beneficiação da Escola Básica 2,3 Garcia d'Orta, num investimento de 600 mil euros, bem como a recuperação do edifício do mercado municipal, trabalho que deverá arrancar em Fevereiro ou Março, com um custo superior a 135 mil euros.
Reabilitação de 6 edifícios para habitação social
Ao abrigo do plano de ação integrado para as comunidades desfavorecidas, está a ser realizado um projeto de reabilitação urbana que prevê a recuperação de seis edifícios devolutos no centro histórico de Castelo de Vide.
O projeto, destinado à habitação social, conta com um investimento na ordem dos "120 mil euros", indicou o autarca.
Plano de valorização da albufeira de Póvoa e Meadas
Além da conclusão de obras de requalificação em ruas, António Pita adiantou que o Município vai desenvolver um plano de valorização da albufeira de Povoa e Meadas, sobretudo do ecoparque, contando com um investimento de 130 mil euros.
"Vamos fazer a valorização turística do espaço, com roteiros ambientais e turísticos, a construção de equipamentos com vista a um melhor atendimento ao turista, renovação da infraestrutura de bar e a construção de uma praia fluvial", disse.
Ampliação do Museu de Póvoa e Meadas
Na freguesia de Póvoa e Meadas, a Câmara de Castelo de Vide vai investir "150 mil euros" na reabilitação de um edifício anexo ao museu da aldeia, com o objetivo de ampliar o espaço museológico. © NCV

31 de janeiro de 2021

Carolino Tapadejo, Beatriz Filomeno e Rui Bengala dão cara à “figuração hiper-realista” na Casa da Inquisição

Fotos © D.R/NCV
Já foi recebido em Castelo de Vide o primeiro conjunto de “figuração hiper-realista” destinado a concretizar o projeto de musealização da Casa da Inquisição a instalar no edifício conhecido como Casa do Morgado, na Rua Nova.
Pela fotos divulgadas verifica-se que alguns dos modelos são Carolino Tapadejo, Beatriz Filomeno e Rui Bengala, mas o NCV apurou que o número final será bastante maior.
O Presidente da Câmara Municipal “levantou a ponta do véu” nas redes sociais, desde logo com um agradecimento a todos aqueles que se voluntariaram e têm dado literalmente o corpo a esta causa, acabando também por ser uma homenagem simbólica aos homens e mulheres de Castelo de Vide perseguidos pelo Santo Ofício”.
"Projeto para ganhar o turismo pós pandemia” 
Fotos © D.R/NCV
Para António Pita, a Casa da Inquisição de Castelo de Vide “é um projeto para ganhar o turismo pós pandemia” que assim “entra na rampa final da sua implementação”. Para o autarca trata-se de “um processo longo e complexo com 5 anos de sucessivas etapas e que agora se vai aproximando do fim". 
"Depois das obras de recuperação do edifício, do restauro e conservação dos elementos artísticos, da definição de uma narrativa histórica única no país, ultimam-se agora os conteúdos e ambientes finais deste projeto cultural que irá abordar um tema tão interessante da História das Religiões e da própria história de Castelo de Vide”.
Figura de Guiomar Mendes será cicerone
“Ficamos cada vez mais ansiosos por visitar a Casa da Inquisição com a judia castelo-vidense Guiomar Mendes, condenada à morte na fogueira e aqui cicerone permanente retratada por uma jovem da terra que viveu a infância na Judiaria”, remata o Presidente da Câmara Municipal.
“Valorizar a Rota do Património Judaico"
Recorda-se que o procedimento para “Aquisição de Manequins e Silhuetas para o Museu da Inquisição” (ou Casa da Inquisição) foi aberto em Fevereiro do ano passado. A aquisição fez-se no âmbito da candidatura “Valorizar a Rota do Património Judaico de Castelo de Vide com as ferramentas do século XXI” (que confere a cobertura orçamental), num contrato que tem como gestora a técnica Superior Ângela do Carmo Santana Maximiano. © NCV

11 de março de 2023

Inauguração e abertura ao público da “Casa da Inquisição” confirmada na próxima quinta-feira com o Sec. de Estado do Turismo e o Embaixador de Israel

Clicar na imagem para ampliar.
Está confirmada a inauguração oficial e a abertura ao público da “Casa da Inquisição – The Inquisition Experience” na manhã da próxima quinta-feira dia 16 de Março, após ter sido conhecidao o convite formal da Câmara Municipal de Castelo de Vide para as cerimónias. De referir qu este convite é feito também na qualidade do Município como Presidente da Associação Rede de Judiarias de Portugal.
O Embaixador do Estado de Israel em Portugal, Dor Shafira, e o Secretário de Estado do Turoismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda “irão ilustrar o ato com as respetivas presenças” no dizer de António Pita.
“Guiomar Mendes – Judia de Castelo de Vide queimada em Auto de Fé”
Clicar na imagem para ampliar.
O programa começa pelas 9:30 horas com uma “concentração das Entidads e convidados nos Paços do Concelho”; segue-se uma mensagem de boas vindas por parte de António Pita no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a anteceder a apresentação do livro “Guiomar Mendes – Judia de Castelo de Vide queimada em Auto de Fé” da autoria do Professor Jorge Martins e prefaciado por António Pita (ver notícia AQUI). No momento seguinte usarão da palavra o Secretário de Estado do Turismo e o Embaixador de Israel (por esta ordem).
A inauguração propriamente dita da “Casa da Inquisição – The Inquisition Experience” na Rua Nova (antiga Casa do Morgado) está prevista para as 11:30 horas.
Livro “Judeus de Elvas” e projeto “Arquivo Digital da Herança Judaica”
Clicar na imagem para ampliar.
As cerimónias terminam com uma degustação de produtos regionais pelas 12:30 horas no edifício das antigas Termas de Castelo de Vide durante a qual fará pelas 14:30 horas uma intervenção o Professor António Sousa Lara na sua qualidade de coordenador do Laboratório de Estudos Judaicos da Universidade de Lisboa. Pelas 15:15 horas o programa prevê a apresentação do livro “Judeus de Elvas. Linhagens e relações de parentesco XVI-XVIII” da autoria de João Manjel Brás e Nuno Borrego e também prefaciado por António Pita (ver notícia AQUI).
A finalizar o programa a empresa Visualforma fará uma apresentação do projeto “Arquivo Digital da Herança Judaica. Fontes e Genealogia”. © NCV

4 de maio de 2018

Inauguração da Casa da Inquisição e livro de Jorge Martins adiados para o início de 2019

A inauguração e abertura da Casa da Inquisição, o projeto de musealização destinado à Casa do Morgado, na Rua Nova, que chegou a estar oficialmente agendada para amanhã dia 5 de Maio foi adiada para o início do próximo ano, “em data simbólica para Castelo de Vide e para o País”, segundo adiantou o Presidente da Câmara Municipal ao NCV.
Para António Pita, "a obra está concluída e temos os conteúdos seleccionados, bem como o programa definido. Dada a qualidade da intervenção e características do edifício será utilizado num importante projecto cinematográfico que brevemente será divulgado à comunicação social". Este projeto cinematográfico poderá ser ou a rodagem do filme "O Último Cabalista de Lisboa" prevista para Junho ou da série televisiva "O Nosso Consul em Havana".
Mas Jorge Martins referiu-nos que "ainda bem que desistiram de inaugurar o museu. Pelos caminhos que estava a levar, segundo me constou, ficaria muito aquém das 20 salas musealizadas, cujos conteúdos entreguei há cerca de um ano".
Lançamento de livro também adiado
Também adiado “para data oportunamente a anunciar“ está o lançamento do livro do professor Jorge Martins sobre “Os Judeus de Castelo de Vide”, que também esteve anunciado para a mesma data. O autor é simultaneamente o autor do projeto de musealização das 20 salas da Casa da Inquisição, cujos conteúdos foram por ele entregues à Câmara Municipal desde há cerca de um ano.
De acordo com António Pita, “o livro esteve pendente de procedimentos orçamentais face a um inesperado surgimento de várias propostas de publicações sobre Castelo de Vide que entretanto surgiram, as quais saudamos!”. 
O NCV soube entretanto que o livro de Jorge Martins também está pronto desde Julho do ano passado e foi entregue à Editora Âncora, aguardando apenas a autorização do autor para ser produzido e editado.
Autor acusa Câmara Municipal
Contactado pelo NCV, Jorge Martins referiu que "na verdade, a Câmara de Castelo de Vide não cumpriu as suas obrigações, não só em relação ao livro como ao projeto de museu da Inquisição, pelo que o livro não será publicado e espero que o meu nome não apareça associado ao eventual museu, que também ouvi dizer que seria inaugurado em Maio".
O Professor Jorge Martins é doutorado em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e professor de História desde 1978. Membro do Conselho Consultivo da Rede de Judiarias de Portugal, é investigador do Centro de Estudos de História Contemporânea Portuguesa do ISCTE e director da coleção “Sefarad” da editora Nova Vega (Lisboa).
Tem exercido actividade de formador em centros de formação de professores e é autor de diversos manuais escolares, obras de ficção e ensaio, designadamente, sobre história contemporânea e história local. © NCV